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Home Análise

GAO dos EUA encontra como causas o fraco treinamento e falta de supervisão entre as principais causas de acidentes com veículos táticos

Luiz Padilha por Luiz Padilha
15/07/2021 - 08:34
em Análise
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Um veículo blindado repousa sobre sua torre e capô após uma capotagem. Foto Ron Burke / Departamento de Defesa dos EUA

Um veículo blindado repousa sobre sua torre e capô após uma capotagem. Foto Ron Burke / Departamento de Defesa dos EUA

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Por Caitlin Doornbos

Um veículo protegido resistente a minas repousa sobre sua torre e capô após uma emboscada e sua capotagem. Os soldados podem evitar acidentes táticos com veículos, envolvendo e reforçando o treinamento das habilidades dos motoristas, realizando exercícios de capotamento, garantindo que todos os membros da tripulação usem restrições, garantindo que a pressão dos pneus esteja correta em seus veículos, empregando gerenciamento de risco composto e informando as condições das estradas antes de cada missão. (Ron Burke / Departamento de Defesa dos EUA)

WASHINGTON – Distração do motorista, lapsos de supervisão e falta de treinamento estavam entre as principais causas por trás de acidentes com veículos táticos do Exército e dos Fuzileiros Navais em um novo relatório divulgado na quarta-feira pelo Government Accountability Office (GAO).

O estudo analisou 3.753 acidentes de veículos táticos não-combatentes do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais entre 2010 e 2019, que resultaram em 123 mortes. Embora o número de acidentes mortais tenha oscilado ao longo dos anos, com um máximo de mais de 23 em 2010 e um mínimo de cerca de 7 em 2017, as causas permaneceram praticamente as mesmas, de acordo com o relatório.

Para resolver o problema, o GAO fez nove recomendações no relatório, solicitando que as forças criem funções mais claramente definidas para os supervisores, estabeleçam procedimentos e mecanismos de gestão de risco e garantam que os programas de treinamento de motoristas tenham um processo bem definido com critérios de desempenho específicos.

Foto Kirk Kramer

“O Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais não definiram claramente as funções ou implementaram procedimentos e mecanismos para que os supervisores de primeira linha – como comandantes de veículos – desempenhassem suas funções com eficácia”, afirma o relatório. “Como resultado, a implementação de práticas de gestão de risco, como cumprimento dos limites de velocidade e uso de cintos de segurança, foi ad hoc entre as unidades.”

Embora nenhum evento tenha inspirado o estudo, o GAO disse que foi iniciado porque “o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais sofreram acidentes táticos com veículos que resultaram na morte de militares durante cenários de não combate”.

O relatório concluiu que os serviços careciam de treinamento adequado e contínuo para motoristas em “diversas condições de direção, como dirigir à noite ou em terrenos variados”, de acordo com o relatório.

“As aulas de licenciamento costumavam ser condensadas em períodos de tempo mais curtos do que o planejado, com tempo limitado de direção e treinamento da unidade focado em outras prioridades em vez de dirigir”, de acordo com as unidades que o GAO entrevistou.

Em alguns casos, as tropas não comunicavam eficazmente os perigos encontrados nos campos de treinamento e distâncias para as unidades e motoristas, algo que o GAO recomendou que os serviços avaliassem para garantir que as “responsabilidades de identificar e comunicar” os perigos fossem mantidos.

“Se as responsabilidades não estiverem sendo realizadas, as forças devem determinar se as soluções alternativas existentes são adequadas ou se recursos adicionais devem ser aplicados para cumprir essas responsabilidades”, disse o GAO em seu relatório.

O GAO também sugeriu que os secretários do Exército e da Marinha avaliassem o número de pessoal responsável pela segurança tática de veículos “e determinassem se essas unidades têm pessoal adequado ou se são necessários ajustes nas cargas de trabalho ou níveis de recursos”, segundo o relatório.

“O Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais têm práticas para mitigar e prevenir acidentes táticos com veículos, mas as unidades nem sempre as usam”, constatou o relatório.

O GAO também recomendou que os secretários do Exército e da Marinha, juntamente com o Chefe do Estado-Maior do Exército e o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, criassem “um fórum de colaboração formal” para as Forças “compartilharem métodos de identificação e comunicação de perigos entre as unidades em uma base regular.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Tags: Government Accountability Office (GAO)US ArmyUS Marine Corps
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Comentários 4

  1. Tomcat4,2 says:
    4 anos atrás

    Na primeira foto a legenda não seria “PEGO POR EMBOSCADA” no lugar de protegido Padilha???
    Está ai pra turma lacradora que curte desmerecer o Guarani, nada como um dia após o outro.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      4 anos atrás

      O tradutor não sabe português. Corrigido. Obrigado.

      Responder
  2. Marcos says:
    4 anos atrás

    E no BRASIL, os especialistas de sofá são rápidos em apontar CENTENAS de erros do Guarani. Essa gentinha não vale o que o gato enterra!

    Responder
  3. Miguel Felicio says:
    4 anos atrás

    Certa vez tombaram um Guarani, e imediatamente caíram de pau, dizendo da sua “má qualidade”……..e então o que os mesmos vão dizer desses???!!!

    Responder

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