Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

And the Winner is: Gripen E/F da Saab

Luiz Padilha por Luiz Padilha
18/12/2013 - 17:44
em Aviação
83
0
compartilhamentos
1.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

saab-brasil2

EspecialApós mais de 16 anos, finalmente o governo brasileiro se decidiu. O novo caça da FAB será o Gripen E/F.

O caça da Saab desbancou o Rafale da Dassault e o F-18 da Boeing e foi o escolhido da presidente Dilma.  A compra de 36 caças foi fechada por US$ 4,5 bilhões. O valor está bem abaixo da estimativa do mercado para o negócio que girava em torno US$ 7 bilhões. O cronograma prevê a chegada do primeiro avião ao Brasil em 2018. O acerto final dos detalhes da compra deve se arrastar por mais um ano.

Gripenbrazil

A Saab recebeu uma ordem de produção em série no valor de SEK 16,4 bilhões para operações durante 2013 a 2026. A ordem inclui a modificação de 60 Gripen C para o padrão Gripen E para a  Suécia, com entregas iniciais em 2018.

Abaixo, as características mais importantes do Gripen E, o caça da FAB. Um caça multirole no estado da arte, com o maior custo benefício do mercado.

GripenE

1. Novo conceito de aviônicos: Funções de segurança críticas e de missão são separados uns dos outros. Isso permite que as funções de missão sejam atualizadas rapidamente, sem ter que fazer re-teste das funções críticas de segurança. Além disso, a modularização permite a integração de programas do cliente e do software. Potencial de crescimento extensivo da capacidade do computador. Usando componentes de fornecedores externos, reduz o risco do sistema se tornar obsoleto, e assegura que os custos sejam mantidos baixos.

2. Tanques de combustível internos adicionais : Aumenta o alcance, dá a capacidade de permanecer no ar por mais tempo, e permite que a aeronave possa transportar mais armas externas.

3. Sonda de reabastecimento ar-ar.

4. Um corpo mais largo e com o trem de pouso colocado mais longe: Permite que a aeronave possa transportar mais cabides sob a fuselagem. Aumentando a capacidade de combate ar-ar, em particular.

5. Interface homem-máquina: Dá ao piloto muito bom conhecimento da situação e também ajuda na análise da situação tática e suas possíveis linhas de ação, apoiando assim a tomada de decisão do piloto.

6. Dez pontos duros externos : Para o transporte de  armas ar-ar e ar-superfície, tanques de combustível adicionais, pods de vigilância e laser pods.

7. Motor potente – F414G da General Electric: o mesmo utilizado pelo F/A-18 Super Hornet.

8. Última geração de matriz de varredura eletrônica ativa (AESA), sistema de radar produzido pela Selex Galileo: Com capacidade atualizada para seguir destinos diferentes, ele fornece uma cobertura de alcance e ângulo superior e é mais resistente à ação jammer do inimigo.

9. Busca infravermelho passivo e sistema de trilha (IRST): Pode detectar alvos por sua assinatura de calor, permitindo ao Gripen alcançar o conhecimento da situação no início sem emitir a sua própria energia radar.

10. Sistema abrangente de auto-defesa de guerra eletrônica.

gripenewsuiteoq1[1] painel do Gripen E

FICHA TÉCNICA

Velocidade de cruzeiro: mach 1,1 – Velocidade máxima: mach 2

Razão de subida: 15240 m/min – Fator de carga: 9 Gs

Taxa de giro: 30º/s – Razão de rolamento: 220º/s

Alcance 4.070 km (Com4 tanques externos)

Raio de ação 1300km (4 mísseis BVR, 2 WVR e 2 tanques externos)

Alcance do radar: 120 km

Empuxo:GE F414G Volvo Aero com 9800 kgf (22.000 lbf)

DIMENSÕES

Comprimento 14.1m – Envergadura 8.4m – Altura: 4.5

Peso vazio 7.000kg

ARMAMENTO

Capaciade de carga armamento: 6.000kg

Interno: Canhão Mauser BK-27 de 27mm montado internamente com cadencia de 1000 a 1700 tiros / minuto, com capacidade para 120 muniçoes.

Ar Terra: Míssil AGM-65 Maverick, RBS-15F antinavio, Brimstone, TAURUS KEPD, EADS/Bofors DWS 39, RBS-15F.

Ar Ar: Míssil MBDA MICA, AIM-120 AMRAAM, MBDA Meteor, R-DARTER, DERBY, A-DARTER, Sidewinder, IRIS-T, Python 4/5, AIM-9X SIDEWINDER, AIM-132 ASRAAM.

Bombas guiadas: Paveway II, III e IV, Lizard II e III,GBU 39/B, JDAM/JDAM ER, AGM-154 JSOW, SPice

Bombas burras: Modelos MK 80

Defesa Aérea & Naval com o aviador naval brasileiro Romulo Sobral após o voo - Foto Saab
Os editores do Defesa Aérea & Naval com o aviador naval Sobral com o Gripen em Linkoping.
Tags: FABGripen E/FGripen NGSAAB
Notícia Anterior

Segundo o Globo, compra de caças foi fechada por US$ 4,5 bilhões

Próxima Notícia

Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

Saab cresce em Gotemburgo e estabelece nova instalação

12/05/2025 - 12:10
Naval

Saab recebe pedido de torpedo leve da Suécia

07/05/2025 - 06:41
Uma imagem gerada por computador mostrando um conceito do Navio de Combate Multifuncional da Marinha de Singapura. Observe as duas grandes rampas de popa para lançar e recuperar os USVs VENUS. (MINDEF de Singapura)
Naval

A ST Engineering corta o aço do segundo MRCV para a Marinha da República de Singapura

05/05/2025 - 20:42
Carregar mais
Próxima Notícia

Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB

Comentários 83

  1. Greg says:
    11 anos atrás

    I am regular reader.
    This post posted at this site is genuinely good.

    Responder
  2. claudio says:
    11 anos atrás

    Bem a escolha foi ótima é um desafio para nossos engenheiros se é que temos pq até agora não vi hum a criar um caça pq não pegar as plantas do AMX A-1, e desenvolver outro caça em cima deste com turbinas mais potentes e com capacidades elevadas e de alcance e de armamentos, gostei da decisão do gripen somos parceiro o pq tem uma BARSILEIRA QUE É RAINHA deste pais e ´poderiamos cria muitas coisa entres os paise em desenvolvimentos, seria um grande feito fazer um irter cambio na EDUCAÇÃO entre muitas outras coisa viavel para o pais, valeu pela desisão do gripen pq vem em plata e não com o prgeto pronto que é assim e não pederia ser mudado, pq os franceses não pegaram estes 12 caças mirage ou a embraer fazia uma reforma geral e modernizava eles em vez do f-5 os sucatas da sucatas, parabens e vamos tb desenvolver tb novos navios pq temos estáliros que pode fazer grandes navios com tecnologia avançadas como porta aviões e navios rapidos, temos que investir na nossa gente se temos capacidade de construir plataforma de petroleo pq não construir navios de guerra tb.

    Responder
  3. Justin Case says:
    11 anos atrás

    Amigos, bom dia.

    Sobre o primeiro item da tabela de características.

    Independentemente de usar ou não pós combustão, um voo supersônico aumenta o arrasto (e consequentemente o consumo de combustível) em torno de 30 a 40%. A ineficiência do sistema de pós-combustão, comparada com o motor seco é apenas mais um agravante.
    Fazer cruzeiro a Mach 1.1 é quase que inútil em termos operacionais, além de reduzir consideravelmente o alcance da aeronave. Ou se tem urgência e se acelera a aeronave para velocidades supersônicas acima de Mach 1.4 (o Gripen não tem a menor dificuldade de fazer isso), ou se navega em cruzeiro econômico (em torno de Mach 0.9) até que se inicie uma fase de ataque.
    Jamais ouvi falar de uma aeronave de caça fazendo uma missão operacional mantendo velocidade “de cruzeiro” de Mach 1.1.
    Abraços,

    Justin

    Responder
  4. erichwollf says:
    11 anos atrás

    Essa besta do Brasil urgente da tv Bandeirantes aqui do RJ, já tá malhando o aquisição dos caças… por causa das enchentes no interior do rio, tá dizendo q tá faltando din-din pra obras, mas pra caças e copa do mundo não falta!!! é uma besta demagoga e falsa… quero ver ele ser o 1º doador pras vitimas da enchente!!!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Erch Wolff,
      Ontem no Jornal da Band, o Boechat também foi bem sarcástico ao noticiar a compra do Gripen, esperar o que também…
      FA

      Responder
  5. Marco says:
    11 anos atrás

    Hmmm… Sistemas Elbit/Rafael?

    Responder
  6. Raphael says:
    11 anos atrás

    Padilha, compartilho com todos aqui meu orgulho por esta decisão! Sou militar do EB porém tenho também uma grande admiração pela FAB, contudo gostaria de propor aqui uma matéria com a comparação dos principais vetores da América do Sul, por exemplo os F-16 do Chile e os SU-30 da Venezuela, para termos uma perspectiva de possibilidades com esta nova aquisição! Desde já agradeço. Abraço

    Responder
  7. Renato B. says:
    11 anos atrás

    ACABOOOU! FInalmente essa novela chegou ao fim!!! A decisão foi tomada!
    Para mim de ter saído um dos três está ótimo, achei a escolha do Gripen algo razoável.

