Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia completa 48 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
10/05/2014 - 18:04
em Aviação
5
0
compartilhamentos
607
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia(BAeNSPA) foi criada pelo Decreto de n.º 58.378 de 10 de maio de 1966, do Exmo. Sr. Presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que usando da atribuição que lhe conferia o artigo 87, inciso I da Constituição Federal de 1947, resolveu criar esta Base dentro da estrutura orgânica do, então, Ministério da Marinha, destinada a apoiar os meios aéreos para as operações navais, em conformidade com as disposições do Decreto n.º 55.627 de 26 de janeiro de 1965, ficando diretamente subordinada à Força Aeronaval.

Pelo Decreto n.º 58.591 de 7 de junho de 1966, o Exmo. Sr. Presidente da República aprovou o Regulamento para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, que foi posteriormente revogado pelo Decreto n.º 96.837 de 19 de dezembro de 1986, tendo suas atividades reguladas pela Portaria n.º 1, de 19 de janeiro de 1987, do EMA.

Hoje, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia tem sua organização e atividades estruturadas pelo Regulamento aprovado pelo Comando de Operações Navais, pela Portaria de n.º 83 de 8 de junho de 2004.

Dentre as suas inúmeras tarefas, destacam-se :

Prover todas as facilidades às Unidades Aéreas da MB e ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval ;
Executar os serviços de manutenção e reparos de 2º e 3º escalões nas aeronaves e equipamentos de aviação da MB;
Prestar apoio aos funcionários civis e militares lotados no Complexo Aeronaval, inclusive seus dependentes, quanto ao pagamento, rancho, assistência social, jurídica, religiosa, médica e de saúde e prestar apoio à Estação Rádio de Campos Novos e ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

A BAeNSPA também é um órgão de execução e fiscalização do Serviço Militar e ainda dispõe de um aeródromo militar que, por força da legislação em vigor, funciona como aeródromo alternativo para o tráfego da área do Rio de Janeiro.

Missão

Realizar as atividades administrativas, cientificas, técnicas industriais e tecnológicas relacionadas à manutenção de aeronaves, equipamentos e componentes de aviação, controle do tráfego aéreo e prover apoio às OM do Complexo Aeronaval, na área de logística e às atividades aéreas, a fim de controbuir para a prontificação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia também é carinhosamente conhecida por “Macega”, que é uma vegetação típica do litoral norte fluminense. Esta denominação foi dada quando de sua criação, pelos aeronavegantes, devido à abundância dessa vegetação na sua área.

Seu atual Comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Fábio Ângelo de Araújo.

Tags: Aviação NavalBAeNSPABase Aérea Naval de São Pedro da AldeiaMarinha do BrasilRegião dos LagosSão Pedro da AldeiaSBES
Notícia Anterior

10 de Maio: Dia da Cavalaria

Próxima Notícia

'Shabab Oman II', o novo navio escola da Marinha Real de Omã

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

BAeNSPA completa 59 anos

10/05/2025 - 16:53
Evento

Aviação Naval abre suas portas ao público amanhã em São Pedro da Aldeia

30/08/2024 - 08:42
Aviação

Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugura exposição sobre a história da Aviação Naval

10/08/2022 - 09:38
Carregar mais
Próxima Notícia

'Shabab Oman II', o novo navio escola da Marinha Real de Omã

Comentários 5

  1. Rodrigo Quadros Queiroz says:
    11 anos atrás

    Este ano de 2014 haverá o evento “Portões Abertos” ao público ?

    Responder
  2. Sergio Cintra says:
    11 anos atrás

    A nota não faz menção do Museu, que é uma importante figura de divulgação e com relatos de fatos históricos. O timão do A-11 e outras curiosidades (turbinas, hélis e um treinador Pilatus) se encontram por lá. O prédio é modesto para a história que carrega.
    Tens notícias de “Portões abertos”?
    Maio/2013 teve e foi bom.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Sergio,
      A nota é apenas para destacar a passagem dos 48 anos da BAeNSPA, se me estender demais, se torna uma matéria, aí teria que destacar também, entre outras, o trabalho de ATC realizado na Região dos Lagos e etc..
      Quanto aos Portões Abertos, ainda não tenho informações se haverá este ano, mas caso ocorra, tenha certeza que será noticiado pelo DAN.
      FA

      Responder
  3. Eduardo Ramos says:
    11 anos atrás

    Parabéns a Base aeronaval de São Pedro da Aldeia ! Padilha esta base tem condições em caso de acionamento pelo COMDABRA de usar vetores como os A-4 para uma interceptação digamos as hostilidades entre Argentinos e ingleses novamente se iniciam dai um par de Eurofighter Typhoon invadem o espaço aéreo Brasileiro os A-4 podem decolar e interceptar os Eurofighter Typhoon, a base tem toda a estrutura para isso ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Eduardo, usar a base não teria problemas. O problema maior seria os AF-1 interceptar os Typhoon. Se forem bem monitorados e já estiverem fazendo uso de mísseis BVR, acredito que possam ser usados para este fim. Lembre-se que o E-99 pode colocar os AF-1 em posição de vantagem frente a caças muito mais modernos. Mas o ideal seria a MB possuir o Sea Gripen, que seria um caça moderno com super cruise e capaz de interceptar qualquer caça em nosso território. Caso o Sea Gripen não vingue, a FAB poderá a partir de Santa Cruz, realizar a interceptação com os novos Gripen E que em breve equipará o 1ºGAvCa.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval