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Home Naval

Projeto do NApAnt (Navio de Apoio Antártico) da Marinha do Brasil

Luiz Padilha por Luiz Padilha
02/12/2020 - 18:27
em Naval
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MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE GESTÃO DE PROGRAMAS DA MARINHA
PRESS RELEASE
Projeto do NApAnt (Navio de Apoio Antártico)

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informa que, em 30 de novembro de 2020, foi encerrada a Fase de Entrega das Propostas do Projeto de obtenção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

Foram recebidas quatro propostas comerciais, das seguintes empresas/consórcios:

− Damen Shipyards Gorinchem e Wilson Sons Estaleiros Ltda;
− Grupo Sembcorp Marine – Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.;
− Glosten Inc. e Sacanb Offshore Ltda; e
− Itaguaí Construções Navais S/A e Kership S.A.S.

As próximas etapas do processo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

O NApAnt substituirá e desenvolverá as mesmas missões NApOc Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel foi incorporado à MB em 25 de abril de 1994 e, a partir de então, a cada ano, opera em média durante seis meses na Antártica.

Tags: Marinha do BrasilNavio de Apoio Antártico (NApAnt)
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Comentários 12

  1. Entusiasta Militar says:
    4 anos atrás

    A escolha lógica seria ICN mas se der Wilson sons também tá bom

    Responder
  2. Tomcat4,2 says:
    4 anos atrás

    Se a MB não é doida vai com certeza dar ICN pra não perder a mão de obra no hiato entre os SBR’s e o SNBR.

    Responder
  3. JonasN says:
    4 anos atrás

    Acho que a ICN leva. O estaleiro vai precisar de contratos para manter a mão de obra entre a construção do último submarino convencional e o início do nuclear.

    Responder
    • Junior says:
      4 anos atrás

      Também pensei nisso, só existe dois competidores sérios nesse concurso, a Damen/WS e a ICN e a parceira francesa, só que fui no site da Pirou/Kership e me decepcionei com o navio polar do portfólio que eles tem, não creio que seja aquilo que a MB queria o navio nem hangar tem e parece ser muito pequeno, o da Damen se aproxima mais do que a MB deseja, pra a ICN ganhar vai ter que modificar muito aquele navio polar

      Responder
  4. Brisa says:
    4 anos atrás

    Os Chilenos da Asmar ja haviam desistido.

    No mínimo estranho a ICN com a Kership, que é uma empresa da Naval Group…..

    Uma empresa de Singapura e uma de desenhos(projetos). Favor corrigir, o certo é Sembcorp

    na torcida pelo Wilson Sons do Guaruja e a Damem

    Responder
  5. Junior says:
    4 anos atrás

    Fui no site desses dois concorrentes − Grupo Semcorp Marine – Estaleiro Jurong Aracruz Ltda.;
    − Glosten Inc. e Sacanb Offshore Ltda; e não tem um projeto de quebra gelo/Navio Polar sequer, seja no site ou em suas redes sociais, não precisa nem de short list a MB já pode pedir a melhor ultima oferta direto para a Damen/WS e a ICN/Kership

    Responder
  6. Junior says:
    4 anos atrás

    Ué, os chilenos com a Engevix deram para trás? Que estranho, deve ficar entre a Damen/WS e a Itaguai Construções Navais, nem sabia que a Sempcorp tinha feito algum Quebra gelo na vida dela, quanto a outra, nem conheço

    Responder
  7. Antonio says:
    4 anos atrás

    Alguma previsão para substituição do NPo Almirante Maximiano também?

    Responder
  8. Oséias says:
    4 anos atrás

    Caro Padilha, aviso que as datas na tabela estão no passado ano de 2020. Acredito que o correto seria ano de 2021

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      4 anos atrás

      Acabei de receber da MB assim. Mas já alterei. Muito obrigado por sua observação.

      Responder
      • Oséias says:
        4 anos atrás

        Eu que te agradeço por nos trazer importantes reportagens

        Responder
  9. Marinheiro says:
    4 anos atrás

    Muito estranho a Vard não apresentar proposta. Os chilenos, associados a Engevix, anunciaram mas também não apresentaram. Acho que a disputa real será entre a Damen e a Itaguai.

    Responder

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