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Home Naval

Grécia pode comprar duas fragatas FREMM que a Marinha Italiana está se preparando para desativar

Luiz Padilha por Luiz Padilha
29/03/2025 - 11:23
em Naval
12
Fragata FREMM Antonio Marceglia

Fragata FREMM Antonio Marceglia

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De acordo com o meio de comunicação local Doureios, em 23 de março, o governo italiano teria notificado seu homólogo grego sobre a disponibilidade de duas fragatas FREMM (classe Carlo Bergamini) para possível transferência até o final da década, especificamente os navios Carlo Bergamini (F 590) e Virginio Fasan (F 591). A compra em questão dependeria em grande parte da entrega de novos navios da variante FREMM EVO para a Marinha Italiana, embora já esteja sendo avaliada pelo Ministério da Defesa grego.

Expandindo alguns detalhes apresentados no relatório, as fragatas oferecidas pelo governo italiano seriam de duas variantes diferentes, a saber, uso geral (GP) no caso do Carlo Bergamini e guerra antissubmarino (ASW) no caso do Virginio Fasan. Ambas as embarcações estão em serviço há doze anos. Especificamente, 2028 seria estabelecido como a data a partir da qual esses navios seriam liberados para transferência, data próxima à estipulada para a chegada das novas fragatas FREMM EVO (2029 e 2030).

Também deve ser esclarecido que não há planos para considerar um número maior de fragatas para transferência em um futuro próximo, algo que já havia sido declarado em reportagens anteriores da imprensa local. A este respeito, vale ressaltar que a Marina Militare conta com um total de quatro fragatas FREMM configuradas para uso geral, além de outras quatro da variante ASW mencionada anteriormente; Espera-se que duas fragatas GP-e entrem em serviço.

Fragata FREMM Carlo Bergamini

Lembrando também algumas características das embarcações objeto desta possível compra pelo governo grego, cabe mencionar que ambos os navios têm 144,6 metros de comprimento e deslocamento de 6.700 toneladas, sendo capazes de atingir velocidades de até 27 nós. Projetados para missões multifunção, os navios contam com células SYLVER A50 VLS equipadas com mísseis Aster 15 ou 30, torpedos MU90 e um canhão SR OTO Melara Otobreda de 76/62 mm, além de um Otobreda de 127 mm, além de radares AESA avançados e capacidade de implantar helicópteros de até 10 toneladas. A variante ASW adiciona o sonar CAPTAS-4 e o sistema UMS 4110 CL às suas capacidades para expandir suas capacidades de detecção de submarinos inimigos, incorporando também mísseis MILAS para sua neutralização.

Fragata FREMM Virginio Fasan

Por fim, vale lembrar que Atenas está atualmente passando por um processo mais amplo de renovação das capacidades de sua Marinha, processo que já foi questionado pelo vice-almirante Ioannis Drymousis, atual comandante da Marinha Helênica, que o considerou insuficiente para enfrentar os desafios geopolíticos no Mar Egeu e no Mediterrâneo. Em detalhes, a Marinha Helênica está trabalhando para formar uma nova frota de fragatas da classe Belharra (FDI) fabricadas pelo Naval Group, ao mesmo tempo em que moderniza suas quatro MEKO 200HNs. A empresa também está considerando modernizar seus submarinos da classe Papanikolis.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Zona Militar

Tags: Fragata FREMMFragata FREMM EVOITS Carlo BergaminiITS Virginio FasanMarinha da GréciaMarinha Italiana
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Comentários 12

  1. Fabio says:
    2 meses atrás

    Boa noite Padilha o PFCT entrou no PAC defesa será que teremos mais 4 fragatas?

    Obrigado
    Abs.

    Responder
  2. Nunes-Neto says:
    2 meses atrás

    Essa é a forma de paises com capacidade técnica de construção,mas com marinhas pequenas, menos de 20 combatentes principais,manterem sua industria ativa,vender navios novos, ou em finalização,para poderem construir outros e manter a industria ativa.Seriam ótimos para a MB,mas nao temos dinheiro para os projetos que estamos tocando, imagina para navios caros como esses,preferivel 3 ou 4 Tamadares ,infelizmente estamos assim.

    Responder
  3. Bueno says:
    2 meses atrás

    eu torcia pela Fincantieri no certame das Corvetas Tamandares da MB por vários motivos e um deles era o repasse de 2 Fragatas.
    Os Alemães já demonstraram que não são confiáveis com seus parceiros, já ferraram com a Inglaterra no caso dos Caças Eurofighter Typhoon, e com o Brasil não será diferente , Barraram no porto o Centrauro II e bolquearam a Venda do Guarani.

    Responder
  4. Leo Costa says:
    2 meses atrás

    Boa noite a todos.
    Padilha..
    Ñ seriam essas duas q teriam sido oferecidas ao Brasil em 2019??

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 meses atrás

      Não. Eram outras.

      Responder
      • Leo Costa says:
        2 meses atrás

        OK

        Responder
  5. Francisco says:
    2 meses atrás

    É uma bela fragata, tive a oportunidade de ver a F 594 bem de perto no porto de Nápoles.

    Responder
  6. Paulo Sollo says:
    2 meses atrás

    Impressionante a marinha italiana pôr a venda com apenas 12 anos de uso estas Fragatas excelentes, muito bem equipadas e armadas. Um baita presente para os gregos.

    É neste tipo de oferta que mb deveria focar, mas por aqui, a torcida que ama a Royal Navy reza para que a mb adquirira as jurássicas Type 23 com décadas de uso e se dissolvendo em ferrugem.

    Responder
  7. Maurício matos says:
    2 meses atrás

    Tinha que ser uma compra de governo para governo uma FREMM dessas vale por duas Tamandaré e colocaria nossa MB em outro patamar se queremos ser grande temos que pensar grande .

    Responder
  8. Antonio says:
    2 meses atrás

    Fragatas FREMM com 12 anos de uso?! Isso sim é uma bela compra de oportunidade!

    Responder
    • André says:
      2 meses atrás

      O texto informa que elas só estarão a disposição para venda em 2028 (2º parágrafo), ou seja, quando estiverem com 16 anos. Que também é bem “nova” para os padrões do Brasil pelo menos.

      Responder
  9. Wellington says:
    2 meses atrás

    Embarcações excelentes. Seria uma baita compra de oportunidade para MB se tivéssemos cacife pra isso, ou temos e são usados de forma incorreta, sei lá, discussão chata essa rsrr..
    Ainda mais se tratando de embarcações com 12 anos de uso.

    Responder

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