Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

Destaque na exposição estática e em voo da Embraer, o KC-390 participou pela primeira vez da Fidae – Feria Internacional del Aire y del Espacio, no aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago.



A aeronave apresentada foi o protótipo 01, prefixo PT-ZNF, e segundo a Embraer, o seu moderno avião de transporte multi-missão de médio porte, é uma opção avançada para substituir antigas aeronaves de médio porte. Ele foi projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, ao mesmo tempo em que apresenta o menor custo de ciclo de vida do mercado e a capacidade de executar múltiplas missões, como transporte e lançamento aéreo de tropas e cargas, busca e salvamento (SAR), evacuação médica, reabastecimento aéreo (asa fixa e rotativa) e combate a incêndios.

       

No final da manhã, a imprensa especializada participou de uma visita guiada ao KC-390, acompanhada pelo diretor do Programa KC-390, Paulo Gastão e por Valtécio Alencar, do departamento de Comunicação Corporativa da Embraer Defesa & Segurança. Segundo Paulo Gastão, o protótipo 01 após uma revisão apurada, voltou ao programa de ensaios e foi trazido a feira justamente para demonstrar que a aeronave está em perfeitas condições, atestando assim, a qualidade do projeto da Embraer.

Após a visita, já no período da tarde, todos foram convidados à assistir a apresentação em voo do KC-390, do chalé da Embraer, instalado próximo ao local onde as aeronaves estavam expostas e de frente para a pista do aeroporto.

       

       

Durante aproximadamente 15 minutos, o KC-390 demonstrou toda sua manobrabilidade, realizando curvas acentuadas, com a sua decolagem e pouso bem curtos, com direto a após a parada total, com o uso do reverso de seus motores, mover a aeronave para trás.

image_pdfimage_print

 

1 Comment

 

  1. 11/04/2018  15:08 by Bruno.Aguiar.Med Responder

    Otimas fotos, espero q os países da America do Sul formalize logo os pedidos firmes para o kc.
    Ainda não vi o Dircm instalado na cauda, ele só vai ser instalado quando houver a entrega da aeronave?

Leave a reply

 

Your email address will not be published.