Por Guilherme Wiltgen
Na tarde do dia 18/12, a aeronave SH-16 Seahawk N-3036 (Guerreiro 36), do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio de cruzeiro MSC Grandiosa.
A Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE) decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e realizou o resgate no Cruzeiro que se encontrava a cerca de 219 Km da costa de Vitória (ES).
Por volta das 18h o tripulante foi içado pelo Guerreiro 36, que contava com equipes do Grupo de Busca e Salvamento (G-SAR) do Comando da Força Aeronaval e da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) a bordo da aeronave.
O tripulante foi transportado em segurança para o Aeroporto de Vitória onde uma ambulância já aguardava para transferi-lo para um hospital na Capital Capixaba.
Parabéns a todos os envolvidos.



Estavamos no navio e vimos parte da operação da varanda do quarto.
Amigos, como CMG na Reserva, já vibrei diversas vezes em razão dos resgates realizados pela MB. Em oposição, nunca observei nenhum SAR no Atlântico Norte. Presenciei dois resgates, um na Madeira e outro em Cabo Verde, este, a bordo do MSC Precioza, neste ano, ambos realizados por embarcações da Praticagem. “Bravo Zulu” Força Aeronaval. DE Luca.
Excelente!
Parabéns aos profissionais e melhoras ao tripulante!
Como muitas vezes acontece temos o SeaHawk fazendo missão q deveria ser da Kombi… Mas tem quem diga q é coincidência, q essa era a anv de serviço no dia etc… mais de uma dezena de kombozas e sempre cai nos seahawk…
Tide,
Se jogar HU-2 e HS-1 no campo de busca do DAN, você vai encontrar de 2013 a 2023:
1) Seahawk: 12 missões SAR
2) H225M: 17 missões SAR
Como escrevi no artigo, vai a ASE seja ela do HU-2 ou HS-1, sorte de quem estiver de serviço no dia.
Abs
BZ ao HS Uno.