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Home Naval

COTECMAR e DAMEN assinaram contrato para a construção de uma Fragata SIGMA 10514 para a Marinha da Colômbia

Luiz Padilha por Luiz Padilha
14/08/2024 - 10:09
em Naval
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Fragata SIGMA 10514

Fragata SIGMA 10514

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Em Cartagena, o estaleiro Cotecmar e o Damen Shipyards Group assinaram o contrato de apoio técnico e o fornecimento de componentes para a construção da Plataforma Estratégica de Superficie (PES – Strategic Surface Platform). Será a primeira fragata a ser construída na Colômbia. Isso está sendo feito pelo COTECMAR com base no modelo Sigma 10514 da Damen.

O navio representa um investimento significativo no emprego local e no desenvolvimento tecnológico da indústria marítima colombiana e, portanto, na economia nacional.

O navio terá um comprimento de 107,5 metros e um feixe de 14,02 metros. Depois do México e do Brasil, a Colômbia será o 3º país da América Latina, capaz de construir esses tipos de embarcações navais complexas sob licença em seus próprios estaleiros.

A assinatura do contrato contou com a presença de Reina Buijs, embaixadora da Holanda na Colômbia, vice-almirante Juan Ricardo Rozo Obregón, Comandante da Marinha da Colômbia, vice-almirante Luis Fernando Marquez, Presidente da Cotecmar, Roland Brine, Pieter Becker, diretor comercial do programa PES Colômbia e Damen Naval.

O almirante Rozo falou de um “dia histórico, tanto para a marinha colombiana quanto para a Cotecmar”. Roland Briene acrescentou que o Damen Shipyards Group está particularmente orgulhoso de poder realizar esse pedido junto com a Cotecmar. Pieter Becker indicou que estava ansioso pelo início da construção deste navio e indicou que a ordem se devia em parte à boa cooperação que a Cotecmar e a Damen desenvolveram durante a recente construção do navio de pesquisa oceanográfica e do Ártico Simón Bolívar.

Tags: CotecmarDamen ShipyardsFragata SIGMA 10514Marinha da Colômbia
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Comentários 6

  1. Antonio says:
    9 meses atrás

    Isso sim é uma fragata, não essas porcarias dessas corvetas inúteis que contratamos…

    Responder
    • Wilson Look says:
      9 meses atrás

      Então, um navio menor e com armamento similar a Tamandaré é uma fragata, mas a Tamandaré não?

      Responder
      • Mateus Barbosa says:
        9 meses atrás

        Ai tu ver caro Wilson, um navio com deslocamento 500t menor que o nosso, boca 2 metros menor que o nosso e comprimento similar pode ser chamada de Fragata, mas é crime chamar as Tamandarés de Fragata, vai entender…

        Responder
    • Cícero Beserra says:
      9 meses atrás

      Estranho o seu comentário Antonio, pois, a Fragata Colomviana será menor e terá armamento semelhante às Tamandarés. É a síndrome de criticar por criticar? Sem ler a matéria?

      Responder
    • Roberto Land says:
      9 meses atrás

      Parece até piada!
      A Sigma 10514 era a corveta proposta pela Damen Saab no programa Corveta Tamandaré.
      Bastou a mesma corveta ser oferecida como fragata e pronto, a magica aconteceu…

      Responder
    • André says:
      9 meses atrás

      “Porcaria” e “corveta inútil”. Porcaria tem a ver com porco ou sujeira e algo mau feito. Já corveta inútil tem 2 significados, sendo a categoria e a utilidade do navio. Para o Brasil não faz mais sentido ter corveta porque nossas águas exigem navios mais capazes e se a Marinha constrói navios inúteis é porque estamos presenciando um desperdício de dinheiro público com algo dito inútil.

      Estou dissecando (analisando minuciosamente) essas suas ideias do navio, Antônio, para entendermos seu ponto de vista, embora ele não faça sentido de acordo com os antagonismos que você provocou nos comentários, mas do ponto de vista político até faz sim todo sentido e vou explicar isso mais para frente. Seu ponto de vista é tudo isso que demonstrei no primeiro parágrafo mas se você analisar melhor verá que mesmo que as Tamandaré fossem corvetas ainda assim seria um lucro para nós já que depois da extinção do Prosuper (que eram fragatas bem pesadas!) tudo o que vier em se tratando de navio escolta é vantajoso já que mesmo sendo corveta um dos objetivos desses navios é dar baixa nas fragatas velhas – que aliás nem se compara com essas “corvetas” em se tratando de poderio e sistemas. Poderio esse que poder ser usado contra as unidades no qual substituirão.

      Independente de ser fragata ou corveta é o que tem para hoje, em outras palavras antes “corvetas” úteis nem que seja para substituir os veteranos do que nada – nos obrigando a mantermos os veteranos. O mesmo governo que cancelou no passado o Prosuper é o mesmo que hoje “batiza” as Tamandaré, nos dizendo Antônio que a estagnação da Marinha é um projeto de governo onde, ao invés de termos 5 grandes fragatas (navio logístico e patrulhas oceânico), temos que ter 4 pequenas corvetas inúteis e porcas (sendo as tais 4 adicionais propaganda política e populismo). Nesse ponto de vista faz todo sentido sua crítica.

      Responder

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