Dentre os eventos preparatórios para a Operação “PANAMAX 2012”, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, aceitou o convite do Comandante de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos da América para a participação do Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, no Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC) Flag Course.

O curso ocorreu no período de 14 a 18 de maio, nas dependências do Comando da 6ª Frota dos Estados Unidos da América, em Nápoles, na Itália, e foi conduzido pelo US Naval War College. Estiveram presentes Oficiais-Generais de 16 países, dentre eles oito Almirantes norte-americanos.

O propósito do curso é aperfeiçoar o preparo dos Oficiais-Generais, especialmente Almirantes, que rotineiramente exercem as funções de Comando em Operações Conjuntas, no nível operacional, focado na parte de Comando e Controle. Além disso, busca desenvolver e aprofundar as relações baseadas na confiança entre as Nações parceiras; serve como um fórum para a evolução do Comando Marítimo Combinado e seus mecanismos de controle, eliminando os impedimentos para uma coordenação eficaz; e procura compreender as questões de segurança que cada nação enfrenta.

FONTE: Nomar

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.