Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Novos navios SIGINT para Suécia e Polônia

Luiz Padilha por Luiz Padilha
16/11/2023 - 11:35
em Naval
0
0
compartilhamentos
2.7k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Tomasz Grotnik

O novo navio de coleta de inteligência HMS Artemis (A 202) substituirá o HMS Orion (A 201), de 40 anos. Antes que a embarcação esteja pronta para a sua primeira missão, algum trabalho precisa ser feito. Isso inclui operações de certificação e testes para sintonizar equipamentos SIGINT (Inteligência de Sinais). Espera-se que Artemis conduza sua primeira viagem operacional no Mar Báltico no próximo ano.

A difícil história de Artemis

A embarcação SIGINT HMS Artemis foi construída no âmbito do Projeto B104, um contrato assinado entre a Saab e a FMV em 26 de abril de 2017. O projeto conceitual, incluindo equipamentos especiais, foi feito pela FMV e Saab Kockums. Os projetos técnicos e detalhados foram desenvolvidos pelo escritório polonês MMC Ship Design & Marine Consulting.

Cerimônia do primeiro hasteamento da bandeira. Foto: Sofia Löveborn/Forsvarsmakten)

A empresa sueca subcontratou a construção da plataforma do navio à polaca Stocznia Remontowa “Nauta” em Gdynia. A “Nauta” foi responsável pela construção da plataforma, seus equipamentos e mecanismos, e pela execução dos HAT (Harbour Acceptance Trials) e SAT (Sea Acceptance Trials). O SAT deveria completar a fase polaca do programa, após a qual o navio por conta própria se deslocaria para a Saab Kockums em Karlskrona, para receber equipamento especial.

A “Nauta” terceirizou a produção do casco para outro subcontratado. o PGZ Stocznia Wojenna em Gdynia. O corte do aço começou em 1º de março de 2018 e em 15 de junho foi batida a quilha da embarcação. O navio foi lançado ao mar em 17 de abril de 2019 , após o qual seu casco foi rebocado para “Nauta”.

HMS Artemis – Novo navio SIGINT da Marinha da Suécia

Infelizmente, como resultado dos problemas financeiros de “Nauta”, o processo de construção foi interrompido, e o inacabado Artemis deixou Gdynia na noite de 15 de fevereiro de 2021 no reboque AHTS Opal, e chegou ao estaleiro Saab Kockums em Karlskrona no dia seguinte. Em 2 de novembro de 2022, o navio iniciou testes de mar na área de Karlskrona.

O Artemis tem comprimento de 76,4 m, largura de 14,0 m, deslocamento de cerca de 3.000 toneladas, propulsão diesel-elétrica com quatro grupos geradores de 990 kW cada e dois propulsores azimutais principais, proporcionando velocidade de cerca de 14 nós. Existem dois propulsores de proa para melhorar a manobrabilidade. São 35 cabines simples e duplas com instalações sanitárias, com 40 beliches para tripulantes e operadores de sistemas de missão. Os operadores são da FRA (National Defence Radio Establishment).

O projeto Artemis foi utilizado para desenvolver sua variante, com base na qual estão sendo construídos dois navios semelhantes do Projeto 107, sob o codinome Delfin (Dolphin), para a Marinha Polonesa.

O Delfin

No mesmo dia, teve início o corte de aço para a produção do segundo navio SIGINT para a Marinha Polonesa na Remontowa Shipbuilding. O navio será nomeado ORP Henryk Zygalski em homenagem ao criptologista polonês que fez parte da equipe que quebrou a cifra do dispositivo eletromecânico de cifra Enigma.

Corte de aço para o segundo Delfin da Marinha Polonesa

O primeiro navio, ORP Jerzy Różycki está em construção desde abril deste ano. Sua quilha foi lançada em julho. A cerimônia de lançamento está prevista para junho de 2024, enquanto a entrega de ambos os navios à Agência de Armamento e depois à Marinha Polaca está prevista para o final de 2027.

O contrato para os dois Delfins, no valor de cerca de 620 milhões de euros, foi assinado entre a Saab e a Agência de Armamento em 2002. A Saab contratou a Remontowa Shipbuilding para construir as embarcações. O estaleiro construirá plataformas completas e prontas para operar, mas sem os equipamentos SIGINT que a Saab integrará.

ORP Navigator
Os ORP Jerzy Różycki (261) e ORP Henryk Zygalski (264) substituirão os navios do Projeto 863 com mais de 45 anos: ORP Navigator (262) e ORP Hydrograf (263), construídos no Estaleiro Norte (Stocznia Północna) em Gdansk, atualmente Remontowa Shipbuilding.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Tags: HMS Artemis (A 202)Saab KockumsSIGINT
Notícia Anterior

Mac Jee apresenta o protótipo do seu drone kamikaze ANSHAR no Dubai Airshow

Próxima Notícia

Águas desconhecidas: US Navy navega no 1º desmanche de um porta-aviões nuclear

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Futura corveta classe Pohjanmaa
Naval

Saab entrega primeiro mastro em compósito para a classe ‘Pohjanmaa’ da Finlândia

15/05/2025 - 12:26
Naval

Saab lança o submarino HMS Halland após a atualização da meia-idade

14/02/2025 - 10:24
Naval

Saab fornecerá superestruturas compostas à Marinha de Cingapura

23/08/2024 - 09:37
Carregar mais
Próxima Notícia
ex-USS Enterprise

Águas desconhecidas: US Navy navega no 1º desmanche de um porta-aviões nuclear

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval