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Home Aviação

FAB avalia protótipo da Novaer para treinar cadetes

Luiz Padilha por Luiz Padilha
01/04/2014 - 09:47
em Aviação
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T-XC Maquete  - foto Ivan Plavetz

T-XC Maquete - foto Ivan Plavetz

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T-XC Maquete  - foto Ivan Plavetz
T-XC Maquete – foto Ivan Plavetz

Por Virgínia Silveira

clippingA Força Aérea Brasileira (FAB) começou a avaliar a possível substituição das aeronaves T-25 Universal e considera o treinador T-Xc, desenvolvido pela Novaer Craft, como uma opção potencial, já que se trata de um avião 100% nacional. O T-25 é usado há mais de 40 anos no treinamento primário de cadetes da Academia da FAB.

“Chegou o momento de pensarmos na substituição do T-25 por uma aeronave mais moderna e adaptada às novas tecnologias. Conforme o estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa, daremos prioridade à empresa nacional”, afirmou o comandante da Academia da FAB, em Pirassununga, brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida.

De acordo com o brigadeiro, pelas novas diretrizes do governo, as forças armadas só compram de fora o que não tem competência para ser produzido no país. O Brasil fabricava aviões da categoria do T-25 até 1989.

Neiva_T-25_Universal
Neiva_T-25_Universal

Desde então o mercado nacional está sendo servido por aviões importados.

A Novaer Craft desenvolveu o protótipo do T-Xc, o primeiro avião do mundo em sua categoria construído 100% em fibra de carbono. Além da versão treinador, o T-Xc possui a versão utilitária, para quatro passageiros.

“O T-Xc vai relançar a indústria de aviação geral no Brasil”, ressaltou o presidente da empresa, Graciliano Campos.

A meta da empresa, segundo ele, é que a configuração civil alcance 5% de participação no mercado de monomotores de quatro lugares. Um dos principais diferenciais do modelo, explica, é o fato de ter 20% menos peso em relação aos concorrentes construídos com estruturas metálicas ou em fibra de vidro, permitindo maior capacidade de carga e velocidade.

O projeto T-Xc foi desenvolvido com o apoio do programa de subvenção da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O investimento total envolvendo projeto, engenharia, protótipos de certificação e industrialização da aeronave será da ordem de R$ 120 milhões.

A unidade fabril da Novaer ficará localizada em Lajes, Santa Catarina. Os custos de construção da fábrica serão financiados também pela Finep, no âmbito do certame Inova Aerodefesa, para o qual foi qualificada e aprovada. A SCPar, empresa do Estado de Santa Catarina, se tornou sócia da Novaer após investimento de R$ 15 milhões, realizado em 2012. A SCPar, segundo seu presidente, Paulo Cesar da Costa, tem participação de 22% na Novaer, mas esse percentual deve chegar a 26%.

FONTE: Valor Econômico

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Comentários 8

  1. Bráulio Silveira says:
    11 anos atrás

    Se optarem pelo UNASUR I em detrimento a um produto nacional, estarão rasgando a END que eles criaram. Aposto e torço pelo T-Xc do Eng. Kovacs,

    Responder
  2. Terra Brasilis says:
    11 anos atrás

    Quando não se tem o que falar de positivo, cale-se e não crie dúvidas que não tem autoridade e conhecimento para falar. Entre Valor Econômico e comentarista arrogante, não tem o que se discutir.
    DAN, que voces fiquem em constante cobertura deste assunto.
    Parabéns.

    Responder
  3. Eduardo Broering says:
    11 anos atrás

    Lages é com G e não com J. hehehe.

    Responder
  4. Gilberto Rezende/RS says:
    11 anos atrás

    T-Xc na AFA ??? Sem chance…

    Só sobre o cadáver do UNASUL 1 e do Amorim…

    Responder
    • jr says:
      11 anos atrás

      Se isso que você falou for verdade, só há uma palavra para definir: VERGONHA
      Seria o cumulo do complexo de vira-lata escolher um avião argentino em detrimento de um avião projetado e fabricado no Brasil. E o END que esse ministrinho defende tanto como fica? Prefiro confiar no que comandante da Academia da FAB disse afinal ele é um dos que provavelmente vai decidir e esse ministrinho do jeito que as coisas andam no máximo só tem mais 8 meses de cargo

      Responder
  5. Jorge Lee says:
    11 anos atrás

    Luiz Gabriel, os T-27 tem uma função de treinamento diferente a do T-25. Enquanto, o T-27 serve para instrução avançada/intermediária, os T-25 servem para instrução básica. Portanto, o T-27 não substitui o T-25.
    Além de que os T-27, também, logo precisarão ser substituídos. Resta saber por qual aeronave…AT-29, Unasul turboélice, T-27 “reboot” made in brasil/colombia….

    Responder
  6. Luiz Gabriel says:
    11 anos atrás

    Precisavamos tbm de um treinador com turbina, e um treinador para porta avioes para deixarmos de precisar de outros paises em nosso treinamento.

    To torcendo para sair o contrato.
    Mais uma pergunta, pq de vez de doar os t-27, não os transformar em treinadores tbm, assim como os t-25 ?

    Responder
  7. Boiler says:
    11 anos atrás

    Impensável qualquer outra opção de desenvolvimento e aquisição de aeronave de treinamento básico militar para AFA que não seja esta opção da Novaer…Que a Unasul fique com a tralha deles…

    Responder

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