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Home Geopolítica

PAK-DA – Novo bombardeiro russo entrará em serviço em 2025

Luiz Padilha por Luiz Padilha
19/04/2014 - 10:36
em Geopolítica
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pak-da 3

O Escritório de projetos Tupolev, que faz parte da United Aircraft Corporation (UAC), concluiu o esboço preliminar do PAK-DA, que irá substituir os atuais bombardeiros operacionais Tu-95MS, Tu-160 e Tu-22-3M.

Apesar da aeronave PAK-DA estar pronta no papel, ninguém sabe exatamente como será o futuro da aviação estratégica. Quando os trabalhos preliminares do programa PAK-DA começaram em 1999, os projetistas tiveram que responder a uma pergunta difícil:

A Força Aérea precisa de um bombardeiro subsônico ou supersônico?

PAK-DA (1)

Aeronaves em velocidade supersônica podem superar os meios de defesa antiaérea, mas, por causa de suas características aerodinâmicas, tornam-se visíveis para os inimigos, a não ser que seja empregada uma forma evasiva de fuselagem.  Bombardeiros supersônicos consomem uma grande quantidade de combustível, o que os impede de levar uma carga considerada por muito tempo no ar, sem reabastecimento.

Os projetistas russos optaram, portanto, pela criação de um bombardeiro subsônico. De acordo com o comandante Victor Bondar, a diferença entre o PAK-DA e o Tu-160 é que o primeiro leva mais carga e o seu armamento é mais poderoso. O peso total do bombardeiro será de 120 toneladas, das quais pelo menos um quarto será de carga útil (combustível, tripulação e armamento).

pak-da

 

pak-da (2)

A nova aeronave será construída em forma de “asa voadora”. Esse tipo de veículo não possui cauda, e a fuselagem será achatada e reduzida verticalmente de modo que toda ela possuirá a função de asa. A tecnologia “stealth” também será amplamente utilizada na construção da máquina. O novo bombardeiro possuirá formas angulares com linhas irregulares para dissipar os sinais de detecção dos radares inimigos.

O voo do primeiro protótipo do PAK-DA está planejado para 2017. Dois anos depois, serão conduzidos voos de testes e, em 2025, o avião entrará em serviço operacional. A data de entrada em serviço da nova aeronave está determinada pela retirada dos bombardeiros Tu- 160 e Tu- 95, que agora constituem a espinha dorsal da aviação estratégica russa.

Atualmente, o setor de aviação de longo alcance da Rússia detém um número modesto de aviões: 32  bombardeiros estratégicos Tu-95MS e 16 supersônicos Tu-160, estacionados na cidade de Engels.

Caça em ação

Também continuam os testes do caça de quinta geração T-50 PAK-FA, que já possui seis protótipos finalizados. Mais dois participarão dos testes de voo em 2015. Há previsão de, em 2016, iniciar sua produção em pequena escala. Esse avião deve permanecer em serviço na Força Aérea da Rússia para além de 2050, segundo o presidente a UAC, Mikhail Pogosian.

Pak-FA_3D_Annotated_Dark_JPG

A capacidade de produção do PAK-FA já foi estabelecida. No entanto, o T-50 não será capaz de substituir prontamente todos os Su-27 e Su-30 em serviço, de modo que, nos próximos 10 anos, está prevista a utilização de dois tipos de aeronaves: o T-50 e o Su-35C.

FONTE: Gazeta Russa

Tags: PAK DAPAK-FATupolevUAC
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Comentários 7

  1. alex says:
    11 anos atrás

    Como nós estamos sempre uma geração em atraso. Dá pra concluir que caças de 5ª geração, só chegarão a nossos ares, quando houver os aviões de 6ª em plena produção. Não é assim a nossa história? Do mais, acho difícil aviões russos por aqui, porque haveria uma necessária mudança política e no modus operandis stratégicus e politicus de nossas forças armadas. Se é que podemos dizer que ainda temor FAs. Quando lembro que na segunda guerra, declaramos guerra a Alemanha em 42 mas só enviamos forças em 44, pela falta de estrutura e forças preparadas. Dá pra imaginar que estamos, hoje, nessa mesma situação operacionalmente falando.

    Responder
  2. Topol-M says:
    11 anos atrás

    Eu apostaria em um bombardeiro supersônico para dificultar a interceptação e escapar de defesas anti-aéreas, o fato de ser mais detectável poderia ser compensado com a aplicação de materiais RAM sob e sobre a fuselagem, o fato de consumir mais combustível não prejudicaria pois o deixaria em paridade com os demais bombardeiros supersônicos enquanto se pesquisasse uma forma mais econômica de pós combustão e por último daria uma reformulada na concepção visual do bicho pois esse modelo está feio pra caramba.

    Responder
  3. FAB-745 says:
    11 anos atrás

    Acredito que o PAK-FA ainda sofrerá várias modificações ao longo de sua produção seriada:

    “Há previsão de, em 2016, iniciar sua produção em pequena escala”

    Em pequena escala, ou seja, fabrica-se uma versão inferior do que se espera do avião tal como o Su-27, cujas versões (Su-30, Su-35) ainda sofrem modificações e melhorias.

    Parabéns à Rússia.

    Responder
  4. Rodolpho says:
    11 anos atrás

    Vai depender do cenário político nacional. Se dilma ganhar teremos continuidade dos projetos, eu chutaria um fortalecimento do relacionamento Brasil-Suécia pelo custo baixo da produção e a necessidade dos suecos de ter outro caixa para bancar. Fica bem claro o posicionamento militar do governo de troca de tecnologia visto com a França e Suécia para criar geração e uso próprio aqui.
    Já com Aécio bem provável uma tentativa de se reaproximar com os States. No governo anterior do FHC o campo militar ficou estagnado.

    Responder
  5. Luiz Gabriel says:
    11 anos atrás

    Será que veremos o PAk-FA no Brasil ??? ou ficaria algo como o SAAB 2020 ou F-35 ??? quem sabe um J-20 da china, ou um projeto nacional, e pq não sonhar com um novo bombardeiro para nossa FAB, pois logo os AMX vão começar dar baixa!

    Responder
    • Mauro says:
      11 anos atrás

      Provavelmente nunca veremos um PAK-FA aqui, alias, caça de 5 geração só daqui 40 anos.

      Responder
  6. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Lá eles projetam e executam aqui se faz o projeto e o engaveta logo a seguir.

    Responder

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