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Home Naval

PROSUB – Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM) é ativado em Itaguaí

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/03/2025 - 18:59
em Naval
11
EMIM faz parte do Complexo Naval de Itaguaí

EMIM faz parte do Complexo Naval de Itaguaí

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A Marinha do Brasil (MB) realizou nesta segunda-feira (17), a Mostra de Ativação do Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM). O EMIM tem uma área construída de cerca de 14 mil m² e foi criado com a missão de gerenciar e executar as atividades de manutenção dos sistemas das plataformas de navios, em especial de submarinos, buscando prover facilidades portuárias aos meios navais da MB.

O Estaleiro é uma realização prevista no Programa de Submarinos(PROSUB), e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC do Governo Federal.

A Organização Militar é subordinada à Diretoria Industrial da Marinha e está instalada no Complexo Naval de Itaguaí. No EMIM vão trabalhar 295 militares especializados: engenheiros, técnicos na área de mecânica, motores, metalurgia, eletrotécnica, estruturas navais, além de técnicos administrativos. Foi feita uma parceria com o Senai para a realização de cursos de qualificação técnica para os profissionais. O estaleiro é dividido em 8 oficinas, equipadas com modernas máquinas de usinagem e conta com um robusto Ship Lift (elevador de navios) com capacidade para suportar até 8 mil toneladas, destinado às operações de docagem de submarinos.

Cerimônia foi realizada em uma das áreas de oficina do EMIM, em Itaguaí

A cerimônia de Mostra de Ativação do Estaleiro foi presidida pelo Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, e contou com a presença do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista, do Ex-Ministro Márcio Fortes, além de outras autoridades da Marinha do Brasil e da tripulação do EMIM.

Leitura da Ordem do Dia realizada pelo CEMA Almirante de Esquadra Silva Lima

“O EMIM poderá propiciar condições de uso dual na interação com a construção naval e sociedade civil, a partir de parcerias em áreas de formação técnica com escolas, faculdades e instituições profissionalizantes; bem como promover a realização de serviços conjuntos com empresas que atuem em atividades correlatas, com potencial de tornar-se um importante polo de desenvolvimento social e econômico regional” destacou o CEMA, Almirante de Esquadra Silva Lima.

Estaleiro fará manutenção dos sistemas das plataformas de navios e submarinos

Na cerimônia, o Capitão de Fragata Engenheiro Naval, Charles Fernandes da Silva tomou posse como primeiro diretor do estaleiro e destacou a importância do investimento na modernização e na capacitação da força de trabalho: “Este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do poder naval, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil para, de maneira autóctone, prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania. Vale destacar que o EMIM se junta às demais organizações militares do âmbito do PROSUB, que estão promovendo avanços tecnológicos consideráveis nesta região, contribuindo para seu desenvolvimento urbano e industrial.”

Para Itaguaí, a presença da nova organização militar gera empregos diretos e indiretos, impulsiona o desenvolvimento de infraestrutura local e atrai investimentos relacionados ao setor naval e de defesa, beneficiando a economia regional. A localização estratégica da Ilha da Madeira, no Rio de Janeiro, permite que o EMIM atenda de forma rápida e eficiente as embarcações que operam na região Sudeste. Além disso, a proximidade com a Base de Submarinos facilita a logística e o transporte de peças.

FONTE e FOTOS: MB

Tags: EMIM - Estaleiro de Manutenção da Ilha da MadeiraMarinha do BrasilPROSUB
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Comentários 11

  1. Daniel Cavalcante says:
    2 meses atrás

    Me chamo Daniel Cavalcante
    Sou caldeireiro e estou me candidatando a uma vaga de caldeireiro, tenho interesse de fazer parte da equipe.
    Tenho caldeireiro na carteira digital e física.

    Responder
  2. Oswaldo Neves says:
    2 meses atrás

    Sou da opinião de que a MB deveria preservar a parte histórica da Ilha das Cobras e negociar a área do AMRJ , que possui grande potencial turístico , e com o valor arrecadado investir , ainda mais , no EMIM. O AMRJ já está no seu limite e aquela área é bastante valorizada.

    Responder
  3. Daniel Cavalcante says:
    2 meses atrás

    Olá me chamo Daniel Cavalcante e estou me candidatando a uma vaga de caldeireiro..

    Responder
  4. Daniel Cavalcante says:
    2 meses atrás

    Me chamo Daniel Cavalcante
    estou me candidatando a uma vaga de caldeireiro.

    Responder
  5. Carlos José Pedrosa says:
    2 meses atrás

    Excelente! Enche-nos de satisfação poder com provar a evolução da nossa Marinha, Continuem assim, fazendo justa `à herança do Almirante Tamandaré e do marinheiro Marcílio Dias.

    Grande e fraternal abraço

    BRASIL ACIMA DE TUDO!

    Responder
  6. Carlos José Pedrosa says:
    2 meses atrás

    Caros amigos.

    Sou catarinense de Biguaçu, mas resido em Maceió, AL, desde que Cabral descobriu o Brasil. Anotem meus dados e fiquem à vontade. Sou muito ligado aos assuntos das nossas Forças Armadas – principalmente Marinha – e da defesa nacional, de um modo geral. Estou sempre à disposição de quem tem os mesmos interesses.

    BRASIL ACIMA DE TUDO¹

    Carlos José Pedrosa
    Maceió, AL

    Responder
  7. André says:
    2 meses atrás

    Aproveitando a fase de flutuação da Tamandaré o navio poderia ser levado para esse estaleiro para um período de testes. E o certo seria executar esse trabalho na fase de construção do navio mesmo já que ele está quase entrando em um processo de testes de cais, máquinas, avaliações etc.
    Agora esse nome para o estaleiro não achei legal: “Emim”! Esquisito.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 meses atrás

      Andre o EMIM não é um novo estaleiro, ele é aquele prédio à esquerda do Main Hall. Será lá que os submarinos serão levados para a manutenção, deixando o main Hall livre para a construção de novos meios.

      Responder
      • André says:
        2 meses atrás

        Sim Padilha, entendi que se trata de um componente do complexo e não o todo. Quando falei estaleiro estava me referindo a esse prédio de manutenção. Quanto ao deslocamento da Tamandaré para o tal “Emim” seria uma oportunidade de ver o shiplift operando com esse tipo de navio.Tenho curiosidade em ver como os trilhos do cais deslocando os navio de lado para posicioná-los no prédio.

        Responder
  8. Fabio says:
    2 meses atrás

    Boa noite Padilha seria utopia esperar a construção do quinto submarino SBR?

    Obrigado
    Abs.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 meses atrás

      O futuro do PROSUB a Deus pertence!

      Responder

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