Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Gripen Tcheco realiza contato seco com um Airbus A330 MRTT pela primeira vez

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
14/02/2024 - 16:33
em Aviação
2
0
compartilhamentos
715
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

No final da tarde de terça-feira (13), um caça JAS-39 Gripen da Força Aérea da República Tcheca e um avião-tanque Airbus A330 MRTT realizaram pela primeira vez um exercício de Reabastecimento em Voo (REVO – AAR). O chamado contato seco, ou seja, sem o bombeamento real de combustível.

Os caças baseados em Čáslav realizaram o exercício de reabastecer com uma das aeronaves do programa MMF (Multinational MRTT Fleet), cuja frota está sediada na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda.

A República Checa faz parte do MMF desde 2019, formado por seis estados da UE, que visa construir uma Esquadrão multinacional com oito aeronaves Airbus A330 MRTT, que complementaria também as capacidades em evacuação aeromédica.

No passado, os pilotos tchecos praticavam a manobra de reabastecimento em voo com o alemão A-400M, o italiano KC-767, o sueco C-130 Hércules ou vom o norte-americano KC-135 Stratotanker.

Os pilotos descrevem a realização do REVO (AAR) como sendo uma manobra que exige precisão e exatidão, pois os aviões se movem a uma velocidade superior a 500 km/h e a borda da cesta fica a apenas algumas dezenas de centímetros da cabine durante conexão. Na fase final, o piloto deve aproximar-se cuidadosamente da aeronave de reabastecimento até realizar o contato com a cesta de reabastecimento.

O primeiro contato foi realizado por um experiente instrutor de voo da 21ª Ala Tática. Já a segunda aeronave era do comandante do 211º esquadrão tático, Tenente Coronel Vladimír Málk.

Após o teste bem-sucedido, será iniciado no final de fevereiro o treinamento dos demais pilotos tchecos com o MRTT.

Graças à sua adesão ao MMF, a República Tcheca pode utilizar 100 horas de voo por ano, destinadas não só ao reabastecimento em voo, mas também ao transporte de carga, pessoas e evacuação aeromédicas. “Graças a isso, podemos planejar e implementar mais especificamente o AAR (Air to Air Refueling) dentro das horas de voo contratadas do avião-tanque”, explica o Tenente-Coronel Málek.

Tags: A330 MRTTAirbus A330Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport)Czech Air ForceJAS39 Gripen CMultinational MRTT Fleet (MMF)
Notícia Anterior

Embraer adere ao Fundo de Investimento da United Airlines Ventures para voos sustentáveis

Próxima Notícia

Vídeo - Gripen Tcheco com o A330 MRTT do MMF

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Primeiro Airbus A330 MRTT da Força Aérea e Espacial Espanhola entra em serviço

11/04/2025 - 14:36
Aviação

Emirados Árabes Unidos recebem Airbus A330 MRTT

13/11/2024 - 10:12
Aviação

República Tcheca encomenda dois C-390 Millennium

25/10/2024 - 08:17
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo - Gripen Tcheco com o A330 MRTT do MMF

Comentários 2

  1. André says:
    1 ano atrás

    Por falar em apoio logístico, como anda as negociações sobre a conversão dos nossos KCs? Ou é informação sigilosa?

    Responder
  2. Rui Mendes says:
    1 ano atrás

    Acho que irão comprar mais 2 A-330 mrtt, totalizando 10 A-330mrtt, que estão baseados na Holanda e Alemanha.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval