Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Força Aérea Brasileira responde sobre aquisição de caças F-16 usados

Luiz Padilha por Luiz Padilha
14/06/2024 - 11:57
em Aviação
69
0
compartilhamentos
11k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha

Face as notícias que estão sendo veículadas na mídia nacional e internacional sobre a possível aquisição pela Força Aérea Brasileira (FAB) de caças F-16 usados, o DAN enviou e-mail ao CECOMSAER solicitando uma posição oficial da FAB sobre o assunto.

Agradecemos a pronta resposta do CECOMSAER sobre o assunto. Segue a reposta abaixo:

Senhor(a) jornalista,

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.

Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados.

Atenciosamente,

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Tel. (61) 3966-9640 / 3966-9653 / 3966-9639
Email:imprensa@fab.mil.br  
Tags: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER)F-16 Fighting FalconFAB - Força Aérea Brasileira
Notícia Anterior

FAdeA enviou novos componentes para o Embraer C-390 Millennium

Próxima Notícia

PROSUB: ICN realiza o corte da primeira chapa da Seção C do Submarino Nuclear

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Gripen reforça maturidade operacional em exercício de alta complexidade da FAB

29/05/2026 - 17:26
Exposições Internacionais

Espaço Brasil abre agenda na FIDAE 2026 com articulação institucional em Santiago

10/04/2026 - 18:30
Aviação

Vejam como foi o Batismo do 1º Gripen E fabricado no Brasil

26/03/2026 - 14:12
Carregar mais
Próxima Notícia

PROSUB: ICN realiza o corte da primeira chapa da Seção C do Submarino Nuclear

Comentários 69

  1. De SA says:
    1 ano atrás

    Na real, muito melhor o J-10 com transferência de tecnologia e ser novinho. O Trump está jogando as forças armadas no colo da China. Um tiro no pé. Deveria fortalecer as forças armadas da América do Sul para uma Coalizão futura contra russos / ching ling…. Acorda Galego.

    Responder
  2. marcosomag says:
    2 anos atrás

    Os malditos “acordos de cooperação militar” com os EUA estão de volta? Espero que não. Agora, que os EUA estão tentando desmontar a indústria de defesa nacional do Brasil com os ataques ao Grippen e ao KC-390 é que o Presidente Lula deve demonstrar firmeza e enfrentar com decisão nosso inimigo. Ele está de olho na Amazônia, ainda no Pré-Sal e no Pós-Sal (que tem ainda mais petróleo do que o Pré-Sal). Só com independência na política externa o Brasil poderá escapar das armadilhas impostas pelos EUA. E a FAB? Sequer deveria cogitar comprar “sucatões” F-16.

    Responder
  3. Marco Antônio says:
    2 anos atrás

    Mal damos conta do programa Grippen, e estão querendo o sucatão americano (F-16)! O que será? Incompetência, falta de compromisso com o Brasil ou entreguismo!

    Lamentável! Não aos sucatão F-16!

    Responder
  4. Douglas says:
    2 anos atrás

    As pessoas ainda não se deram conta da realidade. Somos um país periférico, com um estado inchado e corrupto, gigante mas com economia pequena e um déficit fiscal que só aumenta. Não existe dinheiro pra mais nada. O grosso do orçamento militar é destinado ao pagamento de pessoal. F-16 usado para nós é luxo e isso não tem nada a ver com complexo de vira-latas. O Brasil tem potencial, mas trabalhamos com uma bola de aço acorrentada no tornozelo chamada Estado. No estágio atual, correr atrás do próprio rabo é nosso destino.

    Responder
  5. Roberto says:
    2 anos atrás

    Douglas,

    “Repito comentário ingenuo e infantil…”

    Procura ler o q vc escreve e transmiti, pois vc é autoritário, orgulhoso, arrogante, egocêntrico, vaidoso, odio….., ” vai se tratar”, vai vc e mostra p um psicólogo, psiquiatra, bom sacerdote, mestre espiritual, advogado o q vc escreve nos comentários das pessoas q vc não conhece.

    O meu pai e minha mãe, falecidos me encinaram a ter educação, respeito, ética e honra, HONRA, e eu não vou ficar discutindo e arrumando confusão, atritos e brigas por comentários e pontos de vistas diferentes na INTERNET…..

    Eu não vou me rebaixar ao seu nível, e quando você e qualquer outro quiser humilhar, ou desrespeitar “os comentários….”, meu ou de qualquer outro, lembre-se q o site tem dono e as pessoas tem coisas na vida p fazer e é desagradável ficar lendo ou respondendo OFENSA……

    Douglas, vc sabe o valor do dólar e a taxa selic, então, o país não tem condições de se aventurar em caças usados e sabe lá as condições q serão ofertadas ao Brasil, e os custos a médio e longos prazos…..

    A guerra na Ucr@nia, como o conflito de 1sr@el, poderia ser resolvida na Paz e Diplomacia, lembro q Gandhi expulsou os invasores ingleses da Índia sem dar um único tiro…..

    Se vc e qualquer outro for pesquisar, a China por exemplo está se livrando das “reservas em dólares….”, q só beneficia os eia, e estão investindo em metais preciosos como OURO E PRATA.

    Namastê
    Abraço

    Responder
    • Douglas says:
      2 anos atrás

      Recomendo fortemente boas aulas de gramática e concordância.

      Responder
  6. DCJ says:
    2 anos atrás

    Essa FAB está com algum problema de administração e planejamento. Só alguém muito desinformado para “estudar” a compra de F16 usados que certamente virão meramente como metralhadoras voadoras. Tem que comprar mais, pelo menos, oitenta Gripen NG, incluindo na compra a obrigação de componentes e fabricação brasileiros até pelo menos sessenta porcento do total da máquina. Investir nos A29, comprar mais uns vinte. Tem dinheiro para isso, é só rever as pensões militares, concentrar esforços no planejamento e informação. É possível, fácil e rápido. Parece que esses caras não entenderam nada dos episódios Ucrânia/Rússia e Israel/EUA.

    Responder
  7. Jefferson B says:
    2 anos atrás

    Tem que ser muito “jumento” para comprar F16 usado kkkkk
    Falta homem nessa FAB, chega nos políticos e diz a real: precisamos de caças de verdade, chega de bolsa agronegócio e fundo eleitoral de 5 bi, chega de bolsa malandro e chega de aposentadoria com 50 anos.

    Responder
  8. Roberto says:
    2 anos atrás

    Roberto Bastos,

    P mim a Fab e a marinha tem q ter caças leves, médios e pesados ou médios e pesados. Pesados p carregar grande carga de munições por exemplo p atacar portos, parques industriais, colunas de tanques etc….

    Tem q ter equipamentos e armas de diferentes fornecedores, p não ficar submissos ou dependências….

    Outra, foi o brasileiro Albertos Santos Dumont o criador do avião e nós temos muitos jovens q querem ser pilotos ou tem vocação p pilotar, outra o país é enorme como vc mencionou, e por isso deveríamos ter uma frota boa de maquinas voadoras, e de “responsa “….

    A nossa situação financeira e política é grave, com a oposição cobrando cargos, emendas parlamentar e depois vota contra, e mesmo rico naturalmente a população tem problema financeiros ou baixa renda…., por isso é necessário racionalização e inteligência p usarmos o q sobra do dinheiro público.

    Na minha ótica, é obrigatório as forças armadas terem meios e equipamentos novos, atualizados e de tecnologia. Usar parte ou totalidade do parque industrial brasileiro p fabricar as necessidades e pendências, caso não tiver, comprar do estrangeiro, mas não ficar submissos aos outros….
    Abraço

    Responder
    • Marcos Silva. says:
      2 anos atrás

      Por vc… Ainda bem que vc não decide nada nas FA’s…

      Responder
  9. Douglas says:
    2 anos atrás

    O F-16 é uma opção viável. As versões mais recentes são comparáveis ao Gripen NG. Se levarmos em conta que os F-5 e os A-1 estão no pau da goiaba e não vai ter tempo e nem recursos para substituí-los a tempo, talvez seja a única saída viável, pois daria mais um tempo para uma decisão da FAB e do poder político. Podem vir na condição em que estiverem ou até mesmo receber algum grau de modernização. Depende da disponibilidade de recursos e do cronograma de entrega. Vai ser mais um gap filler, a exemplo do que foi o M2000.

    Responder
    • Maurício Veiga says:
      2 anos atrás

      Exatamente, alguma coisa precisa ser feita o “Berço Expendido” acabou…

      Responder
  10. Roberto says:
    2 anos atrás

    Douglas,

    Se você tem um problema, o certo é entrar com a solução, crítica, queixa reclamação, zombaria não resolve….

    O q escrevo é p expressar um pensamento, raciocínio ou ideia.

    Ingênuo e infantil é os seus comentários, procura ler o q você escreve….
    Abraço

    Responder
    • Roberto Bastos says:
      2 anos atrás

      A, FAB, exército e Marinha, precisam realmente de modernizacoes nas forças. Brasil e continental, precisamos estarmos preparados. Olha o caso da Ucrânia? Quando tornou-se independente, entregou a Moscou uma grande parte do arsenal nuclear que estava no seu poder e, veja no que deu. Não e porque temos Gripen que não podemos termos outros tipos e modelos de caças. Todos as potências tem varios tipos, porque não podemos ter? Brasileiros que não entendem isso, simplesmente sao muitos burros, sem ofensa aos muares.

      Responder
    • Douglas says:
      2 anos atrás

      Repito: comentário infantil e ingênuo. Claramente você repete o que já pensaram por você, pois argumentou de maneira rasa e fantasiosa. Quer dizer então que os europeus forçaram o Putin a invadir a Ucrânia para se livrarem de material militar obsoleto? Isso aí é o tipo de coisa que sai da cabeça de uns Farinazos da vida.
      O louco invade um país, ataca deliberadamente alvos civis e o culpado disso são os europeus e os próprio ucranianos. Vai se tratar, senhor!

      Responder
    • Maroc Ponti says:
      2 anos atrás

      O rapaz norte-americano passou (e com frequência) na América do Sul puxando a compra de aviões dos EUA. Não querem vender os top (estamos muito perto deles) F-35, mas poderemos comprar os F16 ja usados e como muitos daqui notaram cheios de restrições (aonde usar, os tipos de mísseis, etc). O vizinho hispano ja anunciou que esta comprando 24 F16 usados da Dinamarca. Os EUA esta forcando a compra e a FAB da os primeiros passos de uma possível compra. Concordo com muitos daqui, e um desperdício, temos que continuar a co-desenvolver e de ter produção própria dos Gripen.

      Responder
      • Marcos Silva. says:
        2 anos atrás

        EUA forçando o Brasil a comprar caças usados???
        É sério que vc escreveu isso?

        Responder
  11. André Luís says:
    2 anos atrás

    Não aprenderam nada com o P3-Orion e com o S-2 Tracker…
    Os F-16 já estão surradaços!!! E ainda virão com tudo bloqueado, servindo apenas para lançar burras!!!
    Pelo amor de Deus! Vale mais a pena investir em A-29 Super Tucano (sim, se é pra ataque ao solo, A-29 sim senhor!) e continuar com os F-39. Num momento oportuno, adquirir um 2º lote em menor quantidade de F-39. E ir aos poucos, reequipando os esquadrões.
    F-16 só se for para ajuda a pagar o preju que os EUA estão levando na Ucrânia.

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      2 anos atrás

      EUA levando “prejú” na Ucrânia?

      T0linho…

      Responder
  12. Gabriel says:
    2 anos atrás

    Por isso que essa coisa de TOT e produção em território nacional é desperdício de dinheiro no Brasil. Do que adianta ter linha de montagem de gripen, estaleiro de submarino e fabrica de helicópteros se não tem demanda futura. As FFAA estariam muito melhor armadas e com muito mais quantidade de armamento se comprasse tudo de “prateleira” no exterior.

    Responder
    • Lt. Fabiano says:
      2 anos atrás

      Nada a ver, precisamos é alavancar nossas indústria.

      Responder
  13. Felipe says:
    2 anos atrás

    F-16 para substituir os AMX, não interfere na meta de ter 66 Gripen… creio.

