O 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) realizou, no auditório do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), o I Simpósio de Segurança da Aviação. Mais de 60 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e Polícia Militar do Amazonas participaram do evento.

O simpósio teve como objetivo principal a disseminação da cultura de segurança no voo, além de debater estudos de caso demonstrando o histórico de alguns acidentes, aspectos das investigações realizadas e os aprendizados obtidos.

O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, fez a abertura oficial do simpósio e destacou a importância dos debates em torno dessa temática. “É muito importante discutirmos sobre a temática de segurança da aviação, sobretudo, nas organizações que operam com aeronaves. Esse debate visa à discussão no campo da prevenção e formação de uma mentalidade da segurança para evitar os acidentes na aviação”, ressaltou.

A primeira palestra foi proferida pelo Major Aviador Elio de Almeida Abreu Junior, da FAB, que apresentou aos participantes o estudo de caso 2725, mostrando as causas e fatores que contribuíram para as ações e procedimentos tomados pela tripulação, durante uma emergência, visando à elevação da mentalidade de segurança da aviação.

Já o Major Adilson Inácio de Oliveira, do EB, apresentou o estudo de caso 1029, com o tema “Desorientação espacial em voo noturno” e o Capitão de Corveta Bruno Vilella, da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, proferiu a palestra “Filosofia do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”.

Após as palestras, houve um debate entre os palestrantes e os participantes.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.