No período de 23 a 30 de maio, foi conduzida a Operação “PESQUISEX-I/2012”, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Estiveram envolvidos meios navais e aeronavais da Esquadra, como a Fragata Niterói (F 40), Fragata Greenhalgh (F 46), Corveta Barroso (V 34) e Helicópteros UH-12/13 Esquilo.

O Grupo-Tarefa (GT) 705.1 foi comandado pelo Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, e teve a missão de conduzir exercícios no mar, fiscalizar a área marítima da Bacia Petrolífera de Campos, por meio de atividades de Patrulha Naval e ação de presença nas proximidades do Porto de Macaé, a fim de contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e para segurança marítima da Bacia Petrolífera de Campos. Na primeira fase da Operação, o Comandante do GT e seu Estado-Maior embarcaram na Corveta Barroso.

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, foram realizados exercícios e desenvolvidas diversas atividades, dentre as quais destacam-se: tiro real de superfície, operações aéreas, ações de Guerra Eletrônica, testes voltados à avaliação operacional da Corveta Barroso e Patrulha Naval na Bacia Petrolífera de Campos.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.