Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Fuzileiros Navais treinam em Formosa (GO) para atuarem em missões militares

Luiz Padilha por Luiz Padilha
30/10/2014 - 20:43
em Naval
6
0
compartilhamentos
517
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Brasília, 30/10/2014 – Com capacidade de disparar foguetes de diferentes calibres a partir de uma mesma plataforma, atingindo alvos situados a distâncias entre nove e 90 km, o Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes Astros FN 2020 foi um dos destaques da Operação Formosa 2014. Realizado pela Marinha do Brasil ao longo da semana no Centro de Instruções de Formosa (CIF), a 100 km de Brasília (DF), o exercício contou com a participação de 2 mil fuzileiros navais.

Além do Sistema Astros FN 2020, a Força Naval também empregou pela primeira vez o Radar Saber M60 (Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos Baseado em Emissão de Radiofrequência). A Operação Formosa 2014 foi dividida em quatro fases: o deslocamento da tropa do Rio de Janeiro para Brasília; as oficinas, quando os batalhões são agrupados por assuntos específicos; os temas táticos, que são a simulação de uma situação de crise, culminando em uma operação anfíbia; e, por fim, a fase da demonstração.

op_formosa02

Operação Formosa

Utilizando munição real, a Operação Formosa tem o objetivo de aprimorar o treinamento e manter as condições de pronto-emprego dos meios operativos e militares do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha. Na prática, caso o país precise, os homens devem estar prontos em 48 horas para qualquer tipo de missão como as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em áreas de risco – a exemplo do que está acontecendo no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

O exercício também objetiva a capacitação dos fuzileiros navais para missões de paz, entre elas a Minustah, no Haiti, e a Unifil, no Líbano. Além de assistência humanitária em áreas atingidas por calamidades públicas, como a ocorrida no terremoto no Chile em 2010, quando foi montado um hospital de campanha para apoio ao socorro das vítimas.

Ademais, o treinamento fortalece a troca de experiências com militares estrangeiros. Este ano, a Marinha dos Estados Unidos participou do exercício. De acordo com o comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), almirante Gomes da Luz (foto abaixo), o treinamento vem firmando parcerias de grande importância para a Força.

op_formosa04_grande

“Nós tivemos o intercâmbio com a medicina expedicionária dos marines (fuzileiros norte-americanos) e observadores colombianos que vieram assistir ao exercício. A medida que os anos passam, Formosa vem tomando corpo nacional e internacionalmente”, afirmou o almirante.

Meios empregados

Tanto o sistema Astros quanto o Radar Saber são de fabricação nacional e foram adquiridos ano passado. Integrado ao sistema de defesa aeroespacial brasileiro, o Radar foi empregado na defesa antiaérea do Estádio do Maracanã, no Rio, durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

op_formosa01

O sistema Saber é um radar de busca e vigilância, podendo detectar alvos a aproximadamente 5 mil metros de altura e com capacidade de processamento de 40 alvos simultâneos. O equipamento é capaz de diferenciar e classificar aviões e helicópteros.

Já o sistema Astros FN 2020, possui além das capacidades mencionadas, a vantagem de agregar um sistema digitalizado de comando e controle instalado em uma única viatura.

Também foram empregadas 160 viaturas, distribuídas entre caminhões, viaturas leves, ambulâncias e blindados, como os Carros Lagarta Anfíbios-CLANF, M-113 e viaturas blindadas Piranha, semelhantes aos utilizados no Haiti e no Complexo da Maré.

op_formosa03

O exercício contemplou manobras com duas aeronaves UH-15, o Super Cougar, uma aeronave UH-12, conhecida como Esquilo, e dois caças A-4 Skyhawk, da Marinha do Brasil, que vieram da Base Aérea de São Pedro da Aldeia (RJ) e ficaram sediados na Base Aérea em Anápolis (GO). Já com relação aos armamentos, foram disponibilizados para a operação, dentre outros, cinco obuseiros de artilharia Light-Gun e quatro lançadores de mísseis Superfície-Ar Mistral.

Defesa NBQR

A ação ainda expôs as atividades do sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). O CFN também está capacitado para reconhecer e identificar agentes químicos, biológicos e radiológicos. “Em uma situação real, existe uma estrutura para atender medidas de proteção, detecção, identificação e descontaminação desses agentes”, afirmou o comandante do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, capitão-de-fragata Gioseffi.

op_formosa05

O comandante Gioseffi também apresentou o Robô Defender D2, adquirido recentemente pela Marinha para a Copa 2014, que cumpre várias etapas no processo de desativação de artefatos explosivos. O equipamento é totalmente remoto e operado a uma distância de até 1km, o que permite maior segurança para os militares envolvidos.

