CHENNAI, 12 DE ABRIL DE 2018 – O GSL, um dos principais estaleiros indianos da Defesa(Public Sector Undertaking – PSU), junto com o Naval Group, líder na indústria naval de defesa da França, assinaram uma “Carta de Intenções” no dia 12 de abril de 2018 no intuito de expandirem sua colaboração no campo do projeto e produção de todos os simuladores em terra para o projeto dos submarinos Scorpene indianos e também para os demais requerimentos futuros da Marinha da Índia para simuladores avançados.



Uma cooperação industrial de sucesso na Índia

Alinhados com o programa governamental ‘Make in India’, estes simuladores preveem um significativo percentual de conteúdo industrial local. As duas empresas já haviam assinado Memorandos de Entendimento anteriormente(Memorandum of Understanding – MoU) sendo o último em 17 de outubro cobrindo simuladores do Sistema de Gerenciamento de Combate dos submarino (Combat Management System – CMS). As duas organizações já haviam colaborado anteriormente ao redor de projetos futuros incluindo simuladores avançados para o Sistema de Gerenciamento Integrado da Plataforma (Integrated Platform Management System – IPMS) e na Torre de Treinamento de Abandono de Submarinos (Submarine Escape Training Tower – SETT). Com esta renovada cooperação com o Naval Group, o GSL terá condições de ofertar um conjunto completo de simuladores, incluindo simuladores 3D para as distintas plataformas futuras (incluindo o program de submarinos) da Marinha indiana.

Nesta ocasião, o Contra Almirante Shekhar Mital, Chairman e Managing Director (Presidente) do GSL disse, “Seguindo adiante com a visão do programa ‘Make in India’ e atraindo tecnologias no estado-da-arte para a Índia, nós conseguimos expandir a abrangência da diversificação futura apoiados na força do nosso parceiro de longa data, o Naval Group da France, passando agora a fabricar uma série de simuladores para os submarinos Scorpene da Marinha. Isso ocorrerá em adição a uma variedade de simuladores baseados em terra (Land Based Simulators) como o Simulador de Controle de Avarias (Damage Control Simulator), o Simulador de Combate a Incêndios (Fire Fighting Simulator) e o Simulador Nuclear, Biológico e Químico que o GSL projetou e forneceu para a Marinha da Índia anteriormente.”

Compartilhando a satisfação com esta parceria, François Dupont, Diretor do Departamento de Comercio Internacional (Director of the International Trade Department) do Naval Group adicionou, “O comprometimento do Naval Group com o programa ‘Make in India’ é reforçado através desta parceria de valor agregado ao mesmo tempo em que oferecemos a mais moderna geração de simuladores avançados que beneficiarão o treinamento futuro dos ambiciosos e autônomos tripulantes da Marinha”.

Simuladores Avançados e de Alta Tecnologia para as marinhas do mundo

O Naval Group considera o treinamento um dos aspectos-chave dos ativos de construção e operações navais. Em alinhamento com isso, o Naval Group desenvolve seus próprios simuladores. O objetivo sendo atender de uma forma prática e pragmáticas necessidades das tripulações no ambiente operacional. O emprego de simuladores permite que as marinhas preparem suas tripulações para as situações mais extremadas. O Naval Group fornece o simulador tático, uma reprodução exata do compartimento de controle do submarino Scorpène®, e um simulador de segurança de mergulho instalado sobre uma plataforma móvel. O Naval Group também propõe soluções para o treinamento de tripulantes para a operação de navios (fragatas FREMM, navios de projeção de força e de comando, corvetas Gowind®, etc.), sem que seja necessário imobilizar navios reais. Em paralelo, para operações, o simulador tático é capaz de reproduzir a interação de mais de 100 estações de operador para cerca de 20 navios.

Compromisso com o programa “Make in India” para aIndian Navy

Além de ser um dos principais estaleiros indianos, o GSL exibe uma paixão pela diversificação. O estaleiro já havia exitosamente expandido seus negócios na direção do segmento dos simuladores entre outros. Atualmente eles projetam, constroem e instalam simuladores para variados projetos indianos e internacionais.

Quando a Marinha indiana buscou simuladores para os submarinos da classe P75 Scorpene, em construção pelo estaleiro Mazagon Dock and Shipbuilders Limited (MDL), o Naval Group e o GSL encontraram a sinergia correta para poderem trabalhar juntos. Juntos ofertaram à Marinha da Índia simuladores avançados que incluem no seu processo de produção o máximo de conteúdo local. Esta relação foi formalizada através de diversos Memorandos de Entendimento e se encontra atualmente sendo estendida através de futurísticos simuladores 3D.

Simulador3D: Ship Inside

O simulador 3D do Naval Group é conhecido como “ShipInside” e é indicado para a formação de novos membros da tripulação, instrutores e times de manutenção baseados em terra. Este produto objetiva a familiarização de tripulantes com seu novo navio (espaços laborais, camarotes, sistemas equipamentos e armas).

Quando o navio se encontra indisponível (em construção ou em períodos de manutenção), este software para visualização imersivo e interativo permite a cada membro da tripulação obter seu primeiro contato com o seu futuro ambiente a bordo.

Cada tripulante poderá se localizar física e funcionalmente dentro da plataforma e de seu equipamento graças ao simulador 3D. As características únicas, chaves deste produto (Key USPs) são sua simulação interativa, equipamentos de realidade virtual que permitem uma experiência de imersão, adaptabilidade a qualquer sistema, baseado em tecnologia de hardware COTS, e em um treinamento multiconfiguração. O sistema é adaptado igualmente aos submarinos e aos navios de superfície.

FONTE: Naval Group



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.