PROSUB: Submarino ‘Riachuelo’ é transferido para Base Naval de Itaguaí

Por Guilherme Wiltgen

O primeiro submarino Scorpène da Marinha do Brasil (S-BR1), o Submarino Riachuelo (S 40), foi transferido hoje da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas), para a Base Naval de Itaguaí, onde será finalizado para ser lançado ao mar esse ano.

A movimentação do submarino é lenta e complicada, passando por vias, viadutos e entrando na Base Naval cruzando pela primeira vez o túnel construído para acesso ao setor sul, onde se localiza prédio do “Main Hall”.

O S-BR1 após finalizado, será movido para o Shiplift (Elevador de navios), localizado a frente do “Main Hall” e que foi oficialmente comissionado no último dia 13 de novembro de 2017.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil é fruto de um acordo de transferência de tecnologia da empresa francesa Naval Group (ex-DCNS), assinado em 2008 pelo Brasil e a França, que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais da classe Scorpène (S-BR) e na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR).

FOTOS e VÍDEO: Via Facebook de Leonan dos Santos Guimarães