    Responder
    • Alex Tiago says:
      2 anos atrás

      Felipe. Meta 66???essa meta é o próximo passou e ou final se final onde vc viu isso???houvi falar de um segundo lote de 30 e de 14 tbm. Mas nunca ouvi e ou li como meta final.

      Responder
  14. Roberto says:
    2 anos atrás

    Os eia e a eur0pa estão usando a malandragem encima da Russ1a na guerra e querem usar as reservar da Russ1a paradas nos bancos como dinheiro p indenizar a guerra, mas todos sabemos q estão usando a Ucr@n1a como buxa de canhão ou forma de substituir as velharias bélicas por novas.

    É muito grave isto, pois vão confiscar as reservas do povo russ0, e depois dizem ditadura, ditador, e aí vai provocar outros p se vingar e a forma disso será terrorismo e ataques em vários lugares do mundo, ou vão agravar a situação.

    Outros países vítimas dos eia, como Vietnam, Kor3a do Norte, 1raque q nunca encontraram as armas proibidas, países q sofrem embargos, e por aí vai… e o Brasil tem uma enorme reserva em dólares paradas nos eia rendendo quase nada de juros pode se prejudicar….

    Então é lógico e certo equipar as forças armadas com equipamentos novos e atualizados e isto terá q vir de mudanças, reformas e usar o dinheiro das reservas paradas nos eia….

    Esta é a minha humilde e modesta opinião, nada de desespero mas prevenção e racionalização…
    Namastê
    Abraço

    Responder
    • Douglas says:
      2 anos atrás

      Um texto grande, ingênuo e infantil.

      Responder
  15. Roberto says:
    2 anos atrás

    “Jogo rápido…”, “colocar na ponta do lápis ou da caneta….”, reflexao:

    Se comprar os f16 usados e antigos, vamos ter q atualiza los, e todos sabemos os esquemas de atualizações dos eia…, outra, vamos ter q comprar aviões p o revo q teoricamente será os b707 ou p3a do Deserto ou do museu, ou fazer modificações nos kc390, mais gastos…

    Os f16 será de meia vida p aposentadoria porque os eia acham o Brasil um imenso celeiro e acha q nós temos dinheiro e vão cobrar caro…., sem falar a frescura das manutenções e armas….

    Então, na matemática ou filosofia, ou na lógica ou razão, o dinheiro q vão gastar p aventurar no f16 sucatinhas ou “meia boca”, é o dinheiro q poderia comprar mais f39E/F….

    “Não se remenda tecido gasto”, Jesus Cristo.

    A Fab está estudando, então, terá q estudar certo p fazer a lição de casa….

    Aciona o jurídico da União, e procura uma empresa brasileira ou estrangeira p fabricar, produzir peças sobressalentes p os f5, a1 e até a4….
    Abraço

    Responder
    • Bernardo Santos says:
      2 anos atrás

      Cara o nome é Estados Unidos da América ou EUA OU USA em inglês.

      Responder
  16. Elias E. Vargas says:
    2 anos atrás

    Depois de tanto investimento e aparelhamento de nossa industria aeronáutica de defesa, não podemos dar dois passos pra tras e comprar aeronaves neia vida e ainda com a famosa “caixa preta” e ficar a mercê do apoio externo para manutenção.
    Já chega o abandono da Avibras que deveria ter uma solução nacional para salvaguardar nossa tecnologia duramente conseguida

    Responder
    • Leonardo Rodrigues says:
      2 anos atrás

      O país da piada pronta. Seria por acaso, matéria do 1° de abril de 2025 adiantado?

      Responder
  17. Luiz Eduardo says:
    2 anos atrás

    Estamos a beira de uma nova guerra mundial , os caças suecos não estão em prateleiras, leva muito tempo para serem entregues.
    Temos que ter as nossas capacidades preservadas, o ideal é que fossem aumentadas.
    A compra dos f16 usados seria uma excelente linha de ação.
    Esta é a minha opinião.

    Responder
  18. Alexandre says:
    2 anos atrás

    Melhor algugar alguns gripens c/d entao deve sair mais barato e nao ficaremos com sucata depois para desfazer

    Responder
  19. Mauricio fiori says:
    2 anos atrás

    Se esse movimento for parte de uma estratégia para tentar acelerar as negociações atrelando o novo pacote de gripen à venda de kc390 para a fa da suécia então é uma boa jogada. Mas nesse momento não há ameaça iminente q justifique a aquisição do f16. Aguardar o novo pacote de gripen e enquanto isso economizar o uso dos f5 e a1.

    Responder
    • Marcos Silva. says:
      2 anos atrás

      Vc precisa acompanhar melhor o que ocorre com a força aérea. Se ela diz que precisa,é porquê precisa. O Gripen não desenrola,está chegando à conta gotas. Por outro lado,os F-5 e A-1 não podem mais aguardar substituição. A FAB precisa de caças pra ontem!

      Responder
      • Leonardo says:
        2 anos atrás

        Gripen está chegando a conta gotas devido a falta de verba. Se soltarem dinheiro chegam às dezenas….

        Responder
  20. Colombelli says:
    2 anos atrás

    Nao há tempo pra um.segundo lote de gripen manter ativos esquadrões de Santa Cruz e Canoas. Se forem aeronaves em bom estado é uma boa solução ate um segundo lote do gripen.
    Depois estas aeronaves ainda podem por alguns anos aparelhar uma quarta base aerea. Manaus ou Recife pra q se tenha alerta aereo bem distribuido.
    Se nao for feita compra tampão havera um gap de cobertura em 2 anos. Nao da pra ter aeronaves so em Anapolis.
    Entao desde que nao co.prometa a aquisição do 2 lote fo gripen e não sejsm caras não vejo problema.
    O resto é exagero e choradeira sem avaliar a realidade

    Responder
    • Koprowski says:
      2 anos atrás

      …. esta é minha opinião também pois, no Brasil, principalmente em termos de aviação de caça, quase sempre tudo se arrasta, infelizmente, havendo a necessidade de caças tampões. Além do mais, defesa não se improvisa.

      Responder
    • Marcos Silva. says:
      2 anos atrás

      Exatamente!

      Responder
  21. Gabriel says:
    2 anos atrás

    Cada real gasto na compra de “novos caças velhos ” representa o mesmo valor em desinvestimento na formaçâo de engenheiros, tecnicos, infraestrutura e cadeia produtiva nacional que o gripen proporciona. Os militares sempre pensando para trás, sempre fazendo o Brasil ser menor. Lamentável.

    Responder
  22. Alexandre says:
    2 anos atrás

    Na boa…que país zoado

    Responder
  23. FERNANDO VIDAL says:
    2 anos atrás

    Essa possibilidade é de uma estupidez gigantesca! Pagamos uma fortuna pela transferência de tecnologia na aquisição dos caças Gripens para poder construí-los no Brasil e agora vamos comprar sucatas de segunda-mão. Não temos perspectiva de entrar num conflito a curto ou médio prazo. Podemos aguardar e nos virar com o que temos, comprar logo o lote adicional de Gripens aproveitando as condições do contrato original e ir espichando os prazos de entrega. Se haver necessidade urgente de aeronaves de ataque que se compre um lote adicional de AT29 para substituir os caças A1 até que se possa ter algo melhor como um M346 como caça secundário.

    Responder
    • jairo says:
      2 anos atrás

      Discordo, investir em uma segunda linha ou comprar de prateleira caças novos que na verdade são treinadores modificados não é o melhor caminho! Acredito que a Linha de montagem não do Gripen não fechara, pelo contrário, terá dificuldades de entregar a quantidade de aviões previstas dentro do prazo! O Brasil, a FAB e a Embraer terao trabalho até 2028 para concluir a entrega de todos os 36 caças já encomendados, e não acredito que iremos adquirir mais unidades nesse momento, em 2024 ou 2025, porque qualquer coisa que se adquira agora só começaria a ser entregue em 2029! O caminho mais racional para garantir a operacionalidade é adquirir uma pequena quantidade de meios de segunda mão e dentre todas as opções acredito que o F-16 é a mais segura e de mais fácil integração! São 47 F-5 e 14 A-1 que necessitam de substituição, somando a entrega dos 36 Gripens com 24 F-16, chegaríamos a 60 unidades operacionais até 2028! Permitindo entregas mais diluídas de uma nova encomenda de Gripen no futuro!

