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Home Aviação

3 de Setembro: 34 anos da recriação da Aviação do Exército Brasileiro

A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade, símbolo do Exército Brasileiro no limiar do terceiro milênio.

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/09/2020 - 09:14
em Aviação
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Por Guilherme Wiltgen

O início da Aviação Militar – Breve Histórico

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

Ao patrono do Exército, Duque de Caxias, coube o pioneirismo de empregar balões cativos em operações militares na América do Sul, com a finalidade de observar as linhas inimigas.

Em 1913, foi criada a Escola Brasileira de Aviação, no Rio de Janeiro, e foram adquiridos os primeiros aviões do Exército. No ano seguinte, tiveram início suas atividades.

Em 1915, esses aviões foram empregados sob o comando do Gen. Setembrino, na Campanha do Contestado, durante a qual faleceu o Tenente Aviador Ricardo Kirk, promovido “post mortem” ao posto de Capitão, sendo considerado por todos os aviadores da Força Terrestre, como o maior herói da Aviação do Exército e por isso se tornou o Patrono da AvEx.

A Aviação Militar desenvolveu-se com grande intensidade. Diversas turmas de pilotos foram formadas e vários aviões foram incorporados ao seu patrimônio. No Campo dos Afonsos, situado no Rio de Janeiro, estava concentrado o espírito aeronáutico militar, influenciado pela evolução do emprego aéreo nos campos de batalha da Europa e pelos acontecimentos que caracterizavam o período entre guerras.

Diante da eclosão da 2ª Guerra mundial, em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, extinguindo-se o Corpo de Aviação da Marinha e a Aviação Militar, encerrando-se, assim, a fase inicial da Aviação do Exército.

A Recriação da Aviação do Exército

Foto Arquivo AvEx (Reprodução Foto: Guilherme Wiltgen)

Acompanhando a evolução da doutrina militar, em 1985, o Estado-Maior do Exército nomeou uma comissão de estudos para a implantação da Aviação do Exército e, em 03 de setembro de 1986, por meio do Decreto Presidencial n° 93.206, ela foi recriada.

O 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx) foi organizado como unidade de emprego e a Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) criada para proporcionar o gerenciamento logístico necessário à implantação.

Em 1989, o 1° BAvEx foi instalado na cidade de Taubaté/SP, escolhida pela sua proximidade do parque industrial aeronáutico de São José dos Campos e por estar entre o Rio de Janeiro e São Paulo, bem como nas proximidades da fábrica da Helibrás, em Itajubá/MG. A partir de então, foram concluídos os processos de aquisição das aeronaves Esquilo e Pantera.

21 de Abril de 1989 entra para a história, pois nesta data foi realizada a entrega da primeira aeronave da Aviação do Exército, o Helibrás Esquilo HB-350L1, designado HA-1 Esquilo que recebeu a matrícula EB-1001.

HA-1 Esquilo EB-1001

Em julho de 1993, ocorreu a reorganização da Aviação do Exército, com a qual se extinguiu a Brigada de Aviação do Exército e criou-se o Comando de Aviação do Exército (ComAvEx e atual CAvEx).

Após o recebimento das 52 aeronaves iniciais (16 Esquilos e 36 Panteras) e a reorganização da AvEx, fez-se necessário adquirir mais aeronaves do consórcio Eurocopter/Helibrás, vindo a receber mais um lote de 20 aeronaves AS 550A2 Fennec, que também receberam a designação de HA-1.

Como consequência da participação do Exército Brasileiro na missão de observadores militares Peru-Equador (MOMEP), foram adquiridas quatro aeronaves S70-A (Black Hawk) em 1997.

Encerrada a missão, as aeronaves seguiram da Fronteira Peru-Equador para o Brasil e, em 1999, passaram a integrar o 4º Esquadrão de Aviação do Exército (atual 4° BAvEx), sediado em Manaus-AM.

Posteriormente também foram adquiridas 08 aeronaves Eurocopter AS532UE Cougar, que receberam a designação HM-3, sendo enviadas quatro aeronaves para o 2° BAvEx (Taubaté/SP) e quatro para o 4° BAvEx (Manaus/AM).

Os pioneiros da aviação recente tiveram sua formação nas Forças irmãs e, após absorver, mesclar, adequar e aperfeiçoar os conhecimentos obtidos na Marinha e Aeronáutica, foi possível criar um pólo de difusão de tais conhecimentos na própria AvEx, que hoje, além de formular e estabelecer doutrinas inerentes à aviação, é capaz de formar seus próprios pilotos e especialistas.

Atualmente, centenas de alunos, oficiais e praças são possuidores de cursos ou estágios realizados na AvEx, muitos dos quais estão distribuídos pelo Brasil, levando consigo a semente dos ideais da aviação.

A cada dia a AvEx consolida-se como uma aviação capaz e exemplar, não somente no cenário nacional mas também no internacional, operando em regiões e climas diversificados, seja na caatinga ou nas imensidões amazônicas, nos pampas ou na cidade. A AvEx surpreende pela capacidade de operar em distâncias ditadas pelas dimensões continentais deste país.

Destaca-se pela versatilidade, pois, além de apoiar a força militar terrestre, auxilia a comunidade na execução de ações de cunho cívico-social, no resgate aeromédico, na busca e salvamento, no apoio em calamidades públicas e em tantas outras atividades que elevam o nome da instituição.

O Comando de Aviação do Exército compreende os 1°, 2°, 3° e 4° Batalhões de Aviação, a Base de Aviação de Taubaté (BAvT), o Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação (BMS), o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e a Companhia de Comunicações de Aviação do Exército, que formam a Brigada Ricardo Kirk.

A Aviação do Exército se prepara para readquirir a sua aviação de asa-fixa, com a aquisição de aeronaves C-23B Sherpa, dentro do Projeto Modal Aéreo na Logística Militar Terrestre na Região Amazônica e serão empregadas nas missões de Apoio Logístico; de Apoio ao Combate; de transporte de pessoal e suprimento, em especial, para os Pelotões Especiais de Fronteira (PEF); e de coordenação e cooperação com agências, para a atuação em toda a Região Amazônica, áreas do Comando Militar da Amazônia, Comando Militar do Norte e Comando Militar do Oeste e, eventualmente, também em outras regiões do país.

Essas aeronaves serão incorporadas a uma Subunidade de Asa Fixa do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus.

O atual Comandante da Aviação do Exército é o General de Brigada Ricardo José Nigri.

“ASAS DA FORÇA TERRESTRE”

 

Tags: 34 anos da Aviação do ExércitoAviação do Exército (AvEx)Comando de Aviação do Exército (CAvEx)Exército Brasileiro (EB)
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Comentários 4

  1. João Gabriel Porto Bernardes says:
    5 anos atrás

    Já tá bem velhinha né? Tá passando da hora de ter um helicóptero de ataque…

    Responder
  2. Alessandro Vargas says:
    5 anos atrás

    O espírito do Patrono Cap. Av. Ricardo Kirk certamente presente na essência dos atuais aviadores do EB. Parabéns!

    Responder
  3. Rafael says:
    5 anos atrás

    Parabéns ao exército na decisão acertada de apoiar as unidades aéreas na sua brilhante atuação no território nacional.Entretanto, sugiro a criação de uma escola para jovens pilotos voltados ao perfil das missões específicas de atuação do EB.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Rafael,
      O CIAvEx foi criado para isso, nele são formados os pilotos da AvEx e especializados na sequência com o Curso de Piloto de Combate e o Curso Avançado de Aviação, além de formar os Gerentes de Manutenção e todas as Praças de Aviação.
      Abs,

      Responder

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