Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Espaço

AIAB comemora resultados alcançados no SpaceBR Show

Luiz Padilha por Luiz Padilha
25/05/2022 - 15:45
em Espaço
0
Representantes da ISRO, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, o fundador e CEO da MundoGEO, Emerson Granemann, e o presidente da AIAB, Julio Shidara.

Representantes da ISRO, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, o fundador e CEO da MundoGEO, Emerson Granemann, e o presidente da AIAB, Julio Shidara.

0
compartilhamentos
303
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Evento internacional do setor espacial ocorreu em São Paulo e reuniu mais de 4.000 pessoas

Os representantes da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil) e seus Associados participaram do SpaceBR Show, feira internacional idealizada e realizada pela MundoGeo, para manter interlocução com atores do setor aeroespacial brasileiro: autoridades, tomadores de decisão, formadores de opinião e empreendedores da iniciativa privada.

O evento aconteceu de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Já no primeiro dia do evento, a AIAB recebeu, em seu estande, a visita do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, acompanhado do diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sr. Paulo Roberto Braga Barros.

Cel Edgard Vale Ribeiro (EMAER), Julio Shidara (AIAB), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta (EMAER), Eduardo Leonetti Lopes (Avibrás), tenente-coronel Lame (EMAER) e César Celeste Ghizoni (Equatorial).

“Na oportunidade, agradecemos ao Ministro pelo seu apoio e pelas suas ações em prol de projetos mobilizadores da indústria espacial brasileira: o satélite ótico de alta resolução para observação da Terra, denominado Carponis, o Veículo Lançador de Nanossatélites (VLN), e a Plataforma Demonstradora de Novas Tecnologias, da indústria aeronáutica brasileira.

Em duas ocasiões ao longo de 2021, o então Secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), Paulo Alvim, visitou algumas das indústrias brasileiras que tiveram significativa participação nas realizações do Programa Espacial Brasileiro (PEB), compreendendo a fase crítica de falta de demanda enfrentada pela indústria e entendendo a necessidade de rapidez na viabilização de projetos que pudessem mobilizar a indústria nacional”, explica o vice-presidente da AIAB e sócio-diretor da empresa Fibraforte, Jadir Nogueira Gonçalves.

No dia 18, o presidente da AIAB, Julio Shidara, acompanhado do Executivo de Relações Institucionais da Avibras, Eduardo Leonetti Lopes, teve a oportunidade de conversar com o representante do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) da Presidência da República, Dr. Francisco Valnor Rodrigues da Silva, representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) – Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, Vice-Chefe e comitiva, e o representante da Superintendência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em São Paulo, Sr. William Rospendowski, para tratar de temas de interesse do setor aeroespacial.

Presidente da AIAB, Julio Shidara, o representante do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) da Presidência da República, Dr. Francisco Valnor Rodrigues da Silva, o Executivo de RI da Avibras, Eduardo Leonetti Lopes, e Ricardo Keiper, diretor da GE Celma.

Na noite desse mesmo dia, Shidara ainda participou de uma live do canal de Youtube Ciência Sem Fim, do geofísico Sérgio Sacani, para divulgar o papel imprescindível que a infraestrutura espacial desempenha na vida cotidiana do cidadão brasileiro.

Na manhã de quinta-feira (19), Shidara esteve presente em reunião com representantes da ISRO (Indian Space Research Organisation), que contou também com a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura. Shidara destacou na reunião que existe uma significativa assimetria entre os setores espaciais no Brasil e na Índia, como consequência direta do fato do programa espacial indiano vir recebendo, de maneira consistente, da parte do Governo Indiano, investimentos que, em média, superam a cifra de USD 1 bilhão anual ao longo de mais de uma década, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), enquanto no Brasil, no mesmo período, o investimento médio anual do Governo Brasileiro foi mais de 20 vezes menor, segundo dados da AEB.

“Portanto, para que haja uma parceria com a Índia que seja saudável e benéfica também para o Brasil, é indispensável que o envolvimento da indústria brasileira ocorra no âmbito de projetos conjuntos entre os governos do Brasil e da Índia”, destacou.

“Nos três dias de evento, as interações com todos foram muito ricas e proveitosas”, concluiu Shidara.

O presidente da AIAB ainda prestigiou associadas da entidade presentes na feira (Hex 360, SCCON, Telespazio Brasil e Visiona), visitando seus estandes e conversando com seus representantes sobre as perspectivas futuras do setor espacial.

Shidara também aproveitou para visitar algumas empresas presentes ao Drone Show, evento paralelo ao SpaceBR Show, no mesmo local, para apresentar a Associação bem como os diferenciais que a AIAB pode oferecer a seus Associados.

EVENTO – De acordo com a Mundogeo, o propósito do evento foi conectar e promover cooperações comerciais e institucionais internacionais entre os diversos atores do setor espacial do Brasil e dos demais países da América com representantes de outros continentes – África, América do Norte, Europa e Ásia, além de divulgar para a sociedade os avanços espaciais, atraindo investidores, jovens empreendedores e startups para conhecerem estas oportunidades.

FONTE: Rossi Comunicação

Tags: Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)
Notícia Anterior

Ao vivo: Lançamento dos satélites Lessonia pela SpaceX (15h15)

Próxima Notícia

ICEYE coloca simultaneamente em órbita cinco satélites, sendo dois brasileiros no seu maior lançamento de satélites

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Espaço

O futuro da indústria aeroespacial brasileira: uma jornada rumo à autonomia e inovação

18/03/2025 - 13:59
Ciência e Tecnologia

AIAB participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

07/08/2024 - 14:20
Julio Shidara, presidente da AIAB (Divulgação/AIAB)
Entrevistas

Mostra BID Brasil e AIAB: Conectando a Indústria Nacional

07/06/2024 - 09:56
Carregar mais
Próxima Notícia

ICEYE coloca simultaneamente em órbita cinco satélites, sendo dois brasileiros no seu maior lançamento de satélites

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval