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Marinha do Brasil incorpora mais um modelo de embarcação fabricada pela DGS Defense em sua frota

Embarcação será utilizada no combate ao narcotráfico, à pirataria e auxiliar na repressão de crimes ambientais

Luiz Padilha por Luiz Padilha
08/03/2019 - 18:15
em Naval
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A DGS Defense, empresa brasileira estratégica de Defesa, entregou no dia 27/02 à Marinha do Brasil a terceira embarcação blindada modelo DGS 888 Raptor, que recebeu o nome de “Mangangá”.



A DGS 888 Raptor vai auxiliar as autoridades policial, alfandegária e ambiental no combate ao narcotráfico, à pirataria e a crimes ambientais na região do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

“A lancha atua contra crimes transfronteiriços [contrabando, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais e tráfico de drogas, pessoas, armas e munições] em coordenação com outros órgãos. São ações específicas de zonas de fronteira”, explica o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida.”

A embarcação DGS 888 Raptor tem nove metros de comprimento, navega em regiões com profundidade mínima de 50 centímetros podendo atingir mais de 70 km/h. Além de ter capacidade de abrigar cinco militares na cabine, cuja blindagem suporta tiros de fuzil, e pode ser equipada com metralhadoras.

O Comando escolhido para receber a embarcação foi o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, sediado em Santos/SP. Segundo o comandante do grupamento, o Capitão de- Fragata Carlos Marden Soares Pereira da Silva, a DGS 888 Raptor tem capacidade de navegação em águas rasas, além de possuir equipamentos de visão termal, radar e sensores que permitem o patrulhamento 24 horas e em qualquer condição de mar, inclusive na região dos fundeadouros [área em mar aberto onde navios aguardam para acessar o cais].

A velocidade e facilidade de navegação da lancha desenvolvida pela DGS Defense pode oferecer pronta e rápida resposta, em apoio aos outros órgãos. A embarcação já está em operação no litoral de Santos, SP.

Dados técnicos da embarcação

A DGS 888 RAPTOR é resultado de estudo realizado pela DGS Defence, contando com assessoramento técnico da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Ela atende e supera todos os requisitos desejáveis para uma embarcação tática de alto desempenho. Possui alta velocidade e grande autonomia, grande manobrabilidade autonomia; grande manobrabilidade e baixíssimo calado em função de sua propulsão por hidrojato; proa e popa baixas para facilitar o embarque e desembarque em praia ou margens; cabine blindada e grande volume de fogo graças ao pedestal para 7,62 mm no teto da cabine.

A DGS 888 RAPTOR possui operação extremamente básica e simples, facilitando a formação e treinamento de pilotos. Também tem baixo custo de manutenção.



Tags: 8º Distrito NavalDGS 888 RAPTORMarinha do Brasil
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Comentários 5

  1. Penske says:
    6 anos atrás

    Gostaria de relembrar que foi anunciado na época de criação do ComGptPatNavSSE – Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (no ano passado), que haveria uma Transferência de Subordinação (até o final do mês de outubro de 2018), de um NPa de algum Distrito naval, o que acabou não ocorrendo. Essa lancha provavelmente irá tentar atender (dentro de seus recursos limitados) as atribuições de um NPa (mas com claras restrições), pois ela não poderá sair para mar aberto. Creio que a adoção de um NPa para este Grupamento, ainda precisa ser considerada e adotada.

    Responder
  2. SantaCatarinaBR says:
    6 anos atrás

    Aqui tem um PDF com informações do RADAR M200 da BRADAR:
    http://www.ebeventos.eb.mil.br/index.php/wba/wba/paper/viewFile/59/77

    Responder
  3. Celso says:
    6 anos atrás

    Essa funcao nao seria da PF ??? essa e a MB de guerra que queremos ???? Ai esta o que podem fazer e a duras penas. Compram uma por ano e acreditam que esse espetaculo para apresentacao e uma grande coisa. Quer a MB goste ou nao, assim como outros interesses, ai poedria estar o comeco de uma Guarda Costeira, alias, bem mais compativel com essas funcoes. O debate esta aberto sem paixoes e sem favorecimentos de CASTAS que nao querem largar o osso e continuar a prestar um pessimo servico ao Brasil.

    Responder
  4. Miguel says:
    6 anos atrás

    Dúvida: Se o ar condicionado quebrar é possível suportar o verão brasileiro dentro daquela (caixa de metal) cabine?

    Responder
    • marco says:
      6 anos atrás

      não

      Responder

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