Por Guilherme Wiltgen

No dia 27 de Dezembro, na sede da Helibras, em Itajubá (MG), foi concluído o recebimento da aeronave UH-15A Super Cougar N-7203, terceiro e último H225M versão C-SAR da Marinha do Brasil.



Esta aeronave foi especialmente projetada para se dedicar à missão de Combate SAR, cuja missão tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito.

Para tanto, foi incorporado o sistema EWS (Eletronic Warfare System), conjunto de equipamentos auxiliares de defesa, composto por sensores que alertam com antecedência as tripulações sobre ameaças de radares (RWR – Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS – Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS – Missile Warning Subsystem).

Outro equipamento exclusivo do UH-15A (C-SAR) é o PLS (Personnel Locator System), equipamento que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sendo a troca de informações criptografada, possibilitando segurança no cumprimento da missão.

Para garantir a sobrevivência do helicóptero, quando operando em ambiente hostil, ainda conta com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD -Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.

Com a entrega do N-7203, a Helibras totaliza quatro H225M entregues esse ano e o 34° helicóptero dentro do programa H-XBR.

FOTOS: Helibras



 

8 Comments

 

  1. 29/12/2018  8:43 by Ricardo Santos Responder

    Guilherme, bom dia! Sabe dizer se um estudo para a redução do número de entregas do H-225M nas forças armadas será realmente realizado, com o recebimento de apenas 14 exemplares por cada ramo?

    • 29/12/2018  10:51 by Guilherme Wiltgen Responder

      Ricardo,
      O MD está realizando esse estudo e ainda não posso te afirmar que isso vai ocorrer. Mas, pelo que tenho visto, as chances são grandes.
      Abs,

  2. 28/12/2018  23:18 by Souto. Responder

    Guilherme amigo so falta a MB receber o tão esperado helicoptero UH-15B capaz de disparar o AM-39 exocet
    há previsão para essa entrega e dos três super lynx modernizados ma Inglaterra?

    • 29/12/2018  8:06 by Guilherme Wiltgen Responder

      Souto,
      A previsão de recebimento do AH-15B e de dois ou três AH-11B era para o início de 2019.
      Abs,

  3. 28/12/2018  18:01 by Renato Responder

    Quantas versões teremos do H225?

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.