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Home Aviação

Estágio atual do programa de modernização do A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
14/04/2019 - 18:51
em Aviação
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Por Guilherme Wiltgen

No último dia 28 de Março, o caça AF-1 N-1004 (Falcão 04) pousou na Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto, para entrar no programa de modernização. O caça, da versão monoplace, será a última a ser modernizada, tendo sua entrega prevista para Novembro de 2020.



Ao todo, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) terá em seu inventário 6 aeronaves modernizadas, sendo quatro AF-1B (monoplace) e dois AF-1C (biplace), que vão contribuir para manter a doutrina de aviação de asa-fixa e aumentar a disponibilidade do Esquadrão VF-1 em proveito da Esquadra.

Após o processo de modernização, a aeronave propicia ao piloto de caça da Marinha uma maior consciência situacional e familiaridade com a operação de sistemas de uma aeronave moderna, condição imprescindível no cenário de combate atual.

Abaixo, confira quantos, quais e quando serão entregues os caças AF-1 B/C:

AF-1 modernizado para AF-1B

N-1001: Entregue modernizado em Maio de 2015. Encontra-se em reparo na Embraer após o acidente de 26/08/2016. (Previsão de finalização do reparo em Agosto 2019).

N-1004: Entregue à Embraer para modernização (Previsão entrega em Novembro 2020).

N-1008: Entregue Modernizado em Agosto 2018.

N-1013: Em modernização na Embraer (Previsão de entrega em Julho 2019).

AF-1A modernizado para AF-1C

N-1021: Em modernização na Embraer (Previsão de entrega em Dezembro 2019).

N-1022: Entregue modernizado em Abril 2018.

AF-1 modernizado para AF-1B perdido em acidente

N-1011: Entregue modernizado em Abril 2016, sofreu perda total em decorrência do acidente de 26/08/2016.



Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)A-4KU Skyhawk IIAF-1 B/CAviação NavalComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)Embraer Defesa & SegurançaMarinha do BrasilTA-4KU Skyhawk II
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Comentários 13

  1. Cleber says:
    6 anos atrás

    Modernizados , mas não possuem armamentos modernos ? De que adianta ? Nem sequer um míssil anti navio . pelo amor …

    Responder
  2. Jsanr says:
    6 anos atrás

    Se de fato a fab for aposentar os amxs com a chegada dos gripens eles não poderiam ser utilizados pela nossa marinha? Já que não teremos porta aviões a médio prazo e a defesa da Costa estará baseada em terra, seria apenas questão de integração dos Exocet e seriam vetores muito bons de defesa…sinceramente penso que este caça ainda teria utilização em nossas FAAS…

    Responder
  3. Souto. says:
    6 anos atrás

    Guilherme a MB vai aproveitar os A-4 não modernizados? ou serão scrapeados?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Servirão como fonte de peças.

      Responder
  4. Paulo Guedez says:
    6 anos atrás

    Sempre vejo que qualquer notícia sobre os jatos da marinha vem recheada de comentários críticos, na grande maioria, negativos. Com razão. Os caras gastam dinheiro para modernizar um avião DE GUERRA e não preveem armamento ?. Só no Brasil mesmo. Isso é esquecimento, incompetência ou má gestão do dinheiro público ? O mínimo que se espera é que o jato incorpore alguma capacidade adicional de ser utilizado como arma, ao ser compatibilizado com algum armamento “inteligente” que o faça ainda ter algum valor militar. Mas parece que essa preocupação não passou pela cabeça dos idealizadores do processo, o que é uma tremenda mancada para a Marinha.

    Principal missão do aeroclube de jatos: “manter doutrina em proveito da esquadra”. O que significa isso ??

