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Home Aviação

US Special Ops querem que A-29 Super Tucanos ataquem terroristas na África

Luiz Padilha por Luiz Padilha
11/06/2019 - 20:13
em Aviação
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Por Kris Osborn

Os membros do Congresso gostariam de ver um uso mais amplo da aeronave A-29 Super Tucano em vários pontos críticos globais como forma de apoiar as Forças de Operações Especiais dos EUA e continuar com os esforços de contra-insurgência necessários. O A-29 é um avião turboélice de ataque leve projetado e construído pela Embraer que vem ajudando a Força Aérea Afegã a combater insurgentes por muitos anos no Afeganistão.

Pilotos da Força Aérea Afegã treinados pelos EUA atacam o Taleban com aeronaves A-29 Super Tucano.

Ele recebeu elogios sobre seu desempenho no teatro como uma plataforma que pode apoiar tropas terrestres que lutam contra inimigos ou insurgentes. Dado seu sucesso, alguns legisladores e governos estrangeiros esperam agora que os EUA possam aumentar suas vendas militares estrangeiras do avião para ajudar melhor as forças aliadas em áreas vitais de conflito em todo o mundo. “Há muitos países que têm uma ameaça extremista – o Oriente Médio e a África do Sul e Central. O SOCOM (Comando de Operações Especiais) pede isto à Nigéria, Somália e Líbia. É uma plataforma perfeita para onde estamos lutando”, disse o Dep. Michael Waltz, Fla.




Pilotos da Força Aérea Afegã treinados pelos EUA atacam o Taleban com a aeronave A-29 Super Tucano, uma plataforma que parece adequada para o alcance da missão da Força Aérea. Suas armas integradas e tecnologia de disparo a laser permitem que a plataforma estabeleça fogo supressivo em apoio ao avanço da infantaria e identifique alvos para ataques de precisão. Esse envelope de missão parece possibilitar uma ampla esfera de possibilidades operacionais, incluindo desafios de contra-insurgência e grande poder.

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“Eles têm muita autonomia e ficam perto da luta. Eles são interoperáveis ​​de uma maneira muito unida com operações terrestres”, disse Waltz. Como as forças do SOCOM operam freqüentemente em até 50 países ou mais, parece haver uma necessidade urgente de apoio aéreo de ataque leve, afirma Waltz. A-29s são aviões turboélice armados com um canhão de 20mm abaixo da fuselagem capaz de disparar 650 tiros por minuto, uma metralhadora de 12,7mm (FN Herstal) embaixo de cada asa e até quatro Miniguns Aero M134 de 7,62mm Dillion capazes de disparar até 3.000 rodadas por minuto. Os Super Tucanos também são equipados com foguetes de 70 mm, mísseis ar-ar, como o AIM-9L Sidewinder, armas ar-terra, como o AGM-65 Maverick e bombas guiadas com precisão. Também pode usar um telêmetro a laser e armas guiadas por laser.




O Super Tucano é uma aeronave de ataque leve altamente manobrável, capaz de operar em altas temperaturas e terrenos acidentados. Tem 11,38 metros de comprimento e uma envergadura de 11,14 metros; seu peso máximo de decolagem é de 5.400 kg. A aeronave tem um raio de combate de 300 milhas náuticas, pode atingir velocidades de até 367 mph e atinge alcances de até 720 milhas náuticas. Seu raio de combate de 300 milhas náuticas posiciona a aeronave para ataques efetivos em ambientes urbanos ou outras circunstâncias de combate mais condensadas.




Há uma variedade de aspectos nos quais os A-29s podem mudar a equação quando se trata de contra-insurgência. Em primeiro lugar, eles podem salvar vidas. Se o apoio de fogo aéreo é capaz de identificar e atacar bolsões de combatentes inimigos, menos tropas terrestres precisam entrar em fogo inimigo. Além disso, um recurso de sobrecarga desse tipo pode ser um nó de inteligência capaz de enviar informações e dados de segmentação referentes a movimentos de tropas. Quando se trata de um combate de contra-insurgência próximo, os combatentes geralmente se escondem em defiladeiros ou em prédios, exigindo a necessidade de ataques precisos. A arma de precisão Maverick ar-terra pode usar um telêmetro a laser e outros tipos de tecnologias de alvos avançados, fornecendo o que poderia ser chamado de um elemento indispensável de suporte a ataques. Naturalmente, o avanço das forças terrestres pode se beneficiar do apoio aéreo, ao mesmo tempo em que avança sobre os inimigos em busca de alvos diretos ou fogo supressivo para permitir que as forças manobrem.

Ainda não está claro exatamente quais áreas podem seguir as Vendas Militares Estrangeiras, no entanto, a perspectiva é cada vez mais provável em áreas onde as operações de contraterrorismo continuam.

Kris Osborn é um membro sênior do The Lexington Institute

FONTE: Warrior Maven




Tags: A-29Embraer Defesa e SegurançaLASSierra NevadaSuper TucanoUSAF
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Comentários 7

  1. marcio alves says:
    6 anos atrás

    Será que num futuro próximo o A-29 possa vim a integrar ao seu vasto leque de armas o MBDA Brimstone?

    Responder
  2. Armando Eisele says:
    6 anos atrás

    Muito boa as explicações, o texto impecável, parabéns Luiz Padilha.

    Responder
  3. Rommel Santos says:
    6 anos atrás

    A integração dos Maverick ao A29 foi realizada pela Embraer? Possuimos os algoritmos e outros recursos requeridos para integra-los aos da FAB?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Que nós saibamos apenas na USAF e para a FAA.

      Responder
  4. Carlão says:
    6 anos atrás

    Uma pergunta a F.A.B tem acesso a esse vasto arsenal elencado na reportagem ?
    A F.A.B tem mísseis ar -ar para o A29 ?
    Agradeço antecipadamente o esclarecimento .

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Muitos equipamentos nos A-29 do Afeganistão a FAB não tem. Muitos pq não comprou, ou seja, cada país possui os armamentos que deseja ou tem dinheiro para comprar.

      Responder
  5. Beto Santos says:
    6 anos atrás

    É isso ai pelo menos um motivo de orgulho pra nós brasileiros pois o que foi feito pela Embraer é show uma pena que a grande maioria das empresas não tem esta forma de trabalhar, parabéns novamente para a Embraer e que venha muitas encomendas.

    Responder

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