O 9LV CMS (Combat Management System) oferece um sistema C4I completo (Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Informação) para todos os tipos de plataformas navais. Fornece à equipe de comando excelentes capacidades operacionais, apoiando todo tipo de missão, do litoral ao mar aberto, podendo ser empregado nos mais diversos tipos de navios de guerra, tais como de patrulha, corvetas, fragatas, submarinos e navios-aeródromo.



Além de se adequar a todos os tipos de plataformas, o sistema 9LV CMS da Saab oferece integração de qualquer subsistema selecionado pelo cliente, seja ele desenvolvido pela Saab, por terceiros, ou a combinação de ambos. O 9LV CMS também fornece apoio para interoperabilidade e operações de cooperação como parte de uma força internacional. Entre outros atrativos que oferece, está o suporte ao treinamento da equipe, gravação e avaliação.

“O 9LV é baseado em uma arquitetura aberta modular, o que dá ao cliente a liberdade de escolha e a vantagem de ter um sistema naval C4I flexível, totalmente adaptável às necessidades e exigências específicas, conectando qualquer arma a qualquer sensor”, diz Torbjörn Persson, diretor sênior de Sistemas Navais na área de Surveillance da Saab. “As soluções variam de sistemas de gerenciamento de combate naval em grande escala, com diversas interfaces, para combate naval em três dimensões (ar, superfície e submarino), sistemas de direção de tiro (FCS – Fire Control System), com algumas interfaces para qualquer tipo de míssil e arma (independente do calibre), para sistemas C2 em pequena escala e estações de armas navais remotas (RWS – Remote Weapon Stations) com diversos tipos de armamento (7.62mm, 12.7mm e 40mm)”, complementa.

A última geração do 9LV CMS é modular e escalonável, permitindo conectividade e interoperabilidade única de software. Ela também possibilita um desenvolvimento mais rápido e acessível; a atualização e o suporte são mais fáceis; e a adaptabilidade é aprovada. “Esta abordagem reduz o custo do sistema e do seu ciclo de vida e mitiga riscos por evitar obsolescência tecnológica, laços indesejados com o proprietário ou vendedor, tecnologia única e confiança num fornecedor único”, adiciona Fredrik Hillbom, diretor de vendas de Sistemas Navais da Saab na América Latina.

O 9LV CMS permite que seus operadores atuem constantemente num ciclo de observação, orientação, decisão e ação”, aponta Persson. Os sistemas fornecidos são utilizados em pequenas embarcações de patrulha até grandes fragatas e porta-aviões. Os navios são utilizados em ambientes bem diferentes, de altas temperaturas (tanto climas secos quanto úmidos) a condições árticas.

O 9LV é o sistema de gestão de combate que o consórcio Damen Saab Tamandaré está oferecendo na sua proposta da Corveta da Classe Tamandaré (CCT) à Marinha do Brasil.

FONTE e FOTOS: Saab e Damen Saab



 

6 Comments

 

  1. 12/10/2018  20:06 by Souto. Responder

    Obrigado amigo Padilha o CM disse ja ter garantido recursos para construir 4 corvetas,mas
    a MB pretende construir 4 + 4 é isso mesmo Padilha.

  2. 12/10/2018  18:26 by Souto. Responder

    Padilha como te falei o short list das CT poder ser anunciado na Euronaval dia 23/10/2018 mas
    como você disse vamos aguardar.

    • 12/10/2018  18:47 by Luiz Padilha Responder

      Fábio, pode ser até bem antes. Mas é como coloquei, o anúncio será ATÉ dia 30, ou seja, de hoje até lá, pode ser qualquer dia. Uns dizem dia 15 outros dia 17. Temos que aguardar.

  3. 11/10/2018  20:02 by Vovozao Responder

    Continuo ansioso com a divulgação no dia 31/10, e, talvez quem SAAB, saia três consórcios com grande capacidade técnica, e, que venham oferecer compensações dentro das.necessidades da MB.

    • 11/10/2018  22:12 by Luiz Padilha Responder

      Hoje fui informado que o anúncio da short list ocorrerá ATÉ dia 30/10. ATÉ quer dizer que talvez seja anunciado antes. Vamos aguardar.

  4. 11/10/2018  18:46 by Tomcat4.0 Responder

    A arte da última foto ficou top viu!!!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.