Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

KC-X2: Já se encontra em Israel o primeiro 767-300ER a ser convertido para a FAB

Luiz Padilha por Luiz Padilha
15/08/2014 - 15:53
em Aviação
33
0
compartilhamentos
283
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
B 767-300 IAI para FAB
Futuro avião tanque da FAB clicado em Israel – Reparar o Flying Boom que na FAB não será utilizado.

destaqueSegundo informações, no último dia 8 deste mês, foi visto no aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv, o Boeing 767-328 ER/MMTT da Israel Aerospace Industries (IAI), que será o primeiro 767-300 ER convertido para a Força Aérea Brasileira no programa KC-X2.

B767-300 Air France
Boeing 767-300 quando voava nas cores da Air France – F-GHGI
B767-300 Zoom
Boeing 767-300 nas cores da Zoom Airlines -C-GZUM

A aeronave é o Boeing 767-300 (ex N764NA), equipado com 2 motores GE CF6-80C2B6F, que voou pela primeira vez em 1993 nas cores da Air France sob o prefixo F-GHGI, sendo transferido em 2003 para a Zoom Airlines. Esta empresa encerrou suas atividades em 2008 e a aeronave passou então a servir a North American Airlines.

B 767-300 North American]
Boeing 767-300 ainda nas cores da North American

Este Boeing 767-300ER foi retirado de serviço e estocado nos EUA em abril deste ano, após ser escolhido, voou para Israel onde se dará a conversão em avião tanque para a FAB.

B767-300 FAB ultimo voo até israel
Mapa mostrando o último vôo do B 767-300ER dos EUA à Israel

Não se tem notícia de quando a aeronave estará pronta para ser incorporada à FAB, mas vários spotters estão de olho e prontos para “fritar” o próximo avião tanque da FAB.

COLABORARAM: Alcântara e Marino

Tags: Boeing 767-300 ER MMTTBoeing 767-300ERIsrael Aerospace Industries (IAI)
Notícia Anterior

Novo Comandante da FP Maré fala sobre as ações futuras na região.

Próxima Notícia

NOTA OFICIAL da FAB: Gravação da Caixa Preta não era do voo de Eduardo Campos

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

IAI anuncia a primeira entrega do novo radar de vigilância aérea multimodo e multifuncional

13/02/2025 - 10:36
O chanceler alemão Olaf Scholz se reúne com funcionários da IAI no Berlin Air Show em 5 de junho de 2024. (IAI)
Exposições Internacionais

‘Narrativa errada’: executivo da IAI critica proibição francesa de empresas israelenses na Eurosatory

07/06/2024 - 10:21
Naval

Marinha de Israel intercepta ameaça com sucesso empregando o radar MF-STAR da IAI

09/04/2024 - 17:34
Carregar mais
Próxima Notícia

NOTA OFICIAL da FAB: Gravação da Caixa Preta não era do voo de Eduardo Campos

Comentários 33

  1. mike says:
    11 anos atrás

    Boa tarde Padilha! De que maneira vc acha que as eleições presidenciais podem atrapalhar o kc-x2? E ainda, vc acredita que o projeto kc 390 ( que vem ganhando destaque nas mídias) também pode atrapalhar o kc-x2?
    Quem é apaixonado por aviação e entende um pouquinho, sabe que o kc 390, mesmo sendo um projeto de excelência, não preenche a lacuna deixada pelos saudosos B707 (sucatões).
    vc

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Amigo, as eleições são uma incógnita neste momento.
      A FAB tem muitos programas e é preciso saber se o seu orçamento irá comportar tudo, sem que haja aporte de verbas do GF.
      O KC390 tenho certeza que sairá.

      O KC-X2 depende do que expus acima.

      Da mesma forma o programa do A-1M e do F-5 jordaniano.

      Vamos ver em 2015 o que vai acontecer.

      Parece que o leasing do Gripen C/D subiu no telhado justamente por falta de verbas.

      Tá feia a coisa para as Forças armadas.
      PS: Não chame os KC-137 de sucatões pq eles nunca foram.

      Responder
  2. Juarez says:
    11 anos atrás

    A FAB tem a intenção de preservar uma célula com flyng boon em função de participação em operações internacionais.
    Dependendo da condição orçamentária, o Corsário poderá receber uma célula Kombi para ser utilizada enquanto as outras duas estão em processo de conversão, ficando esta célula para ser a última convertida.

    Grande abraço

    Responder
  3. José says:
    11 anos atrás

    Boa tarde Sr. Padilha…..infelizmente suas informações são desmentidas pela Força Aérea.
    Todos os brasileiros gostariam que fosse verdade, porém no momento não há nada de concreto. A realidade é que o Brasil hoje não tem um reabastecedor estratégico e muito menos uma aeronave de longo alcance para atender a emergências de grande vulto, ou até mesmo a retirada das tropas de paz no Haiti. Continuamos acreditando que a FAB voltará a ter um Long Range em sua frota. Esperamos as eleições para saber se algo vai mudar em relação ao KC-X2.
    Esperamos que

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Oi José. A informação foi dada pelo israelense que clicou a aeronave lá.

      Não li, nem vi em nenhum lugar a FAB contestar a informação do israelense.

      Sei que muita coisa está dependendo de verbas, mas o KC-X2 está assinado, logo, como vc mesmo disse, esperamos que esteja em andamento.

      Vamos torcer, pois a FAB precisa de seu reabastecedor de longo curso.

      Abs

      Responder
  4. Gilberto Rezende/RS says:
    11 anos atrás

    72 ton ???

    Dá para reabastecer completamente uns 2 a 3 KC-390 pelo menos…

    Responder
  5. Gilberto Rezende/RS says:
    11 anos atrás

    Quanto aos ciclos talvez durante o período de 2003 a 2008 na Zoom que estava em má situação esta aeronave tenha voado pouco…. Só pode….

    SE a FAB quiser melhorar a frequência das operações Cruzex e outras, dispor da possibilidade de reabastecer com o BOOM seria muito importante para atender principalmente os operadores dos F-16 que não necessitariam de trazer suas aeronaves reabastecedoras e seria tanto um novo aprendizado operacional como possibilitaria operar/adquirir futuramente aeronaves com este tipo de sistema de reabastecimento.

    Poderia-se até estudar mais adiante algumas unidades “estratégicas” do KC-390 com opção de se abastecer por BOOM se o diferencial de abastecimento for grande o suficiente.
    Não sei se o diferencial é tanto já que o sistema por probe do KC-390 é o mais moderno…
    se o diferencial de abastecimento/tempo for apreciável.

    Responder
  6. 767 Jockey says:
    11 anos atrás

    Ao colega que perguntou a capacide, sao 72t de querosene nos tanques do avião.

    Responder
  7. Crispim says:
    11 anos atrás

    Também acho estranho, pra não dizer impossível, um avião de 93 bem voado como este ter menos de 5000 ciclos, alguém está levando gato por lebre aí…

    Responder
  8. Vasconcelos says:
    11 anos atrás

    Posso estar enganado mas,a mão de obra da EMBRAER é Brasileira e da CERTO.
    Tão certo que farão o Gripeen e será um belo e perfeito CAÇA,talvez nem precise benzer,fazer simpatia contra “olho-gordo”,pessimismo e outras coisas mais….

    Responder
  9. Gabriel DF says:
    11 anos atrás

    Israelense trabalha ligeiro , vai chegar rápido e com acabamento de primeira !
    Não tendo mão de obra brasileira tudo dá certo!

    Responder
    • oséias m.g. says:
      11 anos atrás

      os aviões da Embraer estão cheios de mão de obra brasileira e dão muito certo.

      Responder
      • Renato B. says:
        11 anos atrás

        Boa!

        Responder
  10. erichwolff says:
    11 anos atrás

    Lembro até q estavam em porto alegre, aguardando um comprador….

    Responder
  11. erichwolff says:
    11 anos atrás

    Ue, não seriam ANV q eram da TAM????? Q eles desistiram de usar para padronizar a frota nos air bus????

    Responder
  12. Jeferson lemes says:
    11 anos atrás

    Alguém sabe quantas toneladas de combustível ele carrega ?

    Responder
  13. Helton Alvarinho says:
    11 anos atrás

    Ótima notícia!!!! Padilha publica aí a programação do Domingo Aéreo! Já saiu!!
    http://domingoaereo.com.br/

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Publicado.

      Responder
  14. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Será que pelo menos um fica pronto a tempo para quando nossos pilotos forem buscar os GRIPENS na Suécia vão precisar de um avião reabastecedor de longo alcance.

    Responder
  15. JPBS1 says:
    11 anos atrás

    Serão quantas unidades como estas?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      3 se não estiver enganado.

      Responder
      • Rafael Oliveira says:
        11 anos atrás

        O plano da FAB contempla 3. No DOE que tratou do assunto, consta apenas 2.

        Responder
  16. FCarvalho says:
    11 anos atrás

    Quantos ciclos ele possui? Com esta idade e se tratando de um 767, menos de cinco mil ciclos como estipulado pela FAB é muito difícil de ter.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Não sei responder. A informação veio do fotografo que clicou ele lá em Israel.

      Responder
  17. RobertoCR says:
    11 anos atrás

    O flying boom não será utilizado pela FAB, mas estará instalado no avião da mesma forma? A dúvida surgiu porque este equipamento não está presente nas fotos apresentadas dos operadores anteriores, então porque estaria no avião da FAB?

    De qualquer maneira é boa notícia pois mostra que o processo está em andamento.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Também achei estranho, mas como a aeronave ainda não está convertida, isso será retirado. Só sei que em abril ela estava nos EUA.

      Responder
      • Alcantara says:
        11 anos atrás

        Padilha, não será utilizada pela FAB, mas poderá ser utilizada (se for o caso) por outras aeronaves em exercícios tipo Cruzex ou (hipoteticamente falando) em operações conjuntas.

        Sem esquecer que o Fly Boom pode ser adaptado para usar o Drogue também, habilitando a aeronave a reabastecer três caças ao mesmo tempo!

        http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Boeing_KC-135E_boom_drogue_adapter.JPEG

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          11 anos atrás

          Bem lembrado. A França usa assim. Bom, agora só nos resta esperar nossos amigos em Israel, clicar a aeronave pintada nas cores da FAB.

          Responder
        • RobertoCR says:
          11 anos atrás

          O uso deste adaptador seria realmente muito interessante.

          Responder
      • FERNANDO RODRIGUES DE FREITAS says:
        11 anos atrás

        A primeira foto é o mesmo avião das demais fotos?
        Se for,colocaram o FB posteriormente,então isso quer dizer que esta será a configuração da FAB.

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          11 anos atrás

          Basta seguir o texto. coloquei as fotos na sequência.

          Responder
  18. pierretue says:
    11 anos atrás

    Não é muito velho?

    Responder
  19. Jcsleao says:
    11 anos atrás

    Pelo menos este projeto está evoluindo.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval