Brasília (DF) — “Trezentos e sessenta e nove anos depois de Guararapes, a jovem República Brasileira continua contando com seu Exército em sua marcha em direção ao futuro”, disse o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, na Capital Federal, nesta quarta-feira, dia 19 de abril.

Em suas palavras, o comandante ressaltou a necessidade de união de todos os brasileiros frente a tempos difíceis: “não há atalhos fora da Constituição! O caminho a ser seguido requer a sinergia de todos. O Exército de ontem, de hoje e de sempre olha para o futuro, transformando-se com seus Projetos Estratégicos, como o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras (SISFRON); a adoção do blindado Guarani, de fabricação nacional; o desenvolvimento de plataformas de mísseis de longo alcance, como o Astros 2020; e a implantação do Comando de Defesa Cibernética; ao mesmo tempo que implementa um meticuloso processo de racionalização, aceitando os desafios da nova Era. O País, seu povo e seu Exército não sucumbirão ao pessimismo e à desagregação. Somos feitos da mesma têmpera!”

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Presidente da República, o Ministro da Defesa e Comandantes da Forças Armadas. Além de comemorar o Dia do Exército, a solenidade marcou a condecoração da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro, homenagens concedidas a cidadãos e a instituições que tenham prestado relevantes serviços à Força Terrestre.

“Acreditamos na hierarquia e na disciplina, como preceitos fundamentais de um Exército verdadeiramente leal à sociedade a que serve e defende. Unamo-nos todos, portanto, tal como nos conclama a Canção dos Cadetes, da Academia Militar das Agulhas Negras: “Irmãos brasileiros formai entre nós. Brasileiros sois todos vós!”, disse o Comandante, no encerramento de seu discurso.

Desfiles de equipamentos de Defesa do Exército Brasileiro e de tropas que compõem a Força Planalto encerraram a cerimônia. O público presente pôde conferir viaturas de emprego militar, como o helicóptero Pantera, blindados Guarani, lançadoras de mísseis Astros 2020, materiais da Engenharia Militar e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Militares equipados, homens e mulheres, demonstraram o espírito de prontidão e o entusiasmo do Exército Brasileiro.

FONTE e FOTOS: EB

image_pdfimage_print

 

5 Comments

 

  1. 20/04/2017  10:20 by Carlos Crispim

    Essas motos são lindas!!!!!

  2. 20/04/2017  11:00 by Atirador 33

    Massa demais esses desfiles, as forças armadas em especial o exército, são as únicas instituições no Brasil que tem o meu respeito. A outra instituição que respeito, sei que não é lugar apropriado para falar dela, mas é a Sociedade Esportiva Palmeiras.
    Parabéns ao Exército Brasileiro, que faz muito com pouco.

  3. 20/04/2017  11:04 by Spectre

    Vejo o B.Guarani e não compreendo o ´porque de ele ter o motor com 380cv ,,,sendo que o 440cv além de ser mais potente , é mais econômico e mais silencioso , e o preço é o mesmo ...,,

  4. 21/04/2017  10:27 by Walysson R

    faltou um vídeo do desfile DAN :-D ...mas a matéria tá ótima

  5. 21/04/2017  17:45 by Beto Santos

    "Acreditamos na hierarquia e na disciplina, como preceitos fundamentais de um Exército..."
    Nesta frase eu acrescentaria ainda a família pois não existe irmãos sem algum sentimento vindo desta instituição milenar que esta se perdendo, nunca fui militar mas admiro muito as forças armadas mesmo com todos os erros e "falta de visão" que tem. Meus parabéns e meu respeito e admiração a todos os militares.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.