Funcionários de praticamente todas as partes da Saab estão envolvidos no projeto do Gripen E. Vários acordos também foram feitos com mais de 30 grandes fornecedores de desenvolvimento, que estão ajudando a realizar o Gripen E.

quadro-acoplamento asa para ser usado em um dos aviões de teste Gripen E.

“O que estamos fazendo agora é único”, diz Lars-Erik Svedlund, Gerente de Programa de Gripen E/F. Recebemos a ordem do Estado sueco em fevereiro de 2013 e desde então, estamos trabalhando na aeronave de teste 39-7.

“Quando se trata dos fornecedores com que trabalhamos, esperamos que eles acreditem no projeto e, assim, devem estar preparados para fazerem os seus próprios investimentos”, explica Lars-Erik Svedlund. Nós também fomos surpreendido com esta resposta positiva. Muitas empresas, tanto na Suécia quanto no exterior, estão investindo e trabalhando pesado no Gripen E.

Section Gripen NG_01

“É muito bom saber que apenas alguns países, e empresas do mundo, são capazes de fazer o que estamos fazendo agora”, disse orgulhoso Lars-Erik Svedlund.

Um fator motivador para todos os envolvidos é que a produção já começou. A montagem das primeiras seções da fuselagem da aeronave de teste 39-8 começou antes do Verão de 2013 e o departamento de design e as oficinas, estão totalmente envolvidos no desenvolvimento e produção de componentes para o Gripen E.

Gripen E Test

Principais marcos do Projeto Grien E:

2014: Várias partes do Gripen E serão montados de modo a formar uma aeronave completa.
2015: Os primeiros voos de teste estão previstas para o 39-8, que será o primeiro avião construído de acordo com as especificações do Gripen E.
2018: O primeiro avião produzido em série será entregue conforme contrato.