Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Como será a aviação de caça da FAB no futuro?

Luiz Padilha por Luiz Padilha
10/08/2013 - 15:36
em Aviação
16
0
compartilhamentos
1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

993668_493145950771744_344459179_n

Nesta foto feita nos anos 80, podemos ver 4 diferentes modelos de caças que a FAB tinha em seu inventário. Atualmente, desta foto apenas 2 modelos continuam na ativa: O F-5M e o A-1M (AMX).

Hoje, a FAB possui além dos A-1M e F-5M, caças Mirage 2000B/C que compõem o 1º GDA em Anápolis. Mas, com os rumores ainda não confirmados, que estas aeronaves deixarão de voar em dezembro próximo, a pergunta que fica no ar é: Qual será o caça que se juntará aos F-5M e A-1M?

RTAF_Gripen_02

Primeiro vôo de um F/A-18F Super Hornet Avançado com CFTs e pod de armas.

Rafale para o Brasil

Como candidatos do “eterno” FX-2, temos o Gripen E/F, o F-18 E/F Super Hornet e o Rafale, mas com os cortes anunciados recentemente pela presidente Dilma Roussef, teria a FAB que optar por caças de 2ª mão para cobrir a lacuna da saída dos Mirage 2000 do GDA?

As questões acima, continuam no imaginário de nossos leitores, que aguardam ansiosos pela definição de nossa presidente e que nos leva a repetir a pergunta do titulo:

Como será a aviação de caça da FAB no futuro?

 

Tags: CaçasCaças de 5ª GeraçãoF-18 E/F Super HornetGripen E/FRafale
Notícia Anterior

Compra de caças com transferência de tecnologia para a FAB é tema de debate na CREDN

Próxima Notícia

EA-18G Growler voa com novos sistemas

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Rafale BS 001 da IAF abatido dentro da Índia
Análise

Como a China ajudou o Paquistão a abater caças indianos

14/05/2025 - 10:24
Aviação

Dassault apresenta o primeiro Rafale dos Emirados Árabes Unidos

31/01/2025 - 09:40
Aviação

Governo tailandês apoia a aquisição do Gripen

16/01/2025 - 12:41
Carregar mais
Próxima Notícia

EA-18G Growler voa com novos sistemas

Comentários 16

  1. coocodeco says:
    11 anos atrás

    Pq não desenvolver tbm com a Russia e Índia o T50, o Gripen ainda é de 4° geração, para uma nova geração são necessários no minimo 8 anos p voar o primeiro protótipo.

    Responder
    • Marcelo says:
      11 anos atrás

      jah se tem idéias desse protótipo. o FS2020. E outra, temos ue ter primeiro os Gripen e depois pensar em 5ª geração. Hoje não temos jatos de quarta G, talvez estamos pensando altoo demais para um país com a visão militar que ele tem….

      Responder
  2. Carlos says:
    12 anos atrás

    Bora comprar os Gripen mesmo…mais barato, projeto em desenvolvimento para aprender um pouco com os Suecos, tem peças americanas pra deixar o Obama contente e não causar “stress diplomático”…em paralelo, fechar acordo com os Russos na participação do projeto do T-50 e assim obter o conhecimento na fabricação de num caça de 5a geração. Com os franceses, já que o Rafale ta muito caro….vamos fechar acordos na questão naval, submarinos e etc…..assim todos teremos caças modernos, conhecimento de como fabrica-los ainda manteremos a boa relação com as nações envolvidas, Americanos, Russos, Franceses e os Suecos…tipo…o jeitinho brasileiro de ser…

    Responder
  3. pcoa says:
    12 anos atrás

    Foto linda!

    Tempos Românticos e Imemoriais!!!

    Responder
    • pcoa says:
      12 anos atrás

      complementando:

      em breve, teremos uma foto atualizada, com 4 vetores novos da FAB:

      A-1M, F-5M, A-29 e (será) F-X2!!!!

      Sonho meu? rs

      Responder
  4. wellington fereira says:
    12 anos atrás

    Pra mim o Brasil deveria continuar comprando barato esses aviões sucateados no mercado secundário e repotenciá-los na Embraer. Ao mesmo tempo desenvolver o seu cargueiro, visando conquistar mercados mundiais, pois o tradicional Hércules irá sucatear em breve, e ñ descuidar do desenvolvimento autônomo do seu caça supersônico, pois esse negócio de “comprara comigo que eu te transfiro à tecnologia” é conversa para boi dormir!!!

    Responder
  5. Cruz says:
    12 anos atrás

    Hoje,s/ sobra de duvidas,o F-18E/F, e suas outras versões,seria uma das melhores opcões
    de avião de caça,p/qualquer força aerea do mundo,se não fora um detalhe;
    Essa magnifica maquina voadora,serve bem,ou seja só opera 100% e atua de maneira invejavel[apenas por quem a produz e a opera,além do conhecimento de toda sua tecnolog.
    E isso nem o Brasil,nem País no mundo nenhum terá,fora a Nação q/ o produz]
    Sendo assim,p/o Brasil será apenas um prolongar da novela de dependência externa e
    atrazo tecnologico,q/ se arrasta por décadas,e nos deixa atraz de Nações,de recursos bem
    mas escaços.
    Para mim,isso não e inteligente e nem soberano,e só benificiara interesses q/ não os
    anseios do País e sua independência no tocante a DEFESA.

    Responder
  6. Cruz says:
    12 anos atrás

    Minha opinião de leigo;se o Brasil e a FAB fizerem um acordo inteligente,c/ a Russia,na compra de aviões caças,assim como da sua tecnologia e fabricação,aqui por nosso parque industrial.
    Ao abilitar nossos pilotos e nossa industria,p/uma maquina,como o T-50.
    Seria a melhor transação comercial,q/o Brasil e a FAB,em toda a sua história,como País
    independênte.

    Responder
  7. FCarvalho says:
    12 anos atrás

    Creio que a pergunta não é qual será a aviação de caça da FAB para o futuro.
    A pergunta a ser feita hoje é: existe futuro para a aviação de caça na FAB:?

    Responder
    • julio says:
      12 anos atrás

      Vcs acham que essa xxxxx. de pais tem autonomia !!!! nao entrou no projeto do T50 porque OSAMERICANU nao permitiram.

      Comentário editado.

      Aviso do Editor: Comentários com palavrões e escritos com maiúsculas serão editados/deletados.
      Não desejamos agir assim, por isso pedimos a gentileza,mantenham um nível elevado para que possamos debater com tranqüilidade.

      Grato.

      Responder
  8. Nelson Lima says:
    12 anos atrás

    Espero que os” velhos do restelo” não contaminem este site também! Para que eles precisam de TODOS os sites de defesa para se expressar? Eu me proponho a ser um debatedor sério e bem intencionado dos problemas da FAB.Não falarei de política aqui. O militar deve obediência constitucional ao chefe das forças armadas de modo impessoal. Voltando à vaca-fria! O futuro da FAB tem que ser um caça nacional e temo que o FX2 seja um impecilho à isto!

    Responder
    • Paulo Cogo says:
      12 anos atrás

      Agora é tarde. O Brasil mias uma vez perdeu o bonde da história quando recursou-se a participar do desenvolvimento do Sukhoi T-50

      Responder
    • Afonso says:
      12 anos atrás

      Grande amigo. Tem meu apoio . Em tudo o que disse.
      E como já escrevemos aqui… Vamos rezar.
      Abraços.

      Responder
  9. Fabio A. Gomes says:
    12 anos atrás

    Mais ou menos assim ( ).

    Responder
  10. mauricio matos says:
    12 anos atrás

    O futuro da FAB é ser uma transportadora aérea qualquer outra força aérea investiria primeiro nos caças a FAB foi ao contrario investiu primeiro num cargueiro ela própria se denunciou que quer ser uma transportadora aérea.

    Responder
  11. Gilberto Negro says:
    12 anos atrás

    Como será a aviação de caça da FAB no futuro?

    Pelo jeito não existe futuro para aviação de caça da FAB

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval