Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Entrevistas

LAAD: DAN entrevista Ahmet Akyol, Presidente e CEO da ASELSAN

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
02/04/2025 - 06:46
em Entrevistas
0
0
compartilhamentos
392
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

Por ocasião da LAAD 2025, o Defesa Aérea & Naval entrevistou o senhor Ahmet Akyol, Presidente e CEO da ASELSAN, empresa líder em defesa na Turquia.

Conheça abaixo os planos da ASELSAN para o Brasil e América Latina, que visa aprimorar o seu papel na região fornecendo soluções inovadoras e programas de modernização com boa relação custo-benefício, alavancando a indústria de Defesa no Brasil.

DAN – A indústria de defesa da Turquia ainda não é conhecida no Brasil. Qual é a estratégia para trazer a ASELSAN para o mercado brasileiro e latino-americano? Qual é o foco da empresa?

AHMET AKYOL – A ASELSAN vê a América Latina, particularmente o Brasil, como um mercado estratégico em sua expansão global, com foco em sistemas de orientação de precisão, soluções de segurança pública e programas de modernização com boa relação custo-benefício. Ao alavancar a bem estabelecida indústria de defesa do Brasil, pretendemos estabelecer parcerias de longo prazo que promovam a transferência de tecnologia, produção local e desenvolvimento conjunto.
A ASELSAN tem uma vasta experiência na modernização de plataformas terrestres, aéreas e navais, assegurando que podemos fornecer soluções econômicas e de alto desempenho adaptadas às necessidades da região, contribuindo simultaneamente para o crescimento da indústria local. As nossas ofertas também apelam aos objetivos de modernização da defesa do Brasil, enfatizando sistemas de radar e de guerra eletrônica, soluções de comunicação seguras e atualizações de plataformas.
Para além do Brasil, estamos aumentando o nosso papel em toda a América Latina, com um escritório regional no Chile e colaborações em curso em tecnologias de eletrônica de defesa, vigilância e contra-UAV. O nosso compromisso é fornecer soluções prontas para a missão que fortaleçam a infraestrutura de defesa, melhorem as capacidades de segurança e criem ecossistemas de defesa sustentáveis e localizados na região.

DAN – Nos últimos anos, o Brasil tem optado por comprar equipamento militar com transferência de tecnologia. A ASELSAN está disposta a compartilhar a sua tecnologia com o Brasil? Como é que isso poderia acontecer?

AHMET AKYOL – A ASELSAN reconhece plenamente a ênfase do Brasil na transferência de tecnologia e na produção local em aquisições de defesa e está preparada para apoiar estas prioridades através de colaboração industrial, localização e iniciativas de desenvolvimento conjunto. Em vez de nos concentrarmos apenas na venda de um sistema, nos concentramos na construção de parcerias de longo prazo que fortaleçam a indústria de defesa do Brasil e aumentem a sua autossuficiência em tecnologias críticas.
Um exemplo primário do nosso compromisso com os esforços de modernização local é o nosso trabalho em curso com as Forças Terrestres Chilenas para atualizar os seus blindados Leopard 2A4. Este projeto reflete a capacidade da ASELSAN de integrar soluções avançadas enquanto trabalha em estreita colaboração com parceiros locais, garantindo que os esforços de modernização sejam adaptados às necessidades nacionais.
A mesma abordagem pode ser aplicada no Brasil, onde a ASELSAN está pronta para colaborar com o ecossistema de defesa local para apoiar a modernização de plataformas militares, garantindo que a transferência de conhecimento e a cooperação industrial permaneçam no centro do nosso compromisso.
Nós nos envolvemos ativamente com instituições governamentais e empresas de defesa locais para explorar acordos de compartilhamento de tecnologia, modelos de coprodução e esforços conjuntos de P&D. Ao integrar os nossos sistemas de orientação, soluções de guerra eletrônica e tecnologias de comunicação seguras na infraestrutura de defesa do Brasil, pretendemos fornecer soluções personalizadas que se alinham com os objetivos de modernização do país, promovendo simultaneamente o crescimento econômico e tecnológico.
Além do Brasil, a ASELSAN vê a América Latina como uma região estratégica chave e está ansiosa para expandir parcerias, estabelecer linhas de produção locais e facilitar acordos de transferência de tecnologia que beneficiem as indústrias de defesa regionais. O nosso objetivo é apoiar os esforços de modernização em toda a região, assegurando que as nações latino-americanas têm acesso a soluções de defesa rentáveis e prontas para a missão, desenvolvidas em colaboração com as partes interessadas locais.

DAN – O Brasil precisa modernizar a sua frota de MBTs Leopard. Como a Aselsan pode ajudar o Exército Brasileiro a realizar este objetivo? Como foi o processo com o Leopard 2A4 chileno?

AHMET AKYOL – A ASELSAN está bem equipada para apoiar a modernização do Leopard do Brasil, com base na sua bem-sucedida atualização dos Leopard 2A4 das Forças Terrestres Chilenas. A nossa abordagem melhora o poder de fogo, a capacidade de sobrevivência e o conhecimento do campo de batalha, garantindo que as plataformas antigas permaneçam competitivas na guerra moderna.
Na modernização do Leopard 2A4 do Chile, a ASELSAN integrou sistemas avançados de controle de tiro, miras eletro-ópticas e sistemas de gestão do campo de batalha, melhorando significativamente a precisão dos alvos e a eficácia operacional. Essa experiência fornece uma base sólida para a adaptação de uma atualização semelhante para a frota do Brasil, garantindo a compatibilidade com a infraestrutura e as necessidades operacionais existentes.
Para além das melhorias no poder de fogo, a ASELSAN é uma das poucas empresas de defesa capaz de integrar todos os subsistemas eletrônicos críticos de um MBT. Isto inclui sistemas de proteção ativa (APS) como o AKKOR e o PULAT, que defendem contra ATGM, melhorando ainda mais a capacidade de sobrevivência.
Para a frota brasileira do Leopard, a ASELSAN está preparada para colaborar com a indústria local, assegurando a transferência de tecnologia e a manutenção a longo prazo localmente. Ao integrar sistemas eletrônicos de última geração, mantendo a compatibilidade com as plataformas existentes, a ASELSAN oferece uma solução de modernização rentável que prolonga a vida útil operacional, melhora a letalidade e aumenta a eficácia geral do combate.

DAN – O senhor poderia falar mais sobre o sistema de proteção de helicópteros/aeronaves YILDIRIM 100? Que aeronaves o utilizam atualmente e quais as que já estão integradas?

AHMET AKYOL – O YILDIRIM 100 é o sistema de contramedidas de infravermelho (DIRCM – directed infrared countermeasure) no estado da arte da ASELSAN, concebido para proteger helicópteros e aeronaves de asa fixa contra ameaças de mísseis guiados por infravermelho. O sistema fornece deteção automática, rastreamento e interferência contra mísseis de busca de calor, aumentando significativamente a capacidade de sobrevivência da plataforma em ambientes de alta ameaça. Ao utilizar uma configuração de torre dupla, o YILDIRIM 100 emprega unidades de rastreio precisas e emissor laser de alta potência para perturbar eficazmente os sistemas de orientação de mísseis. O sistema funciona em conjunto com vários sistemas de alerta de mísseis e lançadores de Flare, garantindo uma integração perfeita e uma resposta rápida às ameaças aéreas em evolução.
O YILDIRIM 100 foi concebido para uma ampla compatibilidade com diferentes aeronaves de asa fixa e rotativa, assegurando capacidades de auto-proteção melhoradas para os meios de aviação militar em ambientes modernos de combate aéreo. Estão em curso esforços de integração e, até ao final de 2025, prevê-se que o sistema seja integrado no helicóptero S70, nas plataformas HÜRJET, ANKA III, KIZILELMA e AKINCI. Além disso, a ASELSAN está desenvolvendo uma versão avançada, o YILDIRIM 300, especificamente para aviões de combate de alto desempenho. Com a sua arquitetura modular, o YILDIRIM 100 permanece adaptável à várias plataformas, proporcionando uma defesa crítica contra ameaças guiadas por infravermelhos e aumentando a capacidade de sobrevivência em espaços aéreos contestados.

DAN – No atual mercado de USVs, quais as caraterísticas do MARLİN para competir com outros USVs?

AHMET AKYOL – O MARLİN é um veículo de superfície não tripulado de última geração desenvolvido pela ASELSAN, concebido para guerra eletrônica, ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance), bem como para a proteção de infraestruturas críticas. Com a sua arquitetura modular, pode ser configurado para diferentes necessidades operacionais, garantindo a adaptabilidade em várias missões navais. A experiência da ASELSAN em sistemas navais permite que o MARLIN seja integrado em futuros conceitos navais, melhorando a consciência situacional marítima e proporcionando um efeito multiplicador de forças em ambientes de alta ameaça.
A família de USVs MARLİN foi concebida para realizar várias missões de guerra naval, aproveitando a vasta gama de produtos da ASELSAN e a arquitetura de sistema adaptável. Pode ser configurada para guerra antissubmarino, guerra antissuperfície, guerra eletrônica, contramedida de minas e guerra antiaérea. Ao cobrir estes domínios operacionais, o MARLİN oferece uma solução de guerra naval abrangente, integrando-se perfeitamente nas forças navais modernas e futuras.
O MARLİN emprega algoritmos de planejamento de missão e direcionamento baseados em inteligência artificial, melhorando significativamente a eficiência operacional, reduzindo os riscos e melhorando as taxas de sucesso da missão. A tomada de decisões baseada em IA permite uma identificação mais rápida de ameaças, estratégias de envolvimento adaptativas e operações autônomas otimizadas, tornando-o um recurso essencial na guerra naval moderna.
Equipado com sistemas avançados de comunicação e posicionamento, o MARLİN opera sem problemas em condições de guerra eletrônica, garantindo a continuidade da missão mesmo em ambientes contestados. A arquitetura de autonomia do ASELSAN permite operações híbridas de enxame e conjuntas, tornando-o altamente eficaz para missões anfíbias, proteção de portos e bases e consciência situacional naval.
O MARLİN apresenta um design de sistema de arquitetura aberta, permitindo uma integração perfeita de novas tecnologias e garantindo uma eficácia operacional a longo prazo. Esta abordagem aumenta a escalabilidade, o potencial de atualização e a relação custo-benefício, tornando-o uma solução para a evolução das ameaças marítimas e dos avanços tecnológicos.
Com as suas capacidades de guerra eletrônica de ponta, flexibilidade operacional multi-domínio e autonomia orientada por IA, o MARLİN destaca-se como uma das mais avançadas soluções de veículos de superfície não tripulados no mercado global de defesa naval, proporcionando vantagens estratégicas para as marinhas modernas e futuras.

DAN – Além do radar CENK 400-N, que outros produtos produzidos pela ASELSAN estão presentes nas fragatas da classe Istambul?

AHMET AKYOL – A ASELSAN desempenha um papel fundamental no equipamento de plataformas navais modernas com tecnologias de ponta, e a sua experiência na modernização naval é exemplificada pelas suas contribuições para as fragatas da classe İstif. Estes navios estão equipados com sistemas de radar e de guerra eletrônica da ASELSAN, sistemas eletro-ópticos, sistemas de comunicação integrados, sistemas de armas, sistemas de sonar e sistemas de navegação, assegurando uma maior eficácia operacional em ambientes marítimos complexos.
Entre os principais sistemas da ASELSAN a bordo das fragatas da classe İstif, o radar de busca CENK 400-N fornece capacidades avançadas de vigilância e rastreio, enquanto o radar de controle de tiro AKREP 300-N assegura um combate preciso aos alvos. O sistema de ataque eletrônico AREAS-2NC/E e o sistema de apoio eletrônico ARES-2N/NGE melhoram as capacidades de guerra eletrónica das fragatas, oferecendo uma maior capacidade contra as ameaças modernas. Além disso, o sistema de lançamento de decoy KARTACA-N e o sistema avançado de alerta laser LIAS 200-N contribuem para as medidas de auto-proteção dos navios.
Os sistemas de armas a bordo incluem o sistema de armas estabilizadas SMASH 200/25, o sistema de lançamento de torpedos ZIPKIN 100/D e o sistema de armas de proximidade GÖKDENİZ 100/35SA (CIWS), proporcionando uma defesa em camadas contra ameaças aéreas e de superfície. As capacidades submarinas são reforçadas pelo sistema de contramedidas de torpedos HIZIR 100N e pelo sistema de sonar montado no casco FERSAH 100N/MF, assegurando capacidades efectivas de guerra antissubmarino.
Os sistemas integrados de comunicação e navegação da ASELSAN, tais como os sistemas de comunicação por satélite AcroSAT X150-M e AcroSAT Ku120-M, o sistema de comunicação integrado GEMS e o sistema IdentIFF M5 TPX & I/LR IFF, proporcionam uma conetividade segura e eficiente para as operações navais. As melhorias eletro-ópticas e de consciência situacional incluem o diretor eletro-ótico AHTAPOT 100, o sistema de busca e rastreamento infravermelho PİRİ 100 e o sistema de giroscópio ANS 510-M, oferecendo capacidades de vigilância e direcionamentos em tempo real.
A ASELSAN não apenas fornece soluções de modernização de ponta para plataformas navais existentes, mas também equipa navios de guerra recém-construídos com sistemas de combate de última geração, garantindo que tanto os navios antigos quanto os de próxima geração permaneçam operacionalmente superiores em ambientes marítimos em evolução. Com a sua experiência na modernização de fragatas da classe MEKO para a Marinha Turca, a ASELSAN desenvolveu uma abordagem abrangente e modular que pode ser adaptada a várias plataformas navais, incluindo as da América Latina. As nossas soluções de modernização centram-se na integração de sistemas avançados de gestão de combate, radares de vigilância, sistemas de controlo de tiro, capacidades de guerra eletrônica e redes de comunicação seguras, melhorando significativamente a consciência situacional, as capacidades de autodefesa e a eficiência da missão.
A experiência da ASELSAN na atualização de sistemas de combate naval estende-se para além da Turquia, como demonstrado na sua colaboração em curso com a Marinha Argentina para a modernização do MEKO 360. Através de visitas técnicas e avaliações aprofundadas, a ASELSAN concebeu um pacote de atualização que melhora a funcionalidade do sistema de combate, assegurando simultaneamente uma integração perfeita com as estruturas navais existentes. Uma abordagem semelhante pode ser aplicada a outras marinhas latino-americanas que procuram prolongar a vida útil e a eficácia de combate das suas frotas. Ao alavancar sua extensa experiência, a ASELSAN oferece soluções de modernização naval sob medida, econômicas e prontas para a missão, garantindo que as marinhas parceiras permaneçam preparadas para combater as ameaças marítimas emergentes com tecnologias de defesa de ponta.

Tags: AHMET AKYOLAselsanLAAD 2025LAAD Defence & SecurityRio de JaneiroRiocentroTurquia
Notícia Anterior

IACIT assina contrato com FINEP para desenvolver sistema de controle de drones e carros voadores

Próxima Notícia

LAAD: Marinha do Brasil assina protocolo de intenções para a aquisição do HMS 'Albion' e HMS 'Bulwark'

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

ASELSAN – Primeiro teste de aceitação do sistema ALP 100-G concluído com sucesso

05/05/2025 - 09:55
Indústria de Defesa

Defesa e inovação: AEL Sistemas e ARES encerram LAAD como referências em soluções multidomínio

15/04/2025 - 10:52
Caça JF-17 Thunder
Ministério da Defesa

Paquistão e Brasil assinam Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Defesa

14/04/2025 - 15:32
Carregar mais
Próxima Notícia

LAAD: Marinha do Brasil assina protocolo de intenções para a aquisição do HMS 'Albion' e HMS 'Bulwark'

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval