genesis-8

Obuseiro 155mm "Xavante"

Por Luiz Padilha

EspecialA Operação Sentinela Alerta 2016 é um exercício de adestramento das Organizações Militares de Artilharia do Comando Militar do Leste – CML, coordenado pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército – AD1, finalizando o ano de Instrução.

As Organizações Militares que participaram foram, o 11º GAC, o 21º GAC, o 31º GAC, o 8º GAC Pqdt, o 4º GAC, o 14º GAC e a Bia C AD1.

São 3 OMs que operam obuseiros 155mm (11GAC, 14GAC, 21GAC) e 3 OMs que operam obuseiros 105mm (31GAC, 8GAC PQDT, 4GAC).

Desde o início de 2016, a AD/1 realiza a experimentação doutrinária do Sistema Gênesis, que é um sistema de direção, planejamento e coordenação de fogos, e neste exercício o sistema foi validado, oferecendo rapidez na obtenção dos elementos de tiro, dando maior precisão de fogo.

genesis-5

genesis-31     genesis-7     genesis-32

genesis-6     genesis-11

Sistema Gênesis da IMBEL

O Sistema Gênesis é um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro Nível Brigada, desenvolvido pela IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil, com tecnologia brasileira, para substituir os métodos tradicionais, atender assim, as necessidades de Apoio de Fogo das Armas de Infantaria (Morteiros), Cavalaria (Auto-propulsados) e Artilharia (Auto-rebocados).

genesis

O sistema é composto por Notebook semi-robustecido, Tablets robustecidos de 8″ e 5″, rádio VHF 30-88 MHz veicular com link Wi-fi. Com esses equipamentos, o sistema proporciona maior precisão e alta velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo ao comandante, intervir no combate no momento oportuno, adequando munições e o volume de tiro.

genesis-15

Computador Tático de Oficial de Ligação (CoTat/O Lig) e 4 Terminais de Visualização da Peça (TVP)

O ponto alto do sistema Gênesis é sua flexibilidade e modularidade, permitindo o rearranjo dos seus módulos em função das necessidades táticas.

Inteiramente em português e contando com interfaces intuitivas, o sistema pode ser considerado uma importante ferramenta de adestramento, seja em campo ou em sala de aula.

genesis-16     genesis-17     genesis-14

A linha de rádios Mallet, integrada pelo Transceptor TRC 1993, desenvolvido pela IMBEL, faz parte do sistema com múltiplas capacidades, e foi testado com sucesso pela primeira vez em campanha.

radio-mallet

O Transceptor TRC-1193 é um rádio digital dotado de uma interface de fácil utilização pelo usuário, possui menu totalmente em português, com capacidade de alterações nas configurações através da qual, o usuário pode rapidamente configurar diversos equipamentos em campo, transmitindo os parâmetros de configuração através de um canal de rádio.

O transceptor também pode através da função de chamada seletiva, permitir ao usuário a comunicação criptografada (COMSEC) entre rádios, ou a um grupo de rádios previamente configurados, e ainda utilizar a opção de comunicação por salto em frequência (TRANSEC), permitindo realizar a comunicação entre dois ou mais transceptores, variando automaticamente o canal de comunicação.

Segundo o Cel Cláudio Nossar Paranhos Júnior, que trabalha junto à IMBEL no desenvolvimento do Sistema Gênesis, os soldados envolvidos no exercício, não tiveram nenhum problema de falta de cobertura/comunicação com o rádio da IMBEL. Perguntado sobre a possibilidade do sistema sofrer ‘jamming’ ele informou que o sistema possui bloqueios contra interferência e que isso foi previsto durante seu desenvolvimento.

Apresentando o Gênesis

Com a presença do Gen Ex João Camilo Pires de Campos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), do Gen Bda André Luís Novaes Miranda, comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Gen Bda Adilson Carlos Katibe, Cmt da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e oficiais da reserva que serviram na Artilharia, o Sistema Gênesis foi apresentando no encerramento do exercício Sentinela Alerta 2016, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

genesis-13

Gen Ex João Camilo Pires de Campos ao lado do Gen Bda Adilson Carlos Katibe, assistem a apresentação do Sistema Gênesis.

No vídeo abaixo, oficial do 11º GAC faz uma apresentação clara e objetiva de como o sistema funciona.

Após a apresentação, foi realizado um tiro pela bateria de obuseiros de 155mm, feita pelos oficiais da reserva presentes ao evento.

genesis-18

Na sequência fomos convidados a seguir a bordo de um blindado M113 (versão modernizada) até o ponto de observação (PO), e assim poder conferir o funcionamento do Sistema Gênesis.

m113-eb2     genesis-23     genesis-20

Foram realizados diversas missões tiro, como de Regulação e Tiro sobre zona. A medida que os tiros eram disparados, as equipes dos 11º GAC, o 21º GAC, o 31º GAC, o 8º GAC Pqdt, o 4º GAC, o 14º GAC e da Bia C AD1, iam se alternando no alinhamento e passagem de dados através do Sistema Gênesis, e assim saturando a área “inimiga”, destruindo os objetivos encontrados.

genesis-28       genesis-21

genesis-27     genesis-29     genesis-26

genesis-30

Ao fim da demonstração, o Gen Campos agradeceu o empenho de todos os envolvidos e a presença dos oficias da reserva que tiveram a oportunidade de relembrar seus tempos na ativa.

genesis-22       genesis-25

No retorno do PO, embarcamos nos M113 e nos dirigimos a Fazenda da Barragem, “Reduto do Artilheiro” para um almoço de despedida.

Nossos agradecimentos ao Gen Bda Adilson Carlos Katibe, ao Maj Clayton Ricardo Pontes e ao 2º Tenente Carlos Affonso Sartore Salles da AD/1 pelo apoio prestado ao DAN  durante a apresentação.danwidget