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Home Aviação

Não, não há um ‘Kill Switch’: Pentágono tenta tranquilizar parceiros internacionais do F-35

Luiz Padilha por Luiz Padilha
19/03/2025 - 22:55
em Aviação
9
Caças F-35A Lightning II - Foto:  Keagan Lee, USAF

Caças F-35A Lightning II - Foto: Keagan Lee, USAF

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O Pentágono tentou hoje tranquilizar seus parceiros internacionais no programa F-35 de que não há um “interruptor de segurança” no caça furtivo que os EUA poderiam usar para torná-lo ineficaz, o sinal mais recente de que há preocupações reais no exterior sobre a administração americana do programa em meio a tensões com aliados históricos.

“Não há um kill switch”, disse o Joint Program Office (JPO) para o programa F-35 em uma declaração. “O programa opera sob acordos bem estabelecidos que garantem que todos os operadores do F-35 tenham as capacidades necessárias para sustentar e operar suas aeronaves de forma eficaz. A força do programa F-35 está em sua parceria global, e continuamos comprometidos em fornecer a todos os usuários a funcionalidade e o suporte completos de que eles precisam.”

A discussão sobre um potencial kill switch surgiu no início deste mês em reportagens de notícias europeias, na esteira da decisão do presidente Donald Trump de pausar a ajuda militar à Ucrânia. Autoridades estrangeiras negaram a ideia na época, mas a preocupação pareceu derivar mais geralmente do fato de que o F-35, movido pela tecnologia, depende de atualizações contínuas dos EUA, especialmente para o software complexo do avião, bem como suporte logístico. O programa F-35, para o qual a gigante aeroespacial americana Lockheed Martin é a principal contratada, inclui 19 parceiros ou clientes internacionais.

“[Ele] não é um interruptor eletrônico de desligamento. Os EUA também não podem assumir o controle remoto do F-35”, disse Stacie Pettyjohn, diretora do programa de defesa do Center for a New American Security, ao Breaking Defense. “Mas ao cortar o suporte de manutenção, as remessas de peças de reposição e cortar os F-35s estrangeiros das redes de computadores dos EUA, a aeronave seria rapidamente prejudicada.

“Sem essas atualizações de software, os F-35s poderiam voar, mas teriam muito mais probabilidade de serem abatidos pelas defesas aéreas inimigas. Além disso, sem mantenedores e peças de reposição dos EUA, seria difícil manter a aeronave voando por muito tempo, pois é um sistema de armas incrivelmente complexo”, disse ela.

Desde aqueles relatos iniciais na imprensa europeia, autoridades de dois aliados americanos, Portugal e Canadá, disseram publicamente que seus ministérios da defesa estão reexaminando suas futuras opções de caças à luz das novas realidades geopolíticas. Embora Lisboa não tenha se comprometido com um caça de última geração, Ottawa planejou comprar quase 90 F-35As dos EUA. Está sob contrato para prosseguir com os primeiros 16, o departamento de defesa do Canadá disse ao Breaking Defense na segunda-feira, que está fazendo sua “lição de casa” sobre se os jatos restantes ainda são do melhor interesse do Canadá enquanto uma guerra comercial com os EUA ferve.

“Para deixar claro, não estamos cancelando o contrato do F-35, mas precisamos fazer nossa lição de casa, dado o ambiente em mudança, e garantir que o contrato em sua forma atual seja do melhor interesse dos canadenses e das Forças Armadas Canadenses”, disse Laurent de Casanove, secretário de imprensa do Ministro da Defesa Canadense Bill Blair, em um comunicado.

Em sua declaração de hoje, o JPO reiterou que a natureza internacional do programa está entre seus maiores trunfos.

“O F-35 foi concebido, desenvolvido e continua a ser operado e sustentado como uma plataforma conjunta/de coalizão, construída em parcerias fortes com aliados dos EUA e nações parceiras em todo o mundo”, disse a declaração. “Desde seu início, o F-35 tem sido um esforço colaborativo, integrando a expertise e as contribuições de vários países para garantir que atenda às necessidades operacionais de todos os seus usuários.”

F-35A completando 500 horas de vôo

A Lockheed, em sua própria declaração, disse que a empresa “está comprometida em ajudar nossos clientes a fortalecer seu poder aéreo e segurança com o F-35. O programa F-35 recentemente ultrapassou 1 milhão de horas de voo em 16 serviços militares que voam a aeronave. Continuamos comprometidos em fornecer o confiável e capaz F-35 para permitir que nossos clientes concluam suas missões e voltem para casa com segurança.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Tags: F-35A Lightning IILockheed Martin
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Comentários 9

  1. Gilberto Rezendw says:
    2 meses atrás

    La garantia so Jo…
    Acredita quem quiser.
    Dois sistemas chaves estão sob domínio americano o ALIS e todo o software de missão com MILHÕES de linhas de código;
    Acredita nesta platitude quem é ingênuo ou sem qualquer noção do que são os planejadores militares Americanos…

    Responder
  2. Colombelli says:
    2 meses atrás

    O botao nao existe.
    Mas equivalente a ele é a falta de suporte logistico.
    O amadorismo e a arrogância de Trump solaparam a confiança externa nos EUA.
    Demorará décadas pra sanear isso.
    Internamente acertou muito ( embora por motivo errafo: vingança).
    Externamente ele é um desastre sem precedentes. Quanto tempo o conglomerado bélico dos EUA deixará elr governar?

    Responder
  3. Adriano Madureira says:
    2 meses atrás

    Agora é tarde,a confiança acabou e ninguém quer confiar em um país onde seu presidente é um ser instável e imprevisível…

    Sem esquecer uma pitada de arrogância, narcisismo, egocentrismo e megalomania.

    Responder
    • Francisco says:
      2 meses atrás

      Adriano vocês está confundindo os fatos, na realidade o que está ocorrendo é uma guerra ideológica entre governantes, e nesse ponto não há surpresa, o vice foi muito claro e direto em seu discurso na Alemanha quando afirmou que os EUA não querem parceiros que não compartilhem dos mesmos valores americanos “valores descritos na constituição dos EUA”, agora nos diga diante do que foi dito pelo vice a desconfiança e a preocupação é de quem?

      Responder
    • Colombelli says:
      2 meses atrás

      Vc está correto.
      Mais errado do que o que foi feito é a forma como foi. Quebrou a confiança de 80 anos e isso durará por décadas.
      E o ataque de Trump externamente nao é a governos ou ideologias. Tornou se um ataque à nações. Maior erro diplomatico ja cometido pelos EUA

      Responder
      • Francisco says:
        2 meses atrás

        As pessoas esquecem que quem atacou o Trump primeiro durante a campanha entre outros líderes (incluso o nosso) foram os líderes europeus, a desconfiança vai durar até a Rússia, China ou outro avançar sobre os europeus, o melhor exemplo foi a suspensão do apoio americano para a Ucrânia e o resultado disso, a Rússia literalmente atropelou os ucranianos e por tabela humilhou e desmascarou os europeus que não foram capaz de fazer nada e o desespero ficou evidente, a realidade é que os EUA vivem normalmente sem a OTAN, já a OTAN sem os EUA não passa de uma sigla.

        Responder
  4. Plínio says:
    2 meses atrás

    É claro que os americanos envolvidos com o programa do F-35 vão negar, mas a dúvida já foi posta, a pulga atrás da orelha está lá, e isso basta, boa sorte para quem comprar esse cavalo de Troia.

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      2 meses atrás

      O “Kill switch” do F-35 está no mesmo nível de “a culpa da guerra na Ucrânia é da expansão da OTAN” ou seja, mais uma fake news. E a fonte da primeira fake news provavelmente é a mesma da segunda. rs!

      E logicamente nem vou falar da expressão “cavalo de Troia” digna do Centro Ac@dêmico do DCE rs

      Responder
      • Plínio says:
        2 meses atrás

        Ou no mesmo nível das “armas de destruição em massa do Iraque”, né? Hehehe

        Responder

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