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Home Aviação

ATUALIZADO: Marinha do Brasil pode comprar mais três MH-16 Seahawk

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/10/2014 - 08:17
em Aviação
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MH-16 N-3033_01

Por Guilherme Wiltgen

O Departamento de Estado norte-americano aprovou uma possível venda via FMS (Foreign Military Sale) de um lote adicional de três Helicópteros Multi-Emprego (HME) MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B) para a Marinha do Brasil.

O Governo brasileiro solicitou a possível venda que inclui, além das três aeronaves, um Treinador Tático Operacional de Voo, 5 óculos de visão noturna AN/AVS-9, peças de reposição, equipamentos de apoio, ferramentas e equipamentos de teste, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica.

O contrato tem um custo estimado em US$ 150 milhões e foi anunciado pela a DSCA (Defense Security Cooperation Agency) em 07.10.14.

O MH-16 Seahawk, designação dada ao HME na Marinha do Brasil, já é operado pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), que possui quatro aeronaves em seu acervo e mais duas em fase final de construção nos Estados Unidos.

Com a concretização desta aquisição, a Marinha do Brasil passará a contar com nove aeronaves deste modelo, utilizadas para missões ASW e ASuW.

NOTA do EDITOR: Conforme apurado pelo DAN, a MB não tem programado novas compras de aeronaves S-70B, permanecendo com o total de seis unidades, 4 entregues e 2 em fase final de construção. Com relação aos equipamentos associados citados acima, estes sim poderão vir a ser adquiridos futuramente.
O DAN ressalta o compromisso e respeito às nossas FA e a correta informação aos nossos leitores.

Tags: 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-SubmarinoAviação NavalEsquadrão HS-1Marinha do BrasilMH-16 SeahawkSikorsky S-70B Seahawk
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Comentários 17

  1. Nelson Lima says:
    11 anos atrás

    OFF. O Peru adquiriu 5 Seasprite modernizados para equipar suas Lupo. Como havia dito antes: país com recursos limitados, mas, sério na gestão da defesa!

    Responder
  2. Miguel says:
    11 anos atrás

    corrigindo: não seriam 12 aeronaves com a concretização dessa aquisição?

    Responder
  3. Miguel says:
    11 anos atrás

    Não seriam 1 aeronaves com a concretização dessa aquisição?
    Achei que a MB já tivesse efetivado a compra de dois lotes desse vetor, sendo o primeiro composto por 06 unidades e o segundo por 03.

    Responder
  4. Lucas says:
    11 anos atrás

    Nao entendo essa compra de meia-meia duzia de equipamentos. O governo federal devia traçar um plano pra modernizaçao e compra de novos helicopteros de acordo com cada funçao exigida pelas FA igual fez com os Ec-725, so que no caso agora seria o blackhawnk no minimo uma quantidade consideravel de pelo menos 60 unidades. Gosto muito desse heli, ver ele em quantidade maior por aqui aumentaria e muito a capacidade das FA.

    Responder
  5. HMS Brazyl says:
    11 anos atrás

    Se vierem as três unidades classe Oliver Perry para o Brasil, ja tem o que usar nelas!!

    Responder
  6. Topol says:
    11 anos atrás

    Os Sea Hawks da Marinha são todos para luta anti-submarino ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Topol,
      Essa é a função primária, mas também cumprem as missões de ASuW.
      FA

      Responder
  7. BrunoFN says:
    11 anos atrás

    Q venham mais …ao meu ver …nesse caso o preço …e compatível com o ”recheio” … diferente dos UH-60L da FAB … q são pelados e ”básicos” …. 15 UH-60 por 1BI de ”doletas” (se existem pessoas q ficam enchendo o saco quanto aos EC-725 .. seria uma boa analisar esse contrato … ) se analisar de forma ”fria” .. saiu mais caro q esses ai da MB …… nada justifica …..o desinteresse da a sikorsky…ela sabe dos nossos planos lobista dessa empresa aki no Brasil e o q n falta ……… a frota pro Brasil de UH-60 sendo otimista pode passar de 70+ helis do tipo num futuro próximo pra atender as 3 forças … ela n investe aki pq n quer … sei la …. por mais q seja um ótimo heli e preciso exigir q ela ao menos cumpra com a dita ”promessa” …… n estamos fazendo favor a ninguém em ‘comprar’ ….e pra um investimento do tipo ( por mais q a contratos ”picados” ) e preciso exigir algum tipo retorno ………minha visão das coisas

    Responder
  8. brazuca says:
    11 anos atrás

    Precisaríamos ter muitos HME muitos,quando eu li
    Segundo o PAEMB, seriam no
    total 50 HME, sendo 06 até
    2014 (já deu pedal para 2015),
    19 de 2015 a 2022, 20 de 2023
    a 2030 e 05 de 2031 a 2047.
    FA ,eu ri ri muito não de vc mas do nosso GF , lamentável ó , eu sei que seremos a Nona maior frota mundial eu sei eu sei não me venham me contrariar tah.

    Responder
  9. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Em 2047 só nós mesmos vamos operar helicópteros a maioria dos países vão estar com naves hipersónicas.

    Responder
    • Topol says:
      11 anos atrás

      ???
      O que uma coisa tem à ver com a outra?

      Responder
  10. Fernando falcom says:
    11 anos atrás

    Eu ouvi falar em uma intenção de 12 no total isso é verdade?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Fernando,
      A ideia é essa!
      Segundo o PAEMB, seriam no total 50 HME, sendo 06 até 2014 (já deu pedal para 2015), 19 de 2015 a 2022, 20 de 2023 a 2030 e 05 de 2031 a 2047.
      FA

      Responder
      • Gallito says:
        11 anos atrás

        Guilherme, afinal por que toda compra feita pelas forças Armadas do Brasil, referente a esse tipo de Helicóptero Militar (BlackHawk) e suas variantes, sai mais caro, do que para outros países ? O Exército outro dia informou uma compra de 03 por US$ 165 milhões, e agora a Marinha também por US$ 150 milhões.
        Qual o real valor de cada aeronave para venda a um país, digamos a República Dominicana ?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          11 anos atrás

          Gallito,
          É o princípio básico de qualquer compra, o varejo sai mais caro que o atacado. Se fosse feito uma única encomenda para atender as demandas das 03 FA’s, não tenho dúvida que teríamos uma margem de negociação com a sikorsky e, por conseguinte, uma redução no custo unitário final.
          Não posso te afirmar qual o valor exato de um Seahawk, seja para qual país for mas, sem medo de errar, te falo que supera os US$ 40 milhões a unidade, fora os custos dos equipamentos que o cliente vai querer colocar nele, consoles de missão, sonar, flir, RWR, MAGE, radar, chaff & flare e aí vai…
          Nesta compra específica da MB, ainda tem muitos equipamentos associados a este custo, e que não são baratos.
          Espero ter ajudado.
          FA

          Responder
  11. FCarvalho says:
    11 anos atrás

    Primeiro, mais 3 UH-60 para o EB. Depois aparentemente mais unides destes helos para a FAB. E agora, mais esta novidade para a marinha.
    Será que está aberta a temporada de bondades em Brasília para as ffaa’s?
    Na falta ou indisposição de argumentos por parte do GF em relação à defesa, parece que é o que há, ou o que dá, para fazer para tentar angariar alguma simpatia dos militares…
    Ou outra coisa qualquer.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      FC Carvalho,
      Sem chance!
      Se realmente houver esta compra, com certeza estes também deverão sair do bolso da MB, assim como os outros já saíram, sem qualquer crédito (em todos os sentidos) do GF nesta compra.
      FA

      Responder

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