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Home Aviação

Concluída mais uma etapa no Projeto de Modernização da aeronave E-99

O processo de pintura da primeira unidade foi concluído sexta-feira, 24 de julho, e será entregue para a Força Aérea Brasileira

Luiz Padilha por Luiz Padilha
30/07/2020 - 18:12
em Aviação
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O Projeto de Modernização das aeronaves E-99 concluiu, na última sexta-feira (24), nas instalações da Embraer em São José dos Campos, interior de São Paulo (SP), o processo de pintura da primeira unidade que será entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB). A conclusão dessa etapa é um marco para o projeto e confirma mais um passo na direção da atualização tecnológica dos vetores da Força.

O projeto E-99M foi iniciado em 2012 e é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

O Gerente do projeto, Tenente-Coronel Aviador Fabio Pires Vieira, esclareceu a importância da conclusão de mais uma etapa do projeto. “A conclusão dessa etapa é um indicativo importante de que, apesar de todas as adversidades enfrentadas em função das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a entrega da aeronave para emprego operacional ocorrerá este ano, conforme planejado”, afirmou.

E-99

O emprego das aeronaves AEW&C é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade do detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.

A modernização dos sensores aeroembarcados da aeronave E-99 permitirá à Força Aérea Brasileira ampliar a sua capacidade de execução de missões de Controle e Alarme em Voo, Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.

Fonte: DCTA, por Tenente-Coronel Marcones
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Monteiro
Fotos: Tenente-Coronel Marcones/COPAC
Tags: AEW&CE-99MEmbraerSAAB
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Comentários 12

  1. Jader Bittencourt de Moraes says:
    5 anos atrás

    Sensacional, parabéns aos envolvidos!

    Responder
  2. GILBERT says:
    5 anos atrás

    Padilha quando puder faz para a gente aqui uma matéria comparando o ante e o depois da modernização, Inclusive essas protuberâncias laterais que se não me engano não tinha.
    Um grande abraço virtual.

    Responder
  3. Rommel Santos says:
    5 anos atrás

    Caro Padilha: queria me lembrar quando que essa primeira unidade foi entregue para a EMBRAER iniciar os trabalhos. Pelo que me recordo foi ha menos de um ano! Ou seja, as reformas e implementação física em si dos novos instrumentos requer um período relativamente curto, uma vez que já está consolidado o projeto, escolhidos os equipamentos e materiais de instalação, equipe já habilitada, etc. Enfim, qual é programa atual para modernização das outras quatro unidades?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Os E99 estavam na Embraer desde que fizemos a matéria da modernização dos A4 da MB. Nós vimos 2 lá na época.

      Responder
      • Rommel Santos says:
        5 anos atrás

        Quer dizer ~25-03-2014……
        Mas durante estes seis anos acredito que não tenha havido trabalhos contínuos, correto? Não seria possível que mesmo os dois exemplares de E99 que lá estavam, eventualmente terem sido remanejados? Teriam ficado inativos todo esse tempo?
        Concordo que modernizar qualquer equipamento ou instalação requer muito trabalho, quase que o dobro quando comparado a um novo

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          5 anos atrás

          O problema é o de sempre. Fluxo financeiro.

          No pay, no gain!

          Responder
  4. jssalves says:
    5 anos atrás

    Talvez com a pintura anti radar que já foi desenvolvida ? A ToT é de quem para quem ?

    Responder
  5. CRSOV says:
    5 anos atrás

    Programa iniciado em 2012 e já estamos em 2020 e nem a primeira aeronave foi entregue pronta para uso ??

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Grana. Sem grana não tem como querer que as coisas aconteçam.

      Responder
      • Miguel Felicio says:
        5 anos atrás

        SEMPRE……..esse País, somente anda porque somos (enquanto povo) teimosos…….

        Responder
  6. João says:
    5 anos atrás

    Faltou uma sonda de reabastecimento!

    Responder
  7. Salim says:
    5 anos atrás

    Ótima noticia, sonho com avião Embraer para substituir P3. Com Gripen vai ficar muito bom, espero que comprem mais gripens. Parabéns aos envolvidos.

    Responder

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