      Responder
  24. André says:
    2 anos atrás

    Vejo que o pessoal não estão levando em consideração aspectos culturais, políticos e status (situação) dos caças F5 e A1.
    Do ponto de vista cultural o Brasil é assim mesmo, o Estado Brasileiro não vê necessidade de mudar essa mentalidade de defasagem das Forças Armadas, mesmo já tendo o Brasil participado de 2 Guerras Mundiais. Mesmo se perdermos o Brasil o brasileiro ainda quer carnaval. É como se comprassem o Gripen na base do “não tem jeito, tem que comprar fazer o quê?”.

    Entra gestão, sai gestão e lá estão F5 e A1 ativos: Fernando Enrique (2 mandatos – começo do Projeto FX), 2 mandatos do Lula, 1 1/2 mandato da Dilma, Temer, Bolsonaro e finalmente quem, quem, quem LULA! Quase 15 anos de PT no poder e F5 e A1 voando – sem falar do A4! Claro, tem o Congresso também nesse caldeirão de negligência. É fácil culpar só a FAB como muitos aqui preferem passando a mão nos sucessivos governos (sem exceção). Ou seja, cada administração empurra esses caças com a barriga o que significa que se a atual gestão não comprar caças que finalmente aposentem esses “vetores” o próximo presidente completará mais um ciclo de operação desses aviões e como o governo não se manifesta sobre o assunto é exatamente o que teremos.

    Os Gripen ainda vão demorar para entrar totalmente em operação e os F5 estão totalmente defasados então, pelo que percebi dessa situação, a FAB se vê na necessidade (de novo) de encontrar um meio termo entre o novo e atrasado Gripen e o antiquado F5. E ao mesmo tempo ainda ter que encontrar um caça de ataque ao solo para se desfazer dos A1. Aí é que entra o F16! Apenas para trocar os F5/A1 e não para prejudicar o Gripen. O problema é se acontecer com os supostos F16 o mesmo com os Mirage 2000: uma “medida provisória” que não serviu para o fim que foi comprado, saindo de operação antes do caça principal entrar em serviço.
    Acho que o pessoal não entenderam isso: esses caças precisam ser substituídos ao mesmo tempo que o Gripen não está “pronto”. Gripen e F16 (dependendo da versão SE escolhida) podem fazer até um boa dobradinha – inclusive no desfile de setembro.

    Responder
  25. Douglas says:
    2 anos atrás

    Não tem grana e nem tempo pra Gripen novo, então vão na única plataforma confiável e disponível no mercado.

    Responder
    • FRANCISCO IRLAM SA SAMPAIO says:
      2 anos atrás

      Caro Douglas. Plataforma confiável? Vamos comprar velharia com um pacote milionário de modernização desses caças que por sua vez vem cheio de restrição, como os black hawk.

      Responder
      • Lobo says:
        2 anos atrás

        Puxa confesso que não entendi essa da FAB. Se precisa de mais aviões mais rápido e mais baratos que o Grippen E/F compra ou arrenda uns Grippens C/D da Suécia. Eles andaram ofertando uns para um país da Europa. Disponibilidade tem.

        Responder
        • Marcos Silva. says:
          2 anos atrás

          Vc já teve acesso à todas as informações desse POSSÍVEL COMPRA ainda nem realizada?
          Acho que não. Então esta8falando besteira…

          Responder
        • Marcos Silva. says:
          2 anos atrás

          Não existe Gropen C/D disponível!

          Responder
      • Douglas says:
        2 anos atrás

        Se tem tanta restrição assim, então porque existem tantos operadores dele no mundo? Quando de confiabilidade, estava falando sobre disponibilidade.

        Responder
      • Alexandre Fontoura says:
        2 anos atrás

        Que restrições terão os Blackhawk?

        Responder
  26. 737-800RJ says:
    2 anos atrás

    Gostar do assunto Defesa no Brasil nos faz ter essa sensação de vergonha alheia semanalmente. Definitivamente Carlos de Alves de Souza estava correto: o Brasil não é um país sério.

    Responder
  27. Mattos says:
    2 anos atrás

    Pra que isso????? joga dinheiro no buraco errado. Tá o Gripen na área, agora partir para um novo lote.

    Responder
  28. Oseias says:
    2 anos atrás

    Olha, quem pagou o tot caríssimo do Gripen, foi o governo do PT. Isso para deslanchar a indústria nacional, fomentar o emprego de alta qualidade e capacitar o país em manter os meios adquiridos. Foi construído uma fabrica, passado conhecimento e agora na hora de começar a colher frutos, obriga a FAB a comprar F-16 usados, que nada tem a ver com o planejamento do programa Gripen porque não passa recursos para seguir seus próprios planos, que na minha opinião foram acertado. Se isso acontecer tem que ser instalado uma CPI para ir a fundo disso, investimos muito dinheiro nesse programa para simplesmente abandonar. E o ministro da fazenda acha certo uma compra dessas, mandando dólares para fora, ao invés de realizar investimentos aqui. Se acontecer, tem que ser aberto uma CPI para investigar. Dinheiro publico tem dono.

    Responder
  29. Leonardo says:
    2 anos atrás

    Tá cada dia mais vergonhoso ser brasileiro e estou perdendo totalmente a vontade de acompanhar as notícias militares desse país.

    A FAB na década passada resolveu pagar uma pequena fortuna pelos GRIPEN devido ao TOT e agora não vai usar… ou seja. Pagou pela transferência de tecnologia e pela centésima vez nossos militares jogam no lixo a transferência de tecnologia.

    É a mesma coisa em TODOS os projetos militares desse país. Temos que aprovar uma lei proibindo esses incompetentes de fazerem compras com transferência de tecnologia. Eles podem fazer somente compras de prateleira, pois é isso que acontece com TODAS as compras militares que esse país fez nas últimas décadas.

    Força Aérea Brasileira = Vergonha
    Marinha Brasileira = Vergonha
    Exército Brasileiro = Vergonha

    Responder
    • João Dias says:
      2 anos atrás

      Falou tudo!

      Responder
  30. Carlos says:
    2 anos atrás

    FAB gosta de Sucata ,
    vai lá no deserto buscar lata velha enferrujada

    Responder
  31. rfeng says:
    2 anos atrás

    E de uma estupidez que nem merece um comentário sério.

    Responder
  32. Antonio says:
    2 anos atrás

    O ? gato subiu no telhado do novo lote de Grippens.

    Responder
  33. Roberto says:
    2 anos atrás

    Parabéns ao DAN, q foi averiguar a notícia q deixou toda a “a grande família de entusiastas e especialistas em temas e assuntos militares” perplexa….

    Triste foi a resposta da Fab !…

    A enorme quantia de dinheiro do contribuinte q foi gasto p aquisição e transferência de tecnologia do f39E/F, é muito alta, e os acordos com a “Saab “, e agora quer comprar caças usados “meia boca”, ou sucatas, pois o q vem de lá todos nós sabemos….

    O gasto de dinheiro e constrangimento no “meio militar mundial”, será muito alto se a Fab persistir nesta “barca furada”…., imaginem os comentários de outros entusiastas, militares e especialistas mundo afora….

    Se a desculpa for dinheiro, faça reforma administrativa pública (civil, militar e politica), corte gastos, articule e planeja uma boa reforma econômica também, com uma taxa de juros, selic decente…..

    Outra se a desculpa é a falta de peças do mercado, de todas as peças e componentes dos aviões q estão p aposentar, p a iniciativa privada copiar e produzir em solo brasileiro, ou se não acreditar nos talentos dos profissionais tupiniquins, peça p os chineses, ou iranianos, indianos, cubanos… q eles irão reproduzir ou copiar “as peças e partes “, p q possamos prolongar a vida útil dos a1 e f5, até ter as condições de fazer a aposentadoria deles por definitivo. Consulte o jurídico p fazer tal feito. Nos eia existem su27, mig29 e outros, voando com q peças de reposicao eles usam???!!!….

    O certo é acelerar a produção de f39E/F, e pedir mais lotes, inclusive p a marinha usar e substituir os antigos a4, q do último exercício feito de Brasil e eia, eles nem quiseram fazer “dogfaiter”, com os brasileiros, limitaram apenas a testes de pousos no porta avião….

    É…isso aí deve ser karma negativo da “turma”, q deboxou dos f16 argentinos…., se pelo menos fossem f16 novos com última tecnologia…., mas usados……., imaginem o preço da “bagaça”…….
    Namastê
    Abraço

    Responder
  34. Zé bombinha says:
    2 anos atrás

    A FAB entrando nos moldes EB e MB! De certa forma é vergonhoso. É incapaz de pagar um contrato no todo e ao invés de lutar por cumprir o tal contrato de uma década atrás predispõe a buscar mais alguma coisa pra dificultar a solução do primeiro! Será melhor a FAB deixar de lado esse tampão com um atraso de 10 anos e focar em obter os F39, tomara que consigam cumprir o contrato. Bom … A tendência é piorar.

    Responder
  35. Carlos says:
    2 anos atrás

    Que vergonha …
    Acorda FAB …Acorda..

    Responder
  36. Alecs says:
    2 anos atrás

    Como sempre, tudo pode acontecer, ou até mesmo nada. Pode ser pressão para melhorar preço ou financiamento com a SAAB. Mas pelo menos a nota confirmou o interesse. Os motores dos A-1 não aguentam muito mais.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Zero relação com a Saab. Os motores do A-1 não aguentam mais como vc disse.

      Responder
  37. Kornet says:
    2 anos atrás

    Se a FAB está desesperada para substituir os A1 e complementar os 36 Gripen ,comprar F 16 é racional ou mais um tiro no pé,tipo o M 2000?

    Responder
    • Alecs says:
      2 anos atrás

      Acho que o fator logístico beneficia o F-16. A quantidade de aeronaves produzidas é muito grande e há muitos fornecedores de peças. Fazendo uma analogia, é o caso dos nossos F-5 que permanecerão em serviço por mais tempo que os AMX que são mais novos, mas que foram produzidos poucos. Inclusive acho que o tampão do F-x devia ter sido F-16 usado e não os Mirage 2000.

      Responder
  38. Ricardo Santos says:
    2 anos atrás

    Boa tarde! Incapacidade, incompetência, falta de visão e conexão com a realidade da guerra atual! Um tiro no pé! A FAB dá um passo a frente e dois passos atrás, de novo? Baixamos, mais uma vez, a cabeça e o olhar, enquanto outros olham pra frente! Um atestado de falta de planejamento mínimo! Esses caças, se vierem, precisarão serem modernizados nos EUA e virão, como sempre, via FMS em conta gotas, demorando uma eternidade para serem colocados em operação! Melhor seria esperarmos por mais F-39 e extendendo um pouco mais a vida útil dos F-5M, mesmo que isso implique em desloca-los para esquadrões que opera, hoje, o A-1,mesmo que seja de forma provisória! Junto com isso o que vem mais? A desistência da conversão dos C-30 em KC-30? Com a aquisição também de KC-135 usados para apoio a esses vetores ultrapassados? O acorrentamento às condições impostas pelos norte-americanos de controle de uso desses vetores e o que poderão usar? A falta de soberania em nossas asas? Outra solução tampão? Será que não aprendemos nada em mais de 20 anos? Parece que o Brasil tem inveja ou vergonha de quem está atrás de nós em reequipamento e dos progressos alcançados com sangue, suor e lágrimas de nossos militares responsáveis por chegar onde conseguimos chegar! Uma fábrica de caças supersônicos criada e montada para apenas 15 aviões? Onde está a coerência e visão estratégica para esse investimento?

    Responder
  39. Flavio Cardia says:
    2 anos atrás

    Era mais sensato manter a FAB com Gripens e se vai comprar caças usados comprar F18 para a MB não perder sua capacidade.

    Responder
    • Wagner Pedroso says:
      2 anos atrás

      Não tem F-18 Super Hornet no mercado de usados, e os Hornets que tem no deserto estão bem usados.

      Responder
    • Douglas says:
      2 anos atrás

      Como a MB pode perder uma capacidade que não tem?

      Responder
    • Andre Mendonca says:
      2 anos atrás

      Se o problema é falta de recursos, não faz sentido escolher o F-18, pois este usa dois motores.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval