Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

FAB realiza preparativos para o primeiro REVO entre o KC-390 e o SC-105 Amazonas SAR

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
19/10/2023 - 04:45
em Aviação
2
0
compartilhamentos
1.7k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Entre os dias 18 de setembro e 06 de outubro de 2023, a Base Aérea do Galeão (BAGL) sediou a Operação Tererê, prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O objetivo desta operação foi conduzir ensaios críticos no sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave SC-105, operada pelo 2°/10°GAv -Esquadrão Pelicano, com a meta de certificar e qualificar o par de REVO KC-390 x SC-105, atividade que visa ampliar consideravelmente as capacidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta fase, o SC-105 voou fazendo par com a aeronave KC-130H, do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), como continuação dos ensaios realizados em 2022, voltados ao estudo aprofundado do comportamento da aeronave SC-105 quando exposta à esteira de turbulência dessa aeronave.

Esta fase crucial, recém-concluída, servirá como uma aproximação gradual visando à certificação e qualificação do par REVO com o KC-390. Sendo assim, foram realizados ensaios em diversas altitudes, velocidades e pesos das aeronaves para verificar o desempenho e as qualidades de pilotagem, tendo as tripulações do IPEV realizado vários reabastecimentos com total sucesso e segurança, dando mais um passo para a qualificação.

Para o responsável técnico da Operação de Ensaios, Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite, a Operação Tererê 2023 é um marco que enfatiza a missão do IPEV de executar ensaios em voo com rigor científico, fortalecendo o conhecimento estratégico e aprimorando a operacionalidade da FAB. Ao assimilar esta capacidade, o Esquadrão Pelicano ampliará seu alcance e autonomia em missões críticas, sobretudo nas humanitárias e de busca e resgate (Search and Rescue – SAR), situações nas quais cada segundo é crucial e a possibilidade de realizar o reabastecimento em pleno voo pode fazer grande diferença e salvar vidas.

As indicações estruturais providas pela instrumentação em condições distintas de aproximação, pré-contato com a cesta de reabastecimento, contato com o cesto e o reabastecimento propriamente dito foram analisadas e serão levadas em consideração para a operação com o KC-390.

“A instrumentação embarcada, projetada e instalada por meio de uma eficiente cooperação entre os engenheiros e técnicos do IPEV e do IAE, permitiu a coleta e análise minuciosa do conjunto dos dados dos voos. A aderência rigorosa às especificações do projeto e regulamentações aeronáuticas reforça o compromisso com a segurança de voo e eficiência, destacando a importância fundamental da Ciência e Tecnologia da Força Aérea, representada pelo DCTA, para o incremento do Poder Aeroespacial Brasileiro”, comentou o Engenheiro de Ensaios em Voo participante da missão, Tenente Engenheiro Edson Hítalo Almeida Sales.

Com os conhecimentos adquiridos, a FAB dá mais um passo importante na atividade de ensaios em voo à medida que se aproxima da capacidade de REVO com o KC-390 Millenium, o grande objetivo da Operação.

“Sentimos a responsabilidade da missão do IPEV durante cada ensaio, explorando as técnicas de REVO previstas com aproximação gradual e em total segurança, o que nos desafiou e abriu novos caminhos para melhorias técnicas e operacionais”, concluiu o Coordenador Operacional da atividade de Ensaios, Major Aviador Túlio Leonardo Bordignon.

FONTE: IPEV/DCTA/FAB

Tags: Airbus 295Airbus C-295P PersuaderBase Aérea do Galeão (BAGL)C-105 AmazonasC-295 PersuaderCasa C-295Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)Embraer KC-390 MillenniumEsquadrão Gordo (1°/1° GT)Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV)Força Aérea Brasileira (FAB)Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV)KC-130H HerculesKC-390 MillenniumSC-105 Amazonas SAR
Notícia Anterior

Argentina adquire quatro aeronaves P-3 Orion

Próxima Notícia

Portugal recebe o primeiro KC-390 Millennium

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

FAB intercepta aeronave ilícita na região do Pará

17/05/2025 - 14:34
Aviação

IPEV realiza estudo de envelope de vento para a ‘Tamandaré’ operar com o Seahawk

17/05/2025 - 10:58
Aviação

Embraer apresentará aeronave de transporte médio multimissão KC-390 Millennium na LIMA 2025

14/05/2025 - 22:24
Carregar mais
Próxima Notícia

Portugal recebe o primeiro KC-390 Millennium

Comentários 2

  1. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Quem talvez estaria interessado em observar essa operação é o adido militar da Força Aérea da República Tcheca pois eles já operam o CASA-295 (o nosso SC-105 Amazonas) e seu país deverá ser o mais novo operador do KC-390…

    KKK!!!

    Responder
    • Carlão says:
      2 anos atrás

      MUITO BOM MESMO.
      Mas fico preocupado com a FALTA de CAPACIDADE do nosso País se Proteger, num eventual conflito.
      Tem tantos irresponsáveis por essa negligência que é impossível dar nome aos BOIS
      De Militares a Políticos

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval