Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Artigos

FIDAE 2018: Press Flight no KC-390

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
10/04/2018 - 18:05
em Artigos
7
0
compartilhamentos
1.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

No primeiro dia da Fidae, a Embraer convidou um grupo de jornalistas para realizar um voo no seu cargueiro multi-missão KC-390. Configurado para transporte de tropa, o PT-ZNF decolou da Base Aérea Pudahel, da Força Aérea do Chile, localizada no Aeroporto Internacional Arturo Benitez, onde aconteceu a FIDAE.



Após um rápido taxi, o KC-390 logo acessou a pista e realizou uma decolagem bem curta, porém extremamente suave, apesar da potência despejada pelos dois motores turbofan Pratt & Whitney IAE V2500-E5, que possuem um empuxo de 31.330 lbf (139.400 N) cada.

       

Poucos minutos após a decolagem, foi autorizado que todos pudessem se soltar e andar livremente pelo interior da aeronave. Durante os 50 minutos de duração do voo, observamos uma aeronave estável e sem vibrações ou efeitos de turbulências.

Do lado de fora, a paisagem das Cordilheiras do Andes era uma atrativo a parte daquele voo inédito para maioria dos jornalistas a bordo, tantos os brasileiros como os estrangeiros.

       

Como o PT-ZNF é uma aeronave de testes, o revestimento interno ainda não foi instalado e por isso, o ruído interno é muito alto e todos foram orientados a permanecerem com os protetores auriculares durante toda fase de voo e taxi, até o corte dos motores.

Vista do Aconcágua, com seus 6.961 metros de altitude, é o ponto mais alto tanto no Hemisfério Ocidental quanto no Hemisfério Sul.

Ao contrário de muitos cargueiros militares, o KC-390 possui um banheiro fechado, proporcionando um conforto adicional aos tripulantes e passageiros, durantes voos mais longos.

       

Próximo ao horário do crepúsculo, o PT-ZNF retornou ao ponto de partida, onde pousou por volta das 19 horas, novamente realizando um pouso bem curto, ingressando imediatamente à taxiway que nos levaria ao pátio das aeronaves na Base Aérea chilena.

       

Acima, os Editores do Defesa Aérea & Naval, Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, durante o voo no KC-390

Deixando a euforia de lado por termos voado o novo cargueiro da Embraer, aeronave que fez sucesso por onde passou, é importante observar a tranquilidade dentro do espaçoso cockpit, onde a tripulação apenas observava a paisagem e vez ou outra alterava a proa para ficarmos dentro do envelope de voo pré-estipulado.

Cabe ressaltar a presença do Diretor do Programa KC-390, Paulo Gastão, que nos acompanhou durante o voo.

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece à Embraer, na pessoa do Sr. Valtécio Alencar, pelo convite  feito aos editores para acompanhar esse voo histórico do KC-390 no Chile, durante a sua estréia na FIDAE.



Tags: ChileCordilheiras do AndesEmbraerEmbraer Defesa & SegurançaFIDAE 2018KC-390KC390Santiago
Notícia Anterior

FIDAE 2018: Apresentação do Embraer KC-390

Próxima Notícia

Rússia alerta contra ações que poderiam "desestabilizar" a Síria

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Embraer anuncia nova subsidiária e reforça compromisso com a Índia

30/05/2025 - 05:32
Aviação

A-29 Super Tucano é reconhecido pela OTAN e ganha código de catalogação internacional

28/05/2025 - 17:25
Aviação

Embraer se junta à Associação de Nova Mobilidade da Polônia

27/05/2025 - 08:10
Carregar mais
Próxima Notícia

Rússia alerta contra ações que poderiam "desestabilizar" a Síria

Comentários 7

  1. Bruno.Aguiar.Med says:
    7 anos atrás

    Parabens pela materia e as fotos. Até imagino a emoção ao embarcar no Kc-390

    Responder
  2. Gustavo says:
    7 anos atrás

    Belíssimas fotos. Parabéns pela matéria !

    Responder
  3. rafaeL says:
    7 anos atrás

    Uma pergunta.. como é servido lanche,jantar ou almoço pra esse pessoal de aviões de cargas de longa distancia por exemplo o kc390 ? Eles tem cozinha mais ou menos igual a aviação comercial ? ou é igual ?

    Responder
  4. Pablo says:
    7 anos atrás

    Tchê, é o seguinte, acho que a Embraer poderia ter colocado também uma TV para os pilotos rsrrsr, impressiona o conforto desse avião que parece que eles estão no sofá da sala rsrs
    Brincadeiras a parte, muito boa as fotos e a matéria, só queria compartilhar a mesma dúvida do Luciano.

    Responder
  5. tadeu says:
    7 anos atrás

    espetacular, painel de primeira linha. enche de orgulho a nossa industria aérea. Embraer.

    Responder
  6. Luciano Andrade says:
    7 anos atrás

    Tão podendo, meus amigos, rs. E nos bastidores, ouviram algo sobre novos clientes, situação do pedido de Portugal, opinião de militares e jornalistas estrangeiros e também do público em geral?
    Abs e obrigado por nos trazer essas informações.

    Responder
  7. Leonardo Costa da Fonte says:
    7 anos atrás

    Parabéns pessoal! Grande cobertura!!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval