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Home Aviação

Autorizada a desativação dos helicópteros HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar da Aviação do Exército

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
22/12/2023 - 10:53
em Aviação
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O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 5º, incisos I e III, do Anexo I ao Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, que aprova a Estrutura Regimental do Comando do Exército, do Regulamento do Estado-Maior do Exército, aprovado pela Portaria – C Ex nº 1.780, de 21 de junho de 2022, e de conformidade com o art. 10 e bloco nº 61, do Anexo E, das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.885, de 5 de dezembro de 2022, 2ª Edição, e considerando o que consta nos autos do processo nº 64535.049503/2023-22, resolve:

Art. 1º Autorizar a desativação e o desfazimento das frotas de Helicópteros HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk do Exército Brasileiro respeitando os seguintes aspectos:

§ 1º A desativação e o desfazimento dessas frotas serão coordenados pelo Comando Logístico observando os princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia, além da máxima utilização do potencial de cada aeronave em favor da prontidão operacional da Força Terrestre.

§ 2º Está autorizada a utilização de suprimentos reparáveis dos helicópteros das frotas consideradas, desde que estejam desativados e em proveito da manutenção da sustentabilidade logística das aeronaves que permanecerem em operação.

Art. 2º Determinar ao Comando Logístico que elabore os respectivos planos de desfazimento e os apresentem a este Órgão de Direção Geral (ODG) num prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicação desta Portaria.

Art. 3º Determinar que sejam observadas as atividades previstas para a desativação de material de emprego militar, conforme prescrito nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018).

Art. 4º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

Tags: Aviação do Exército (AvEx)Comando de Aviação do Exército (CAvEx)Comando de Operações Terrestres (COTER)Comando Militar do Sudeste (CMSE)Estado Maior do Exército (EME)Exército Brasileiro (EB)HM-2 Black HawkHM-3 Cougar
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Comentários 28

  1. Jardim says:
    1 ano atrás

    Curiosidade , os Cougar seguem operando na FAB e MB ? Tentei encontrar informações mas não consegui confirmar . Tenho curiosidade quanto o quadro atual em operação da família Cougar / Puma e Super Puma ainda operando nas FFAA .
    Pelo comentário do Bueno , as células atuais do HM 2 poderiam continuar voando .
    Na minha opinião as 3 forças precisam coordenar as manutenções e baixas das aeronaves rotativas e maximizar os recursos.
    Afinal sempre se reclama de falta de dinheiro, a melhor maneira é usar bem o que se tem !

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      A MB e a FAB já deram baixa nos seus Super Puma (UH-14 e H/VH-34).

      Todas peças de reposição foram repassadas ao EB.

      Responder
    • Monteiro says:
      1 ano atrás

      Alguém poderia me explicar porque se usa essa sigla FFAA para as nossas forças armadas.já que militares não reconhece e muitos civis também.

      Responder
    • Bueno says:
      1 ano atrás

      Jardim , vi seu comentário hoje , caso volte aqui, tem isto de interessante para vc

      Na pagina do EB que indica indica o HM-3 Cougar NO 4º BAvEx

      https://cavex.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=328

      Tem um documento de estudo da Vida útil dos atuais helicópteros Black Hawk da Aviação do Exército Brasileiro
      disponível no site do EB , o link abre direto o PDF , Este estudo indica que as 4 células tinha até 40% de horas disponíveis , não significa que poderiam ser operadas, mas tem bastantes horas..

      https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9505/1/CGAEM_2021_2_tcadriano.pdf

      Vc pode pesquisar TMB pelo tema do trabalho:

      UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO
      LOGÍSTICO NA GESTÃO DO CICLO DE VIDA DE
      HELICÓPTERO DE EMPREGO MILITAR

      Vida útil dos atuais helicópteros Black Hawk da Aviação do Exército Brasileiro

      Teve estudos que virou diretriz de redistribuição dos helicópteros do EB , parece que não concluiu no caso do HM-3.

      Como colocaram em um estudo para redistribuir Helicópteros que já estavam mais parados do que em operação e que seriam desativados na sequência ?

      Se consideram neste documento os HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk é porque ainda tinha condições operacionais ou erraram mesmo? Intrigante

      A Portaria é de 20 de Outubro de 2023

      http://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outras_publicacoes/01_diretrizes/04_estado-maior_do_exercito/port_n_1178_eme_20out2023.html

      Responder
  2. Roberto says:
    1 ano atrás

    No mundo civil e do trabalho, é comum fazer auditoria, inventário, acuracidade e processos e outros meios administrativos, principalmente qd assume um cargo de responsabilidade, ou qd está diante de uma situação como esta a desativação de equipamentos, nas quais deveriam fazer uma auditoria p saber a real circunstâncias dos equipamentos e com o ” laudo ” feito por técnicos e especialistas da área e assunto e fazer as devidas decisões.
    Usar um equipamento e ou máquina pública militar, ao usar com responsabilidade e manuseio certo, é racional e sensato o estado providenciar as manutenções e substituições nos tempos, prazos e desgastes dos mesmos.
    Se os responsáveis gabaritados pelo “meio”, ao fazer o estudo e análise e achar q fica mais barato e conveniente, a substituição do q fazer a “grande reforma”, ou a “reforma ou atualização mae”, então q faça a troca ou substituição, é sábio, e ao meu entendimento deveriam enviar estas celular ou helicopteros p museus militares nos Estados brasileiros p manter viva a cultura e memória dos filhos da pátria q serviram as forças armadas.
    A minha indagação ou crítica, é q este helicoptero será usado p ataque e por ser um pouco grande, vai virar alvo fácil de adversários, outra, terá blindagem q é essencial aos helic militares, outra o prazo de entrega é muito extenso e por causa disto o fabricante vai dar um bom desconto nas vendas (consulte um bom vendedor p ter nocoes), outra já existe um substituto deste helicoptero nos eia e por isso deveriam baratear mais o seu preço, outra em particular penso q deveria testar o helicoptero Black h mandarim ou chinês e caso for mais barato e os chineses deram boas assistências e modificações a gosto ou personalizados de acordo com os mais exigentes do exército, então q venha o helicoptero chinês e q também avalie o helic de ataque de 2 lugares chinês também e num “pacote” p baratear tudo…
    O helicoptero do eia da p pagar qd receber é lógico, senão vão ficar com o nosso dinheiro, então, pagar com os dólares da imensa reserva q o Brasil tem nos eia. O helic chinês da p pagar com os saldos da balança comercial do Brasil e China q é maior p nós.
    Por causa dos efeitos climáticos extremos, garimpeiros ilegais, tráfico de drogas…, as polícias e os militares precisam de muitos helicopteros na região norte, e seria um bom laboratório p testar as “máquinas voadoras chinesas”.
    É a minha opinião.
    Abraço

    Responder
  3. Antonio Cançado says:
    1 ano atrás

    Mais um erro do EB

    Responder
  4. Fabio says:
    1 ano atrás

    Boa noite amigo Guilherme você sabe se o PAC defesa vai destinar verbas para forças armadas como exemplo capitalizar a emgepron novamente para construção de mais duas fragatas Tamandaré?

    Responder
  5. Ricardo says:
    1 ano atrás

    Se livrar dos Cougar e Caracal é a melhor decisão, esses helicópteros tiveram de serem substituídos no Afeganistão pelos Mil Mi-17 as pressas, pela enorme degradação de desempenho naquele TO

    Responder
    • rui mendes says:
      1 ano atrás

      Onde foram substituídos por MI-17???
      Os Franceses e os Espanhois tiveram lá os seus e nunca os substituiram.
      Muitos países continuam a comprar os H-225M, vocês não gostam, ainda bem que vão trocar, mas o vosso problema, não é o Helicoptero, o caça ou mbt, mas sim o “made in …” isso vê-se a léguas.

      Responder
      • Juarez says:
        1 ano atrás

        Vamos lá:
        Rui, ti conhece todos os problemas com estas anvs nos TIs quente e úmido????
        Não, então tchê abrir a boca para falar as vai te informar. Aqui é diferente aí de Agroecobambilandia..
        Temos uma anv viando dentro de um quadradinho de velocidade, payload, e pairando com custos de hora voada de CH 53.
        A Faz de conta Copter finge que nada da e, e eu não mee surpreendo, porque se vocês europeus foram.anduzidos a comprar aquela bosta do NH 90, nos aqui “Índios” engolimos estra outra carniça.

        Responder
    • gabriel says:
      1 ano atrás

      Como você mesmo disse “naquele TO”, aqui é outra realidade. O Cougar vai muito bem obrigado, principalmente no ambiente amazônico.

      Responder
      • Juarez says:
        1 ano atrás

        Detalhe mais para nós está tua afirmativa
        Tens os números de disponibilidade de hora voada, Oi antes e custos operacionais
        Aguardo com muita ansiedade.

        Responder
    • Ander says:
      1 ano atrás

      Cada uma kkk amigo faz quase 25 anos que esses helicópteros estão em uso nessa unidade, pesquisa antes de falar bobagem.

      Responder
      • Juarez says:
        1 ano atrás

        O SP é um.bom Heli, já o EC 225, vulga Kombi é uma bos…..

        Responder
    • Liuber says:
      1 ano atrás

      Que não se goste de um helicóptero por essa ignorância solar de ser contra a França até vá lá, mas sair escrevendo mentiras por conta disso, favor evitar!

      Responder
  6. Manoela says:
    1 ano atrás

    Meu pai trabalhou com os dois modelos de Helicópteros durante sua vida, o mesmo faleceu esse ano. E advinha quem está na foto, ele mesmo. Obrigada, ele faz falta. Se puder me encaminhar a foto por e-mail, por gentileza.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      Oi Manoela, eu sou amigo do seu Pai!
      Depois que postei percebi o Manoel na foto. Vou procurar e te envio!

      Responder
  7. dretor says:
    1 ano atrás

    Guilherme ah possibilidade de que esse meios baixados sejam duados a nações amigas?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      Poder até pode, mas não sei te dizer se vai acontecer…

      Responder
  8. Bueno says:
    1 ano atrás

    Poxa, pensei que iriam revitalizar estas 4 células dos HM-2 Black Hawk pelo fato das células ainda ter uma boa quantidade de horas de voo disponível em torno de 55% , isto pode ser constatado pelas tabelas encontradas de estudos da utilização destas aeronaves no EB,.

    Responder
  9. Koprowski says:
    1 ano atrás

    Os 04 HM-2 Blackhawk e os 08 HM-3 Cougar serão substituídos, nos 03 esquadrões, por 12 UH-60M Blackhawk, os quais aqui serão designados HM-2A.

    Responder
    • Liuber says:
      1 ano atrás

      Serão comprados 16 UH-60M.

      Responder
      • Juarez says:
        1 ano atrás

        Serão 12 novas de fabrica.

        Responder
  10. Marcos Silva. says:
    1 ano atrás

    Nunca entendi o Cougar no EB. Na época fazia mais sentido comprar mais Blackhawk. Enfim,demorou mas concertaram o erro…

    Responder
    • h.saito says:
      1 ano atrás

      Pelo mesmo motivo pelo qual a FAB comprou os helicópteros russos, ou seja, foram alteradas obrigados por políticos naquela época.

      Responder
    • Ricardo says:
      1 ano atrás

      Concordo, a compra dos Cougar e Caracal foram “negócio estranhos ” pagamos cerca de eur$ 50 milhões por cada Caracal !!!!!! Ou seja o mesmo preço na época de um Boeing Chinook Ch47SD, um equipamento muito superior.

      Responder
  11. Fabio says:
    1 ano atrás

    Boa tarde puxa quer dizer que o EB vai ficar sem 12 helicópteros de transporte?porque a entrega dos novos vai demorar ins oito anos.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      O que deve acontecer de imediato e baixa das aeronaves mais voadas para fornecer peças para manter as demais disponíveis até o início do recebimento do UH-60M.

      Responder

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