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Home Naval

Marinha italiana exerce sua opção para o quarto OPV do Orizzonte Sistemi Navali

Luiz Padilha por Luiz Padilha
06/08/2024 - 13:32
em Naval
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Gênova/Trieste/Roma, 5 de agosto de 2024 – Como parte do programa de Patrulha Offshore da Marinha italiana (OPV), Orizzonte Sistemi Navali (OSN), uma joint venture de propriedade de Fincantieri (51%) e Leonardo (49%) recebeu notificação da Marinha italiana de que exerceu sua opção para a construção do quarto navio de patrulha de próxima geração e o apoio logístico relacionado.

O valor total da operação é de cerca de 236 milhões de euros. Nos próximos dias, o Orizzonte Sistemi Navali finalizará os subcontratos notificando o exercício de opção para Fincantieri e Leonardo, com um valor respectivamente de cerca de 163 milhões de euros e 70 milhões de euros. O contrato com a Fincantieri constitui uma transação significativa da parte relacionada. Para a Leonardo, o subcontrato é uma transação relacionada à parte de menor importância, considerando seu valor e os índices de relevância aplicáveis. Ambas as transações estão de acordo com os regulamentos aplicáveis ​​e estão isentos do regime processual para transações de partido relacionado (inclusive em conjunto), de acordo com os regulamentos atuais e os respectivos procedimentos adotados.

O programa OPV, foi estabelecido para contribuir para a modernização e a renovação das unidades da Marinha italiana e responde à necessidade de garantir capacidades adequadas de presença e vigilância, patrulhamento marítimo, controle de tráfego comercial, proteção de linhas de comunicação e zona econômica exclusiva, bem como operações para proteger contra ameaças derivadas da poluição marinha, como derramamentos de líquidos tóxicos.

Com um comprimento de cerca de 95 metros, um deslocamento de 2.300 toneladas e a capacidade de acomodar 97 membros da tripulação a bordo, os novos navios de patrulha, que serão construídos no estaleiro Fincantieri de Riva Trigoso e Muggiano, serão marcados por um pacote de soluções tecnológicas, bem como padrões de excelência em automação e manobrabilidade que os tornarão adequados para operar em uma ampla gama de cenários táticos e condições climáticas.

Entre as características mais inovadoras está o cockpit naval, desenvolvido para os navios de patrulha offshore da Marinha italiana (PPAs) com base em um requisito verdadeiramente revolucionário: uma estação de trabalho integrada, co-produzida pela Leonardo e Fincantieri Nextech, que permite a conduta do navio e operações aéreas por apenas dois operadores, o piloto e o co-piloto, na ponte de comando. De fato, a partir desta estação, localizada na ponte de comando, é possível gerenciar as máquinas, lemes e sistemas de plataforma e algumas funções do sistema de combate.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Leonardo

Tags: Fincantieri - Cantieri Navali ItalianiLeonardoOcean Patrol Vessel (OPV)Orizzonte Sistemi Navali
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Comentários 4

  1. Jefferson B says:
    10 meses atrás

    Concordo com os comentários anteriores.
    O Brasil perde em não aprofundar alianças com a Itália, infelizmente ficamos aliados de países que nada soma para o Brasil, países com valores diferentes.
    No campo militar a Itália tem tudo o que o Brasil necessita, poderíamos ser parceiros no desenvolvimento de armas, seria perfeito algo nesse sentido.
    É uma pena o Brasil ser gerido dessa maneira tão desnecessária, perdendo janelas de oportunidades.

    Responder
  2. JL says:
    10 meses atrás

    Penso que se está difícil por questões financeiras construir navios de superfície(navios de combate) na quantidade que um país com o tamanho que nossa costa tem, teríamos pelo menos que ter unidades de OPV não somente no sudeste como também fazendo a patrulha no sul e ao largo da região do Pará. Acho que economizaria as unidades de combate no serviço de patrulha, porém seriam necessários pelo menos 06 unidades. Duas para cada um dos distritos acima mencionados.

    Responder
  3. dretor says:
    10 meses atrás

    interessante em. seria inteligente a MB nao confiar tanto nos alemães e franceses e abrir um 3ª vertente. um estaleiro no nordeste com parceira italiana. e ta ai um produto que estamos precisando OPV

    Responder
    • Leonardo says:
      10 meses atrás

      Eu acho esse Opv ideal pra MB. Poderia mesmo ser feito no nordeste! Nós temos um ótimo relacionamento com a Itália, já é um bom caminho.

      Responder

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