    E estou achando engraçada essa avalanche de fotos do Gripen nos blogs de defesa. Agora é torcer para fazerem um leasing de Gripens tampão logo.

    Responder
  8. poorman says:
    11 anos atrás

    Relendo a matéria do DAN http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=18348 após a vitória anunciada no FX-2 fica totalmente diferente o texto, de um suspiro de sonho, para um suspiro de alívio pelo fim desta novela.
    Fica a pergunta, já que tiveram na Suécia. O Sea Gripen é uma verdade? A MB tem recursos para bancar este desenvolvimento? Andei lendo uns textos que os suecos vão buscar ajuda na Inglaterra para o projeto. A Saab associou com a Boeing para o T-X. Pode surgir uma nova associação entre Embraer, Saab e Boeing?

    Responder
  9. ZorannGCC says:
    11 anos atrás

    Estou muito feliz!! A escolha original da FAB venceu! E venceu 2 vezes, pois no FX1 o Gripen também foi o vencedor.

    Temos que acabar com esta mania de alguns em criticar o Gripen baseado em dados falsos.

    1 – O alcance do Gripen NG é semelhante ao dios concorrentes. É maior que o do Rafale e um pouco menor que o do Super-Hornet

    2 – Nenhuma aeronave no mundo tem tantas opções, variedade de armamentos. Ele pode usar praticamente todas as armas que o Super-Hornet e também todas as armas usadas pelo Typhon. Ninguem tem esta capacidade. Isto nos dá maior independencia na hora de escolher os armamentos.

    3 – Qualquer aeronave que possua componentes importados, pode sofrer com embargos. Não precisa ser componente americano. Recentemente a India deixou suas aeronaves russas no solo, devido a um embargo russo de componentes. A China mesmo, tem problemas em comprar peças para seus motores russos.

    De mais saudações Corinthianas a todos. B-Campeão mundial só a gente!! Vocês não são e nunca serão!! Feliz natal a todos

    Responder
  10. Kelvin Rodrigues says:
    11 anos atrás

    É sem duvida uma ótima noticia, mais será que a FAB vai ficar só nos 36 caças ou poderá chegar nas tão faladas 120 unidades, ou quem sabe até mais?
    E se seria viável agora com a aquisição do gripen pela FAB, o Brasil entrar no projeto Sea Gripen para equipar o futuro NAe da MB em meio ao programa PRONAE?
    Se alguém do site puder me responder valeu.

    Responder
  11. Nelson de Azevedo Neto says:
    11 anos atrás

    Für das Hohe und zeitige… É Grifo na cabeça…!!!… ALELUIAAAAA! … 😉

    Responder
    • Nelson de Azevedo Neto says:
      11 anos atrás

      Ahhhh… E antes que eu me esqueça:… Me RECUSO TERMINANTEMENTE à dirigir uma palavra elogiosa sequer a presidente da “nossa” República e comandante em chefe das nossas FA’s por este ato político-administrativo… Pois, no meu claro entender, “ella” só cumpriu, TARDIAMENTE E SOB FORTE PRESSÃO, com a sua OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL… Pelo menos isto!… Pois já tivemos presidente (da atual suposta oposição) que chegou à afirmar sem a menor cerimônia que a nossa aviação de caça só tinha serventia para “brigadeiro brincar de guerrinha”… (Maaasss, nunca criticou a utilidade da frota oficial da FAB TAXI AÉREO Cia. S/A)… De qualquer forma, comemoremos com os “Fabianos” esta definição aos 45 do segundo tempo…!… Pois, ANTES TARDE DO QUE NUNCA!… QUE VENHAM OS “SIMPÁTICOS” GRIPENS e VIDA LONGA e PRODUTIVA À PARCERIA COM OS SUECOS e a SAAB… E, AMÉM!… 🙂

      Responder
      • Alexandre Godoy says:
        11 anos atrás

        Pelo menos nossa presidente foi mais macho que o FHC e o Lula que empurraram por 16 anos a decisão…E está havendo uma modernização antes tarde do que nunca, que custa bilhões nas FAs. Por pressão ou qualquer motivo que o valha, está sendo feito, poderia simplesmente passar a bola para o outro mandato. Já que o Brasil tem tantas prioridades. Nem digo das óbvias saúde, segurança etc…mas de infraestrutura, ferroviária, rodoviárias etc…Aja dinheiro qdo outros não fazem fica o rombo e a defasagem pro próximos…OBS: Não sou pró-Dilma só realista.

        Responder
        • Nelson de Azevedo Neto says:
          11 anos atrás

          Meu caro Godoy, se é assim (de forma simplista) que vc prefere analisar este ato presidencial, fazer o quê né… ?!?!… Mas, tenho comigo que de fato “o buraco foi bem mais embaixo”…! … No entanto, não caberia aqui neste espaço “especular nos entretantos”… O melhor mesmo é comemorarmos… com moderação… 😉

          Responder
      • Alex says:
        11 anos atrás

        Pois devia dirigir, já que os dois presidentes anteriores se recusaram a cumprir a “missão constitucional”.

        Na verdade, agradecer de joelhos. Só vai ter seus caças por causa dela.

        Responder
  12. Gayneth says:
    11 anos atrás

    A melhor escolha para o Brasil! Pois vamos ganhar muito com o seu desenvolvimento tecnologico e industrial. Vamos aprender muito com o GRIPEN! Dos 03 foi a escolha perfeita.

    Responder
  13. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Aos Editores do site acho que vocês poderiam fazer uma matéria no site desse vídeo coloquem no site: http://www.youtube.com/watch?v=fv5qnFeMK5g
    São as vantagens do caça gripen NG para o Brasl. E Assim todos irão poder visualizar aqui no site

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Obrigado pela lembrança Marcelo.

      Responder
  14. Alexandre Godoy says:
    11 anos atrás

    Legal !!! Não era o da minha preferência mas o mais importante é a fumacinha branca saindo do palácio do Planalto “AVEMOS CAÇA”…a novela chegou ao fim. Um Cel da aeronáutica amigo meu, que retornou essa semana de uma missão de 2 anos no EUA, não tinha o mínimo conhecimento e nem acreditava que sairia antes do Governo Dilma terminar. Vou passar a dar mais crédito as palavras do Ministro Celso Amorim. Parabéns a nossa presidente pela decisão !!!

    Responder
  15. mauricio says:
    11 anos atrás

    Parabéns FAB pela escolha ….podemos comemorar…..ate que enfim o GF bateu o martelo , confesso já estava acreditando que não sairia nenhum coelho da cartola do governo…boa Presidenta Dilma….seria interessante o governo comprar umas duas centenas no minio … os nossos caçadores agradece..

    Responder
  16. Antonio Eduardo says:
    11 anos atrás

    Vamos ficar assim, o F18 tem duas turbinas F414G da General Electric e o Gripen uma, então teremos um F9.

    Responder
  17. mateus felipe dias barbosa says:
    11 anos atrás

    padilha quem jai pagar os gripen e a dilma o vai sobrar pro presidente de 2015?

    Responder
  18. Giovani says:
    11 anos atrás

    Prezados, muito boa noite.
    Quando da primeira concorrência para escolha do caça FX, FHC falhou miseravelmente em não escolher um caça para a FAB. Talvez e hoje digo que foi melhor assim, afinal não se escolheu na época o Mirage 2000-5. Depois, no governo Lula, este também falhou miseravelmente na escolha do caça, acabando assim por desencadear o FX-2. Agora, quem realmente teve a coragem de escolher e segurou as pontas, mesmo com um cenário não muito otimista de nossa economia, foi a Presidenta Dilma. Acho que ela merece os créditos finais por tudo, a até por ter escolhido um caça que se encaixa na FAB, afinal sabemos todos que nossas forças armadas sempre convivem com o problema de restrições orçamentárias. E agora, temos dois países do hemisfério sul operando Gripen, Brasil e África do Sul. E os dois vão de A-darter, ou seja, serão ótimos caças mesmo no cenário de guerra atual e futuro. Vida longa ao Gripen, e que essa mudança traga bons ventos para a FAB… quem sabe no futuro venhamos a desenvolver nosso caça de quinta geração, adaptado para nossa realidade. Assim eu espero.

    Responder
  19. mateus felipe dias barbosa says:
    11 anos atrás

    agora e esperar o prosuper.

    Responder
  20. mateus felipe dias barbosa says:
    11 anos atrás

    gloria a deus feliz demais nos gripeiros que sonhavamos com o gripen na fab,como toda novela sempre acaba com o final feliz.

    Responder
  21. PRAEFECTUS says:
    11 anos atrás

    Gostaria de fazer uma colocação sobre o fato do Gripen utilizar motor desenvolvido por empresa americana e de que portanto poderia haver por parte dos norte-americano boicote no fornecimento destes para uso nas aeronaves a serem fornecidas ao Brasil.

    Ao meu ver, dificilmente isso poderia ocorrer, lembro aos amigos que à apenas 12 dias a Boeing e Saab anunciaram um esforço de parceria no desenvolvimento de uma aeronave de instrução de próxima geração para a Força Aérea dos EUA.

    Portanto creio ser “contraproducente” tal afirmação de que os EUA poderiam boicotar algo por terem sido derrotados nesta concorrência…não procede.

    Grato.

    Responder
  22. Fred says:
    11 anos atrás

    Matéria retirada do site da FAB, se o custo hora/voo for este mesmo, está muito bom:
    ———————————————

    18/12/2013

    PROJETO FX-2 – Conheça um pouco mais sobre o Gripen NG

    O Gripen NG, da empresa sueca SAAB, é um modelo supersônico monomotor projetado para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas.

    A versão brasileira, a ser desenvolvida em parceria com empresas locais, a partir do projeto original destinado à Força Aérea da Suécia, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

    Dotada de um sistema de reabastecimento em voo, a aeronave será capaz de defender nosso espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil. Tais características, aliadas ao desempenho da aeronave, possibilitarão um expressivo ganho na capacidade operacional da FAB.

    Conheça um pouco mais sobre as características da aeronave

    Comprimento…..14,1 m
    Envergadura…..8,6 m
    Altura geral…..4,5 m
    Peso máximo na decolagem…..16.500 kg
    Velocidade máxima…..M 2.0
    Empuxo > 22.000 lb
    Carga útil…..7.200 kg
    Combustível máximo….7.000 kg
    Super Cruise > M 1.2
    Manobrabilidade…..9g
    Alcance máximo > 4000 km
    Distância de pouso < 500 m
    Substituição de motor < 1 hora
    Tempo de imobilização no solo < 10 min
    Custo por hora de voo < US$ 4,000.00

    Responder
  23. sthlmskille says:
    11 anos atrás

    Por favor, desculpe o meu Português, acabou de ler Português aqui na Suécia por dois anos. Como sueco, estou feliz que o Brasil escolheu o Saab JAS 39 Gripen como seu novo avião de caça. Espero que você vai ser tão feliz com a aeronave que nós, suecos são. Maiores vantagens do Gripen é que ele é um avião relativamente barato, mas pode lidar com praticamente todos os tipos de tarefas como concorrentes mais caros. Gripen também desenvolvido para combater os mais modernos aviões de guerra russos como o Sukhoi Su-30 que a Venezuela comprou. Você recebe um lote de aeronaves para o dinheiro e eu espero por uma boa cooperação futura com o Brasil na área de aviação.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Sthlmskille, está muito bom o seu português!
      Tack för kommentaren!

      Responder
    • Adriano says:
      11 anos atrás

      sthlmskille.
      Foi muito boa a escolha do Gripem sim concordo plenamente, querendo ou não vamos ter problemas com a Venezuela, esperemos que qualquer coisa seja resolvida pacificamente é claro, mas vamos ter problemas com a Venezuela e seus Sukhoi Su30 sem dúvidas.
      E o projeto Gripem é prar que os seus países usuários sejam capazes de enfrentar inimigos tanto e até mais sofisticados que os prórpios. Imagino que esse foi o principal fator que a SAAB fez o Gripem pra enfrentar a Mãe Russia como exemplo, e competir com os caças ocidentais também.

      Responder
      • Alex says:
        11 anos atrás

        Que problemas teríamos com a Venezuela (logo a Venezuela) ou com qualquer pais sul-americano e pq?

        Responder
    • Marcus Silva says:
      11 anos atrás

      Caro STH, agradecemos sua visita aqui no site brasileiro, seu português é muito bom, e tenha certeza que nosso povo está feliz por ter optado por um equipamento sueco para prover nossa Defesa, e aguardamos uma excelente parceria de indústria.
      Deixo para você também que continue lendo as nossas notícias aqui, o que vai ajudar com seu português, e vai acompanhar novas notícias sobre a aquisição do Gripen NG.
      Grande abraço.

      Responder
  24. Afonso says:
    11 anos atrás

    Até que enfim… Até que enfim… Até que enfim… Até que enfim…
    E olha que só saiu com ordem da sogra. Rsssss… Vivaaaaaaa…………
    Falando sério, boa escolha. Como já dissermos aqui: a fé remove montanhas, compra aviões, navios e blindados. Tenhamos sempre fé.
    Abraços.

    Responder
  25. Fred says:
    11 anos atrás

    Um gostinho do Gripen NG, com direito a confronto com um flanker, versão SAAB claro… 😉

    Responder
    • Fred says:
      11 anos atrás

      Opa! faltou o link:

      https://www.youtube.com/watch?v=oKlQyPOiRuE#t=0

      Responder
  26. BrunoFN says:
    11 anos atrás

    Aleluia !!! pelo menos um novo caça pra FAB .. longe de ser o meu preferido …mais foi o q sobrou no FX-..agora nos resta saber o q vai ser …. se de fato vamos ser ”donos” tb do projeto .. se haverá o desenvolvimento do SeaGripen .. os dados do caça (velocidade ../ autonomia / armamentos / Radar..etc ) … ate hj n sei la bem o q e o NG ..mais se ele so tiver Aleluia !!! pelo menos um novo caça pra FAB .. longe de ser o meu preferido …mais foi o q sobrou no FX-..agora nos resta saber o q vai ser …. se de fato vamos ser ”donos” tb do projeto .. se haverá o desenvolvimento do SeaGripen .. os dados do caça (velocidade ../ autonomia / armamentos / Radar..etc ) … ate hj n sei la bem o q e o NG ..mais se ele so tiver como diferencial em relação a sua versão anterior .. apenas o fato de ter uma maior autonomia …. foi um erro … q seja …. com o NG sera q ainda da pra sonhar com PAK ??… 52 SeaGripen NG pra MB / 160 Gripen NG .. médio (nosso ”faz tudo” ) …. e se deus quiser 60 PAK como ”’diferencial” nosso vetor pesado de 5g …. …talvez com a SAAB por aki .. tb se tenha sepultado o PAK ”BR”… existindo possibilidade pra um Gripen de 5G …. sendo q… inevitavelmente vamos ser dependentes de tec americana …. Parabens a Dilma e a FAB .. finalmente!!

    Responder
  27. Altomar Lima Junior says:
    11 anos atrás

    Realmente a melhor escolha, os suecos são mais confiáveis, os americanos ja ganharam muito dinheiro e os franceses também e esses últimos, existe uma suspeita que o foguete brasileiro VLS, explodiu por conta deles, para proteger seus Ariane. Que venha o Gripen.

    Responder
  28. Adriano says:
    11 anos atrás

    O Gripem E/F aqui no Brasil tem de tudo pra ser bem sucedido sim. O Brasil pode muito bem e até melhorar o projeto Gripem.

    Responder
  29. Maykon says:
    11 anos atrás

    UUUUUUUUUUuhuuuuu, finalmente!!

    Esse dia tem que ser comemorado, essa não foi uma simples escolha, isso não foi um projeto normal, são anos e anos, esperando e esperando a boa vontade da republica federativo do brasil em escolher algum dos 3, o F-5 deve ta dando pulos, ops, voos de felicidade!!!!
    Caraca, se aqui na minha cidade não estivesse chovendo eu diria que cairia uma tempestade!

    Responder
  30. Manoel says:
    11 anos atrás

    Depois que o ministro da defesa falou em sua ultima entrevista, que não poderia colocar os ovos em um só ninho, matou a charada tirando o Rafale de lado, com as denuncias de espionagem pela NSA o super hornet também dançou.Parabéns FAB e que possamos colher bons frutos, que venha o Sea Gripen para marinha o NAe São Paulo aguarda.

    Responder
  31. Ricardo says:
    11 anos atrás

    Galo perdeu no mundial o meu país escolheu os seus novos caças….. imaginem agora como estou me sentindo…. Like a boss!!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Ricardo,
      Tomara que o Fluminense não entre com recurso! kkkkk
      SRN

      Responder
      • Marcelo says:
        11 anos atrás

        Boa … Temos que torcer que nenhum Presidente ou da Dassalt ou da Boeing entre com recurso e tira a vitoria do FX-2 da SAAB…
        SRN

        Responder
      • Ricardo says:
        11 anos atrás

        Wiltgen, não diga uma coisa assim nem de brincadeira hahahaha….

        Responder
    • Maykon says:
      11 anos atrás

      Ricardo, outras oportunidades viram pro nosso galo, agora é bayern de munich na cabeça, e comemorar “o escolhido”, FFFFFXXXXXX—–222222

      uuuuuuhhhuuuuuuuuuu

      Responder
      • Ricardo says:
        11 anos atrás

        Caro Maykon, não perca a fé veja, se até o FX conseguiu… quem sabe um dia seu galo chega lá e enquanto isso eu sou só alegria.

        Saudações celestes e marroquinas.

        Responder
        • Maykon says:
          11 anos atrás

          kkkkkkkk

          Responder
  32. alexandre says:
    11 anos atrás

    Muito boa escolha, tb torcia pelo rafale, mas esse caça já está tendo 80% de sua fuselagem produzida pela AKAER, e eles ainda oferecem Tot de cerca de 50% no total, certamente terão que ser 120 e quem sabe mais algumas dezenas na versão naval, pois só assim se viabiliza uma linha de montagem, vamos agora madurecer o 5g, e que não leve outros 15 anos.

    Responder
  33. pedro says:
    11 anos atrás

    eu sinceramente tava esperando a vitoria do rafale mas enfim… so espero q a dilma compre outros avioes com maior alcance ja q pelo o q eu lembro o gripen e o q tem menor alcance dos 3 caças do fx2

    Responder
  34. Pedro Matta says:
    11 anos atrás

    Desculpem-me. Completando o raciocínio, dado o preço baixo anunciado.

    Responder
  35. Pedro Matta says:
    11 anos atrás

    Parabéns! Mesmo tendo torcido pelo Rafale, me emocionei quando soube do anúncio.
    Poderiam mesmo vir alguns Gripen como tampões e incluir no contrato um protótipo naval!

    Responder
  36. fernandes says:
    11 anos atrás

    gripen ng :sucedaneo do quinta geração

    Responder
  37. Superduca says:
    11 anos atrás

    Escolha equilibrada e mais sensata ao Brasil. Vamos aguardar o desenrolar do processo.
    Forte abraço.

    Responder
  38. RobertoCR says:
    11 anos atrás

    Alguém que viu o pronunciamento pode me dizer ser serão apenas as 36 unidades, ou ainda são cogitados aquele adicional de “ao menos mais 100 produzidas aqui no Brasil”, que se falava muito lá no início do processo?

    Responder
  39. Gomes says:
    11 anos atrás

    Agora é para uns 12 Gripen C/D como tampão, até a chegada dos novos caças em 2018. Torcendo tambem que o pedido final chegue a pelo menos 120 aeronaves, pois 36 é pouco.

    Responder
  40. poorman says:
    11 anos atrás

    Estamos até extasiados com o anúncio. Pensando nos desdobramentos já que a parte pesada de engenharia no KC-390 passou o anúncio chega em boa hora para a Embraer. Será que a empresa com anúncio de vitória da Saab entraria no consórcio junto com Boeing no programa T-X? Treinador avançado também vamos precisar.

    Responder
  41. _RR_ says:
    11 anos atrás

    Enfim, cá está…

    Bom para o Brasil. Bom para os suecos. Melhor ainda para o Gripen NG… Com a adesão do Brasil ao caça sueco, a ascensão dessa aeronave no mercado ganha considerável impulso; não apenas pela qualidade do produto em si ( que, apesar de ainda estar no demonstrador de conceito, já ganha a fama pelas variantes anteriores da família, sempre apontadas como sinônimo de eficiência ), ou seu custo, mas também pelo fato de um caça como esse ser escolhido por um país continental, o que demonstraria a sua viabilidade na esmagadora maioria dos cenários. Em outras palavras, é uma esmagadora vitória de marketing.

    Responder
  42. Daniel Dutra says:
    11 anos atrás

    Aleluia ate que enfim o fx2 saiu do papel.

    Responder
  43. Afonso says:
    11 anos atrás

    Ufa. Chegou ao fim a mais longa novela brasileira. A essa altura, creio que poucos irão se importar com o resultado, mesmo torcendo para outro concorrente, como eu.
    Parabéns à FAB.

    Responder
  44. Ubiratan Schuch Pinto says:
    11 anos atrás

    Uma escolha sensata! Um bom caça, facil de manter, facil de pilotar, baixa assinatura de radal, plenamente integrável ao E-99, já adaptado ao A-Darter, com Revo… E, uma coisa que ninguém se deu conta, foi planejado para ser apto a enfrentar as forças áreas russa. Logo, excelente escolha.

    Responder
  45. joel says:
    11 anos atrás

    finalmente escolheram o gripen . parabéns fab e fãs desse caça

    Responder
  46. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Agora o GRIPEN é melhor do que os caças do Chile e da Venezuela?

    Responder
    • Lucas Barreto says:
      11 anos atrás

      Marcelo, o Gripen é mais avançado que o F16 (Chile), porém é da mesma geração do SU-30(Venezuela).Pelo menos é o que eu acho.

      Responder
      • Marcelo says:
        11 anos atrás

        E mesma geração, mas é melhor em alguns aspectos, não muito, mas é…

        Responder
  47. Luiz Padilha says:
    11 anos atrás

    Senhores. Nós voamos motores americanos em quase todos os aviões da FAB. Os suecos tem a garantia da GE para o fornecimento dos motores e como ele disse: O motor é algo mecânico. O que preocupava era a eletrônica embarcada. Agora vamos vestir o caça. O Gripen é o caça da FAB e pronto.

    Responder
    • RobertoCR says:
      11 anos atrás

      A Padilha, por mais que eu reconheça o trabalho de vocês, eu ainda não vou vestir esse caça. Não tenho críticas quanto a capacidade técnica que o produto disponibiliza, mas já que escolheram o Gripen faltam responder duas perguntas:

      1 – Anos atrás a Marinha afirmou que adotaria o caça que escolhido no FX-2. Então, na prática, desenvolveremos dois produtos (não vejo isso como algo necessariamente ruim)?
      2 – Continuo achando que, por mais capacidades que possuam as versões E/F frente as anterioes, ainda acredito que precisaremos complementar com um caça mais pesado (o mesmo valeria pra mim se o Rafale ou F-18 fossem escolhidos). Vamos ter essa ousadia? Foi declarado algo do tipo no comunicado?

      Abs

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        11 anos atrás

        Quando eu digo: Vamos vestir o Gripen, é pq ele foi o escolhido, logo, se é o que teremos, de nada adianta ficar aqui ou em outros lugares falando de outros caças. Acabou! É o Gripen E/F e pronto! O Ministro foi bem claro. Se aparecerem ofertas de caças de 5ª geração e for uma proposta que interesse ao Brasil, nada impede que venhamos ter outro caça. Mas tb ficou bem claro, que isso não seria por agora ( antes de 3 ou anos).

        Vamos agora tratar de torcer positivamente, para que tudo ande rápido e que possamos ver os Gripens voando o quanto antes aqui nas cores da FAB.

        Responder
        • RobertoCR says:
          11 anos atrás

          Sem problema parceiro.

          E tomara que as discussões realmente acabem! Ou, ao menos, se tornem mais construtivas.

          Abs 🙂

          Responder
    • fernandobill says:
      11 anos atrás

      Padilha ,pensei que aqui poderíamos discutir as nossas dúvidas.

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        11 anos atrás

        Ué?? Mas é claro que podem. Só acho perda de tempo falar nos perdedores. Vamos focar agora no futuro.

        Responder
  48. fernandobill says:
    11 anos atrás

    Amorim disse que a turbina não é a parte mais sensivel do avião.Que pode ser usada um outro fornecedor ???? Como assim? Parece não estar dando tanta importancia para o motor ser americano

    Responder
  49. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Foi a melhor escolha devido ao custo para uma força aérea que seu orçamento reduzido resta saber se o GRIPEN vai ser completado por um caça mais pesado tipo T50 russo ou o projeto do caça sueco de 5ºg. Para ficar somente com o GRIPEN 30 anos é muito pouco.

    Responder
  50. fernandobill says:
    11 anos atrás

    Saito adianta que em 4 anos a FAB receberá os primeiros Gripnes NG.
    Falou sobre a possibilidade da SAAB adiantar alguns caças C/D enquantos os NG não chegam.Mais não deu certeza.
    Questão de transferencia de tecnologia o Amorim ,está batendo muito na tecla dos códigos fontes para integração de armas.
    O Amorim tbm não está descartando parceria com outra empresa ,no futuro,para um caça de 5 geração.
    Uma bagunça nas explicações ,mais ta valendo.

    Responder
    • RL says:
      11 anos atrás

      Amigo Fernando.

      Outras empresas para o caça de 5º Geração.
      A própria SAAB possui projetos ou, a Sukhoy com o T-50.

      Responder
  51. Ricardo says:
    11 anos atrás

    Malditos ninjas jogando areia nos meus olhos….
    que maravilha! que venham os gripen são muito bem vindos.

    Abraço a todos e não mexam comigo porque agora eu tenho avião!!!!!

    Responder
  52. Mario says:
    11 anos atrás

    Finalmente !
    E melhor ainda que é um caça que o orçamento da FAB pode operar , pq comprar ‘Ferraris’ para se manter nos hangares é jogar dinheiro fora.

    Responder
  53. Norberto says:
    11 anos atrás

    Parabéns à FAB.

    Responder
  54. PRAEFECTUS says:
    11 anos atrás

    A melhor opção sem duvida sempre foi essa, uma pena que se tenha demorado tanto para esse momento….

    Agora é esperar o Gripen naval vir também.

    Grato.

    Responder
    • RobertoCR says:
      11 anos atrás

      “Agora é esperar o Gripen naval vir também.”

      Era justamente este detalhe que me fazia considerar o Gripen como o candidato mais fraco. Vamos ver como as coisas se encaminham agora.

      Responder
    • PRAEFECTUS says:
      11 anos atrás

      Prezados,

      para a galera já ir imaginando as capacidades que serão introduzidas como este novo vetor no inventário da FAB, vai aqui um video SUPER INTERESSANTE Gripen NG (Sukhoi Su-35 Hunter Killer) Saab JAS 39…pois é, o TRONCUDINHO mandando ver com tudo pra cima dos Sukhoi…rs

      Será isso uma profecia? hummm….

      Vale a pena assistir!!!

      http://www.youtube.com/watch?v=5vl8Uah1Exk

      Responder
    • PRAEFECTUS says:
      11 anos atrás

      Prezados,

      recordar é viver, vejamos aqui o vídeo promocional do Gripen NG Brasil feito pela Saab ainda em 2012. É interessante, porque mostra parte das vantagens que vinham sendo oferecidas ao governo brasileiro por parte dos suecos.

      São boas oportunidades oferecidas ao parque industrial brasileiro, se todas se concretizarem será um grande salto tecnológico para o país.

      Grato.

      http://www.youtube.com/watch?v=fv5qnFeMK5g

      Responder
  55. Stg Cavalcanti says:
    11 anos atrás

    Quem vai ser o tampão???

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval