Gripen-E-nas-cores-da-Força-Aérea-Suíça-ilustração-Saab

Por Guilherme Wiltgen

A compra de 22 caças Saab Gripen E, planejada pela Suíça, será submetida à votação pública no dia 18 de maio, confirmou o Conselho Federal.

Embora o negócio para compra do Gripen tenha sido aprovado pelos políticos no final do ano passado, o sistema parlamentar suíço permite que seja realizado um referendo público, se forem coletadas pelo menos 50.000 assinaturas, e segundo o governo suíço, 65.400 pessoas assinaram a petição, sendo que a populção suíça é de aproximadamente 7,9 milhões de habitantes, conforme dados de 2012.

Com o início das entreguas previstas para 2018, a frota de Gripen da Força Aérea Suíça visa a substituição dos atuais Northrop F-5. A Força Aérea também possui 31 Boeing F/A-18C/D Hornet, que são esperados continuar no serviço ativo além de 2030.

Enquanto isso, a Suécia anunciou seus planos para modernizar 60 caças Gripen para a versão “E”, enquanto que o Brasil recentemente selecionou a versão “NG”, como vencedor do programa F-X2 para renovação dos caças da Força Aérea Brasileira.

 

1 Comment

 

  1. 30/01/2014  14:54 by Gilberto Rezende/RS Responder

    Isso que é dar nó em pingo d'água...

    Suíços vão comprar Gripen E novos...

    Suecos vão modernizar 60 Gripens (C) para a versão "E"...

    E o Brasil vai comprar 36 Gripen "NG".... (28 monoplace e 8 biplace)

    Mas é tudo a mesma aeronave...

    Veremos...

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.