Na demonstração, o robô realizou uma varredura no compartimento até a sua detonação. “As câmeras e sensores reportam para o operador em um monitor qual é a situação daquele compartimento, onde está e qual o tipo de artefato. Em uma segunda fase, ele se aproxima, tira um raio-X e investiga para saber que tipo de explosivo tem dentro da caixa suspeita. A partir daí, ele remove o artefato do compartimento, transportando para um lugar seguro onde possa ser detonado”, explicou o comandante.

Também estiveram presentes no evento o chefe de Operações Conjuntas (CHOC), almirante Ademir Sobrinho; o vice-chefe de Assuntos Estratégicos (VCAE), almirante Mathias; o comandante do 7° Distrito Naval, almirante Farias Alves; o chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, almirante Lima Filho e diversas autoridades militares.

Fotos: Tereza Sobreira
Vídeo: Tenente Fayga Soares (imagens) e Pedro Dutra (Edição)
Asscom

Tags: Operação Formosa 2014
Notícia Anterior

GE Celma inaugura nova unidade e celebra recorde de 360 motores revisados em 2014

Próxima Notícia

Ministro da Defesa visita a Embraer e verifica a modernização das aeronaves AF-1/1A

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

Vídeo – Operação Formosa 2014

31/10/2014 - 22:22
Naval

Marinha do Brasil realiza treinamento no Planalto Central

28/10/2014 - 07:10
Carregar mais
Próxima Notícia

Ministro da Defesa visita a Embraer e verifica a modernização das aeronaves AF-1/1A

Comentários 6

  1. Marco says:
    11 anos atrás

    Poucas aeronaves para um exercício com tantos fuzileiros, nesse exercício seria essencial ter o Super Tucano da Força Aérea.

    Responder
  2. Claudio Moreno says:
    11 anos atrás

    Não vejo o momento de contemplar os AF-1M em tais exercícios.

    CM

    Responder
  3. Leandro says:
    11 anos atrás

    Algo que me incomoda muito no CFN é a falta de operações Aeromóveis pra toda tropa, a Marinha tem que disponibilizar mais meios de asas rotativas, toda ano é no máximo uma aeronave. Os fuzileiros tem uma excelente capacidade anfíbia e blindada, mesmo assim falta simular um grande assalto aeromóvel, com o máximo de helicópteros possíveis, Super Cougares, Super Pumas e SeaHawk, pra deixar a tropa bem adestrada nesse sentido. É o que falta pra melhorar e deixar os fuzileiros 100% ( por enquanto estão em 95% hehehe)

    Responder
  4. oséias m.g. says:
    11 anos atrás

    é impressionante a falta de promoção dos armamentos brasileiros. Eu nunca vi um video de uma area sendo saturada pelo astros. Alias eu nunca vi um video da sequencia de lançamentos desse sistema. Só esses amadores mesmo. Os outros armamentos brasileiros também, o os pouquíssimos videos sobre armamentos brasileiros são velhos e com cenas bem curtas.
    Em compensação os armamentos dos outros países tem belíssimos videos de promoção na internet feito pelos fabricantes. As forças armadas do Chile também tem videos promocionais que parecem coisa de cinema, de tão bem feitos que são.
    Os sites das brasileiras de defesa são sofríveis.
    Eu não entendo o motivo de tanto segredo assim. Se alguma potencia quiser descobrir sobre os armamento brasileiros, eles tem boas agencias de espionagem e irão descobrir de qualquer forma. Já quanto países pequenos, eles não tem engenharia suficiente para desvendar o interior de um armamento apenas pelas imagens de fora.
    Enfim, tá na hora da Avibras produzir um vídeo profissional do Astros, como aqueles que existem do MLRS M270 americano. E das empresas de defesa melhorarem a promoção dos seus armamentos.

    Responder
  5. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Esses exercícios em Formosa não tinham sido suspensos pela presidenta por ser a mesma rota do avião presidencial ela ficava com medo.

    Responder
  6. Fred says:
    11 anos atrás

    Impressionante a variedade de armas e meios empregados, no exercício “Operação Formosa”, que vem crescendo em abrangência….Muito bom saber que os treinamentos estão acontecendo de forma constante e tendo etapas com emprego de armamento real.

    Aliás, em matéria de treino, graça as novas tecnologias que estão sendo progressivamente adotadas, houve uma evolução nos últimos anos, nas três forças, com o emprego cada vez maior de simuladores…

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval