Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

FAB emprega pela primeira vez o KC-390 em apoio ao Programa Antártico Brasileiro

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
16/12/2021 - 14:35
em Aviação
8
0
compartilhamentos
1.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou pela primeira vez o seu cargueiro multimissão KC-390 Millennium em uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Entre os dias 13 e 15/12, o KC-390 Millennium FAB2854 realizou o transporte de pessoal e carga de Punta Arenas, no Chile, para o Brasil.

Nessa ocasião, o KC-390 transportou os 16 militares da Marinha do Brasil que compuseram o Grupo-Base “Polaris”, que permaneceu 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Tags: AntárticaEmbraer KC-390 MillenniumForça Aérea Brasileira (FAB)KC-390 FAB 2854KC-390 MillenniumMarinha do Brasil (MB)Operação Antártica (Operantar)Programa Antártico Brasileiro (Proantar)
Notícia Anterior

Helicóptero superluxo fruto de parceria entre Airbus e Mercedes-Benz chega ao Brasil

Próxima Notícia

Saab recebe novo pedido para sistema de Torpedo Pesado (HWT)

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exposições Internacionais

Embraer destaca a aeronave multimissão KC-390 Millennium na DSEI Japão 2025

18/05/2025 - 23:04
Aviação

FAB intercepta aeronave ilícita na região do Pará

17/05/2025 - 14:34
Aviação

Aviação Naval continua o processo de recebimento do primeiro H125 na Helibras

17/05/2025 - 11:28
Carregar mais
Próxima Notícia
Saab Torpedo 62

Saab recebe novo pedido para sistema de Torpedo Pesado (HWT)

Comentários 8

  1. BK117 says:
    3 anos atrás

    Excelente, pouco a pouco o KC vai substituindo todas as tarefas do Hércules. Quando será que teremos um pouso do KC no continente gelado?

    Responder
    • Rommel Santos says:
      3 anos atrás

      Boa pergunta: quando será a primeira aterrizagem na Antartica?
      esse fantástico avião precisa conquistar o mercado internacional de forma mais contundente.

      Responder
    • Gilberto Rezende says:
      3 anos atrás

      Muito bom , PENA que ao que parece na FABolsonara com apenas 15 aeronaves o KC-390 SÓ VAI MESMO ser capaz de substituir as missões que eram feitas pelos Hércules.
      Todas as capacidades ADICIONAIS agregadas ao projeto o KC-390 (como o REVO, combate a incêndio e outras) e que justificavam o lote inicial de 28 aeronaves, não poderão ser atendidos de forma PERMANENTE com uma frota menor de KC-390 quase um por um com a frota de Hércules C-130…
      A frota nominal da FAB é de 22 aeronaves, mas menos de 10 estão operacionais…
      Só se esta INSANIDADE da redução da encomenda do KC-390 puder ser mudada em 2023 com outro representante político na Presidência da República Brasileira…

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        3 anos atrás

        Gilberto, não serão apenas 15 como vc mencionou. Serão mais.

        Responder
        • Fábio says:
          3 anos atrás

          Legal 👍🏻

          Responder
        • Gilberto Rezende says:
          3 anos atrás

          A pretensão do atual comando da FAB é da redução do pedido do KC-390 para 15 aeronaves…Nunca foi!

          Mas como já disse existe a mediação judicial que a EMBRAER buscará e é possível que esta mediação jurídica impeça que a presente pretensão da FAB seja exercida plenamente.

          Por outro lado, mesmo que por hipótese se admita a redução do lote inicial do programa KC-390 para apenas 15 aeronaves, em vista da prioridade e dos volumes orçamentários disponibilizados, mais da metade das 15 aeronaves seriam disponibilizadas a partir de 2023 já no curso do próximo mandato presidencial.

          Resta CLARO que se concretizada a atual tendência política de recondução do Presidente Lula , mesmo mantidas as restrições orçamentárias o processo decisório sobre o KC-390 será alterado significativamente…

          Nisso concordo contigo que serão muito mais que 15 aeroaves (Não serão 15 apenas. A redução será bem menor de isso).

          Se eu pudesse dar um conselho ao futuro presidente seria:

          Transfira a PROPRIEDADE INTELECTUAL do KC-390 para o Ministério da Defesa e autorize que o EB e a MB operarem frotas próprias do KC-390 para atender suas necessidades logísticas que historicamente a FAB atende MAL E RELUTANTEMENTE…

          E se os Correios conseguirem atravessar mais um ano sem serem vitimados por mais uma privatização criminosa, o Presidente Lula poderá voltar a propor à Embraer uma versão cargo alongada para formar uma frota SEDEX para os Correios…(Sugiro vc esquecer KC-390 nos Correios)

          Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        3 anos atrás

        O número de KC-390 não é esse, mas, mesmo que fosse, uma frota de 15 KC-390 ainda seria muito superior às capacidades dos atuais C-130, realizando todas as missões planejadas, sejam elas REVO, transporte tático, operantar, combate à incêndio e etc…
        O que precisa ser deixado claro, sem viés político, é que nada impede da FAB (ela não é de Governo é de Estado) de adquirir o total de 28, ou mais em um futuro próximo.
        A decisão do atual Cmt da Aeronáutica não é política é técnica/operacional/organizacional, não misturem as coisas…

        Responder
        • Alexandre Fontoura says:
          3 anos atrás

          Pois é, Wiltgen. Pessoal quer enfiar política na decisão da FAB que, como você disse, é de ordem técnico/econômica, mas esquecem de que Governos anteriores atrasaram o programa F-X da FAB em pelo menos dez anos. E que o próprio programa KC-390 sofreu atrasos de dois anos no Governo Dilma, por falta de repasse de recursos. Fora outros programas militares, que foram atrasados ou engavetados, como SISFRON, H-X, ProSub, etc, etc…

          Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval