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Home Naval

Ex-NAe ‘São Paulo’ foi afundado hoje (03/02/23)

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/02/2023 - 20:16
em Naval
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MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
NOTA OFICIAL

Brasília – DF. Em 03 de fevereiro de 2023.

Em relação ao casco do ex-Navio Aeródromo “São Paulo”, diante dos fatos apresentados na Nota Oficial Conjunta do Ministério da Defesa, Advocacia-Geral da União e Marinha do Brasil, cabe informar que a operação de alijamento, por meio do afundamento planejado e controlado, ocorreu no final da tarde de hoje (03), estritamente conforme concebido.

O procedimento foi conduzido com as necessárias competência técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro.

A área para a destinação final do casco, situada em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a 350 Km da costa e com profundidade aproximada de 5 mil metros, foi selecionada com base em estudos conduzidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

As análises consideraram aspectos relativos à segurança da navegação e ao meio ambiente, com especial atenção para a mitigação de impactos à saúde pública, atividades de pesca e ecossistemas.

Por fim, a Marinha do Brasil presta legítima reverência ao ex-Navio Aeródromo “São Paulo”. Barco que abriga alma beligerante perpetuada na mente de homens e mulheres que guarneceram seus conveses, dignos servidores da Marinha Nacional Francesa e da Marinha do Brasil, sob a égide das tradições navais e de elevado espírito marinheiro.

Tags: ex-NAe São Pauloex-Navio Aeródromo (NAe) São PauloMarinha do Brasil (MB)NAe São Paulo (A 12)Sök Denizcilik Tic Sti
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Comentários 38

  1. Ale says:
    2 anos atrás

    Já foi tarde ! Já veio como sucata, nunca foi totalmente operacional , desperdício de dinheiro , matou alguns , deu só prejuízo . Brasil não precisa de porta aviões, era só pra mostrar pros vizinhos “ eu tenho vc não tem “ . Talvez tenha sido a pior compra da Marinha de todos os tempos ! Uma fragata usada teria maior serventia

    Responder
  2. Kornet says:
    2 anos atrás

    O destino desse desgoverno será o mesmo do São Paulo.

    Responder
    • Naval says:
      2 anos atrás

      O choro é livre.

      Responder
  3. Jose Rodrigo de Alencar Osorio leon says:
    2 anos atrás

    Até que enfim a marinha afundou algo!!!! Pra isso existe.
    Brincadeiras a parte a compra desse navio foi um fracasso, compramos aviões velhos, reciclamos um navio tanque para fazer o abastecimento.
    Olhem os gastos, material, procedimentos, treinamento…tudo isso pra nada.

    Responder
  4. Koprowski says:
    2 anos atrás

    Sr. Wiltgen, em se tratando de casco, o do ex-NDCC G29 já foi utilizado como alvo ou ainda se encontra na BNRJ ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Koprowski,
      Está na BNRJ.
      Abs

      Responder
  5. Dodo says:
    2 anos atrás

    já temos fotos\ videos disponiveis do procedimento ?

    Responder
  6. FERNANDO says:
    2 anos atrás

    Cara só dá puxa saco aqui no blog.
    Tudo bem, a MB queria afundar o monstrengo, mas, eu pergunto, estudou o casco??
    Teria condições de projetar um zero km??
    Claro que não né!!
    Brasiiiiillll

    Responder
    • Santamariense says:
      2 anos atrás

      Salvo engano, a MB estudou e documentou toda a estrutura do navio.

      Responder
  7. Mattos says:
    2 anos atrás

    Não devia nem ter vindo.

    Responder
  8. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Quanto ECO mimimi ridículo…
    Tudo foi feito para se reciclar o navio mas…

    Os ecochatos turcos bloquearam a entrada do navio em águas turcas e ferraram a própria empresa turca na finaleira do processo…

    DEPOIS que o navio retornou ao Brasil a MBolsonara do Alte Garnier fez o mesmo insistindo em fazer de conta que a licitação era perfeita e definitiva, se eximindo de receber o navio de volta e obrigando o navio a ficar meses no MAR… DETERIORANDO!!!

    E por fim o Alte Olsen manteve FIRME o leme da insanidade naval e não teve a SENSIBILIDADE de levar este problema IMINENTE na primeira reunião com seu Comandante em Chefe…

    E o desfecho foi este… Inevitável pela INSÂNIA de AMBAS AS PARTES!!!

    P.S. O pior MIMIMI é esse monte de ECOchato gringo e suas ONGs fazendo campanha de cancelamento AMBIENTAL do BRASIL…
    1) os americanos cansam de afundar seus ex-porta-aviões no OCEANO, sem indignadas reações desta gente VERDE;
    2) O maior componente “tóxico e cancerígeno” presente no casco do São Paulo é o AMIANTO nas 9.6 ton que ainda restaram a bordo das originais cerca de 65 ton. SIM este material é Tóxico e Cancerígeno SE FOR INALADO e se alojar nos pulmões gerando a doença ASBESTOSE.

    Tem de avisar AS BESTAS ECO que a chance deste Amianto MOLHADO à 350KM da costa e a cerca de 5.000 metros de profundidade ser aspirado por um ser humano e gerar um quadro clínico de ASBESTOSE é ZERO!!!

    Mas a falta de bom senso e o excesso de BESTEIRA eco-ilógica é livremente disponível no mercado mundial…

    Responder
    • paulo neves says:
      2 anos atrás

      Perfeito!!!!!!!!

      Responder
    • Colombelli says:
      2 anos atrás

      Certo em quase tudo. So não há culpa do governo brasileiro ou da marinha. Daqui ele saiu com uma venda perfeita e acabada. Era problema exclusivo do comprador. Não se desfaz negócio no grito e certamente havia ressalva contratual da responsabilidade.

      Responder
  9. Dodô says:
    2 anos atrás

    Poxa simples explosão controlada ? Esperava pelo menos um torpedeamento ou um missilex envolvendo o casco… talvez uns lançamentos de bombas pelos a1 pra terminar de forma mais “emocionante” …

    Responder
  10. Francisco says:
    2 anos atrás

    Interessante que as narrativas de governos, organizações e massas de manobra até dias atrás eram que esse navio seria “responsável” pelo fim do mundo em termos ambientais, mas milagrosamente do dia para a noite o risco do fim do mundo ambiental passou e não se ouviu nenhuma palavra daquelas nações, organizações ambientais, e afins que tanto barulho fizeram quando o navio estava indo para ter um destino apropriado que era seu desmanche, mas agora que foi afundado deixando aqueles resíduos que essas mesmas organizações tanto criticaram no fundo do mar não se vê as tais nações, organizações e afins se manifestarem contra o afundamento, contudo anteriormente qualquer ação que se cogitou ser feita inclusive a autorização para atracar em algum porto de imediato esse grupinho composto por nações, organizações autointituladas defensoras do meio ambiente e os tais massa de manobra citado era radicalmente contra, e ainda tem aqueles que juram que não se trata de questões políticas/ideológicas, então tá né!!!

    Responder
    • Alvarez says:
      2 anos atrás

      Governos, organizações e massas de manobra malvados…foi tarde , muito tarde…

      Responder
  11. Art says:
    2 anos atrás

    Triste fim, ele poderia ter sido o varyag brasileiro, hoje Liaoning (CV 16). Como os chineses fizeram…Faltou $$$$ e disposição.

    Responder
    • Pinacciolo says:
      2 anos atrás

      Alhos e bugalhos…

      Responder
    • Paulo Brics says:
      2 anos atrás

      Amigo, seria impossível de se realizar esta sua sugestão.
      O casco do Varyag estava em excelentes condições, muito bem conservado. O casco do Ex São Paulo estava completamente deteriorado, completamente podre, sem as mínimas possibilidades de recuperação.
      É impressionante a dificuldade que muitas pessoas tem de compreender isto.

      Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Já temos o Atlântico. A recuperação dessa coisa não faz sentido para nós. Reformar um navio desse por causa dos Skyrawk, que por sua vez também são obsoletos? Não!

      Responder
  12. Nunes-Neto says:
    2 anos atrás

    Devemos lembrar do lado negativo e não aceitar sucata que os outros não querem,a França só repassou a batata quente para o Brasil,fica a lição…

    Responder
  13. Eduardo Pinto says:
    2 anos atrás

    Já era sucata quando foi comprado.

    Responder
  14. VANDEMIR MONTEL HUGUENIN says:
    2 anos atrás

    Almirante Tamandaré juntamente com vários marinheiros como Marcílio Dias e etc estão recebendo uma nova embarcação para poderem navegar eternamente!

    Responder
  15. Rudi PY3TO says:
    2 anos atrás

    Saudações a todos, ele não poderia ter sido torpedeado pelo Riachuelo para testar os torpedos F-21? o

    Responder
  16. Leandro Lobo says:
    2 anos atrás

    Nossa Marinha se modernizando e um dos nossos protagonista, Navio São Paulo cumpriu a sua missão e chegou o momento de descansar em paz com Netuno!
    ⚓️

    Responder
  17. Thiago A says:
    2 anos atrás

    Parabéns a Marinha do Brasil .
    Parabéns ao nosso novo governo de Marinas Silvas .

    Quem melhor de vocês para cuidar da Amazônia Azul!?

    Nem sei qual o motivo do meu espanto, um povo que não se preocupa nem com saneamento básico teria como se preocupar com o ambiente e mar ? Óbvio que não, já vivemos no meio da lama.

    Responder
  18. Milton Cordova Junior says:
    2 anos atrás

    Apenas uma dúvida. São centenas de milhares de toneladas de ferro, aço e outros metais. Esse material não poderia ter sido aproveitado e reciclado?

    Responder
    • Carlos says:
      2 anos atrás

      ***Amianto***

      Responder
    • Belchior says:
      2 anos atrás

      Caraca…kkk

      Responder
    • Santamariense says:
      2 anos atrás

      Centenas de milhares de toneladas nem os PA da US Navy possuem. O São Paulo, quando ativo e em plena carga, tinha próximo de 33 mil toneladas.

      Responder
  19. Claudio Gonçalves Vieira says:
    2 anos atrás

    O fim de uma era ! Caso encerrado.. Viva a marinha 🇧🇷⚓

    Responder
  20. Carlos says:
    2 anos atrás

    Vai ter coquetel ⁉️

    Responder
    • Ballo says:
      2 anos atrás

      Na casa da Ivone

      Responder
  21. Sequim says:
    2 anos atrás

    Será que 5 quilômetros de lâmina d’água será o suficiente para evitar uma potencial tragédia ambiental?

    Responder
    • Santamariense says:
      2 anos atrás

      Nenhum dos milhares de navios afundados nos oceanos, desde piscas eras, tinha amianto na sua estrutura? E, se “alguns” tinham , eles também estão naufragados a mais de 5 mil metros de profundidade? Ora, por favor….

      Responder
      • Santamariense says:
        2 anos atrás

        Priscas*

        Responder
  22. André says:
    2 anos atrás

    Foi uma nota diplomática e comovente, mas não necessariamente convincente: esse navio não apenas matou alguns tripulantes e serviu inapropriadamente aos nossos interesses como terminou sua jornada causando tantos transtornos como quando “operou”. Ou seja, JÁ VAI TARDE!

    In memória dos marinheiros que morreram nele.

    Responder
  23. Koprowski says:
    2 anos atrás

    Enfim…terminou esta novela. Serviu à Marinha do Brasil conforme suas condições operacionais…Devemos lembrar sempre do seu lado positivo…que descanse em paz…

    Responder

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