    Responder
  5. eb75 says:
    6 anos atrás

    O que vale mais a pena? Um Fusca 68 com motor e cambio de Santana, Roda aro 15, freio de Jetta TSI, Banco Recaro, Painel de Golf, ou um Polo 2019 original 1.6 zero KM ???? Acho que o mesmo se aplica a fazer update nesses aviões mais antigos… Se vale a pena ? Sei lá, isso a gente deixa pra quem entende do assunto.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      eb75,
      Tudo depende de quanto $$$ você tem a disposição. Se a tua verba dá para refazer o motor e aguentar mais um pouco, é a solução para o momento para não ficar a pé. Mas, se você tem $$$ para comprar um 0Km, a opção é lógica…

      Responder
  6. Rafael Oliveira says:
    6 anos atrás

    Caça que mesmo modernizado é bem inferior aos caças de 4ª geração. Menos mal que ficaram em apenas 7 modernizados.
    Detalhe, a Marinha modernizou os aviões mas não comprou mísses e bombas inteligentes. Então ele pode até enxergar os alvos, mas não tem capacidade de abatê-los. É um verdadeiro alvo aéreo em um combate moderno.

    Responder
  7. Ale Godoy says:
    6 anos atrás

    Se alguém souber responder eu agradeço :
    Quantos Skyhawks estão realmente operando e quantas vezes voam no mês ou diariamente ???

    Responder
  8. WILSON ROBERTO CORREA says:
    6 anos atrás

    Absurdo modernizar apenas 6 SkyHauk. Todos deveriam ser modernizados. Outros mais, usados, deveriam ser comprados para canibalização das peças. PORQUE Trata-se um avião originalmente fantástico que, após modernizado pela EMBRAER, torna-se super moderno equivalente e talvez melhor que aos caças padrão 2ª Linha incorporados recentemente pela China. A modernização prevista pela EMBRAER inclui o fortalecimento da estrutura, o radar israelense ElM2032 capaz de fazer buscas ar-ar, ar-mar e ar-solo ! … que pode rastrear 64 alvos simultaneamente à distância de até 256 km, no mar, e de até 128 km no ar ! … a habilitação parar os mísseis inteligentes e modernos já utilizados pelo F-5M, sem falar no cockpit moderno e com telas digitais já instalado no SuperTucano e no F-5M, bem como no explêndido capacete inteligente do pilolo ! O novo sistema de geração de eletricidade e de obtenção de oxigênio. E, ainda, o novo sistema avançado de Flares e Chaff e a pintura hightec da EMBRAER para absorção de sinais de radar para tornar-se quase invisível. E TUDO ISSO, meu amigo, POR APENAS US$ 9,6 MILHÕES CADA SKYHAWK. Uma pechincha !!! … comparado aos US$ 98 Milhões de um Eurofighter Typhoon novo, ou US$ 157 Milhões de um Gripen NG , ou US$ 95 Milhões de um Dassault Raphalle, ou US$ 65 Milhões de um F-18 SuperHornet, ou os US$ 65 Milhões de um SUKOY-35 … e por ai afora. O F-35 está custando US$ 185 MIlhões pr´o Japão … e ele acabou de desistir desse avião e vai produzir seu próprio Mitsubishi. Pelo preço de um F-35, é possivel modernizar quase 20 SKYHAWK. Nos proximos 4 anos, a FAB receberá seus caças GRIPEN NG para superioridade aérea. outros mais serão em breve contratados, de modo a talvez ser alcançada a quantidade de 100 caças GRIPEN, ainda pouco diante dos gigantescos desafios que se desenham em um horizonte bastante próximo, dado o belicismo do novo governante e a absoluta incapacidade diplomática do atual mandatário do Itamarati, que busca nos enfiar em uma guerra desde já. Precisamos nos armar urgentemente. A modernização da totalidade de nossos aviões pode ser mais rápida que a contratação de novos GRIPEN … não somente de TODOS os SKYHAWK, mas também de TODOS os AMX. Espero que isso chegue ao ministro da Defesa e ao Comando Maior da Aeronáutica. Abraço a todos.

    Responder
  9. Juarez says:
    6 anos atrás

    E, o imperador ainda faz estragos na Av. naval.

    Responder
  10. Fabio says:
    6 anos atrás

    Que desperdício de dinheiro a modernização desses aviões…

    Responder
    • Mauro says:
      6 anos atrás

      Que desperdício de dinheiro a manutenção desse esquadrão…

      Responder

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