Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Autoridades apontam o Ka-52 como o melhor helicóptero de combate do mundo

Luiz Padilha por Luiz Padilha
01/06/2015 - 12:45
em Geopolítica
33
0
compartilhamentos
622
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

KA-52

O comandante da Força Aérea Russa, o coronel-general Viktor Bondarev, disse neste domingo, durante participação no show aéreo Aviadarts 2015, que o helicóptero de ataque russo Ka-52 Alligator pode ser considerado o melhor do mundo em sua categoria.

“Acho que está claro que este é o helicóptero mais fantástico do mundo”, declarou o militar ao observar diversas manobras no céu da cidade de Voronezh, no sudoeste da Rússia.

KA-52 - 1

Antes de Bondarev, no entanto, afirmações semelhantes sobre o veículo russo já haviam sido feitas por outras autoridades, incluindo o vice-premier Dmitry Rogozin, que o descreveu como um verdadeiro tanque voador após um passeio a bordo do Ka-52 no final de março. Segundo ele, esse helicóptero é facilmente controlável e dispõe de sistemas automatizados extremamente avançados.

Produzido pela empresa Kamov, o Ka-52 é especializado na destruição de outros helicópteros, tropas inimigas e veículos terrestres blindados, incluindo tanques, na linha de frente ou em reserva tática, sendo ideal tanto para operações de reconhecimento como de combate.

Kamov_Ka-52

De acordo com os especialistas, essa aeronave pode trabalhar ininterruptamente e em qualquer condição meteorológica, oferecendo cobertura para o desembarque de tropas, patrulhando ou fazendo escolta de comboios militares, entre outras coisas.

Sendo uma versão atualizada do Ka-50, o Ka-52 é equipado com um canhão automático de 30 milímetros, mísseis antitanque guiados por laser, mísseis ar-ar de curto alcance e outros tipos de armas. Ele pode viajar a uma velocidade superior a 290 km/h e opera normalmente até a altitude de 5 mil metros.

FONTE:Sputniknews

Tags: Helicópteros de AtaqueKa-52 Alligator
Notícia Anterior

Esquadrões da FAB aprimoram técnicas de combate utilizadas pela OTAN

Próxima Notícia

Helibras entrega 16º helicóptero H225M

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Vídeos

Ka-52 Alligator: Helicóptero de ataque “destruidor de tanques”

01/02/2019 - 18:57
Videocaptura DAN
Vídeos

Vídeo – Helicóptero Ка-52 russo dispara foguetes acidentalmente durante treinamento

19/09/2017 - 12:18
Geopolítica

Vídeo: Helicóptero russo Ka-52 registrado pela primeira vez durante um voo de combate na Síria

05/04/2016 - 09:12
Carregar mais
Próxima Notícia

Helibras entrega 16º helicóptero H225M

Comentários 33

  1. Lucas Iglesias says:
    10 anos atrás

    Gosto muito dos KA-52, essa tecnologia dos rotores dele é muito interessante, mas continuo achando que o Apache é o melhor.

    Responder
  2. Carlos Alberto Ferreira says:
    10 anos atrás

    Que venha para o Brasil…

    Responder
  3. eduardo says:
    10 anos atrás

    Além de manobrável e bem equipado esta máquina possui sistema de ejeção para os pilotos, algo muito incomum em helicópteros que acredito contar muito positivamente . Creio que em um embate contra o Apache,o Ka sendo alvejado ainda daria esta segurança aos pilotos na queda, mas no caso do Apache seria babau .

    Responder
    • Deagol says:
      10 anos atrás

      Acho que em um embate o ka leva boa vantagem pela performance, melhores mísseis ar-ar e canhão mais potente, mas essa é uma função secundária.

      Agora, no combate a alvos no solo, para destruir tanques, escondido atrás de árvores, ou pequenas forças mais difíceis de encontrar confio mais nos sensores do apache e no hellfire.
      Um coisa coisa que o ka não pode fazer, por exemplo, é se esconder no relevo deixando apenas o radar de fora.

      Responder
      • Bosco says:
        10 anos atrás

        Deagol,
        O radar do Apache Longbow só precisa de alguns poucos segundos para varrer a área com seu radar. Depois ele pode voltar a se ocultar e dispara seus mísseis fire-and-forget/lock on after launch de uma posição protegida, atacando até 16 alvos em pouco segundos. Os mísseis são direcionados aos alvos que foram detectados pelo radar e memorizados pelo sistema de combate do helicóptero.
        O Apache Longbow é tão bom que até o Carlo Kopp não teve o que falar mal dele. rsrsrssss

        Responder
        • Deagol says:
          10 anos atrás

          Não sabia, Bosco.

          Achei que para alvos mais distantes o hellfire precisava de atualizações durante o voo.
          Sds.

          Responder
    • Deagol says:
      10 anos atrás

      Em situações onde a performance não é muio importante o Ka teria o ponto fraco de possuir a transmissão muito maior, mais exposta e mais fácil de acertar.

      Responder
    • Deagol says:
      10 anos atrás

      Em um ambiente europeu apareceriam tantos outros helicópteros e aeronaves pelo caminho que um helicóptero com capacidade maior de combate aéreo, como o Ka-52 (armado com mísseis ar-ar), poderia trazer algumas boas vantagens.

      Responder
      • Deagol says:
        10 anos atrás

        Temos que imaginar como os russos pensavam quando projetaram essa aeronave.
        O que eles queriam conseguir?

        Responder
    • Bosco says:
      10 anos atrás

      O helicóptero de escolta da USA é o OH-58D, armado com Stingers.
      O AH-64, apesar de ser capaz de levar até 4 Stingers, não faz isso de forma usual.
      Se um AH-64 encontrar pela frente um outro helicóptero de ataque, não estando com os Stingers, teria que usar o canhão ou o Hellfire, que tem uma capacidade ar-ar limitada (geralmente contra um heli pairado ou em baixa velocidade).
      Já os Marines usualmente armam seus AH-1 com dois Sidewinders.
      Vale salientar que apesar de não ter assentos ejetáveis, o AH-64 tem como doutrina para sobreviver:
      1º: não ser detectado;
      2º: se detectado, não ser atingido;
      3º: se atingido, continuar voando (graças a blindagem e sistemas redundantes);
      4º: se cair, permitir que a tripulação sobreviva (graças ao trem de aterrissagem e aos assentos capazes de absorver impacto).
      Na altitude que os helicópteros de ataque geralmente operam é possível absorver o impacto de modo a permitir a sobrevivência da tripulação. Por isso é pouco usual a adoção de assentos ejetáveis em helicópteros.

      Responder
  4. _RR_ says:
    10 anos atrás

    Amigos,

    No que diz respeito a sensores e armas, não há realmente muita diferença entre os helicópteros de ataque hoje… Todas essas máquinas, em suas variantes completas, são capazes de operar em climas diversos, de dia e noite.

    Se há alguma diferença prática, essa poderia estar relacionada a capacidade de sobrevivência da aeronave ou segurança para a sua tripulação ( o que poderia estar associado a uma estrutura melhor adaptada a impactos, ou concepção stealth ). Contudo, considerando o meio e as táticas usuais, essas aeronaves sempre operarão a uma distância razoavelmente segura ( sempre a alguns quilômetros de seus alvos ), de modo a nunca se expor veementemente a sistemas V-SHORAD. E raras vezes irão operar em espaço aéreo contestado, e dificilmente estarão sós…

    Apenas acredito que uma aeronave desse tipo deve ter as assinaturas visual, eletrônica e térmica reduzidas. Nesse sentido, creio que experiências como o Tiger e o Mangusta são mais interessantes…

    Responder
  5. Francisco Pinheiro says:
    10 anos atrás

    Não vou desmerecer o helicóptero russo. Realmente o KA-52 é potente, é rápido e bem manobrável, mas não é páreo para o Apache.

    Responder
  6. Fernando says:
    10 anos atrás

    Nao importa se é o melhor do mundo o que importa, em uma batalha, é um boa estratégia para cumprir as suas missões.

    Responder
  7. Jackson5 says:
    10 anos atrás

    acho que esse heli como se fosse o f-4 nos anos 60 diziam que era o melhor mas na hora faltava um canhão.
    Esse é um unico problema desse heli

    Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      Mas ele tem canhão ! vc leu o post pelo menos?

      Responder
    • pedro says:
      10 anos atrás

      qual problema?

      Responder
  8. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Já foi um dia …

    Responder
  9. Topol says:
    10 anos atrás

    Esse é o segundo melhor… o Primeiro continua sendo o Apache.

    Responder
    • Douglas Schuindt says:
      10 anos atrás

      Com certeza um ótimo aparelho, mas o Apache realmente está num nível a parte dos outros. O que mata no Apache é o custo, se bem que esse aí de cima não é nada barato também.

      Responder
  10. Felipe says:
    10 anos atrás

    Com certeza um belo helicóptero. Mas acho que para o Brasil um Mi 28 basta. Esse é o problema, vão querer o apache, ka 52 ou tiger com total e não vai sair nada nos próximos 20 anos.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Felipe,
      Durante as avaliações foram voados o Viper, Tiger e T129, o Ka-52 apenas no simulador. O Apache não faz parte das aeronaves avaliadas.
      Abs

      Responder
      • Felipe says:
        10 anos atrás

        Guilherme, boa noite.
        Meu comentário foi no sentido de que, vão mirar no que há de melhor, sem considerar a situação atual e dos próximos anos do Brasil, não resultando em nada.
        Li, aqui no DAN inclusive, quais foram os helicópteros avaliados.
        Mas havia lido, não lembro se aqui, que o Mi 28 também estava nessa lista. Está fora então?

        Responder
  11. Lemes says:
    10 anos atrás

    As “autoridades” RUSSAS que falaram isso. Queriam que dissessem oque? Que é um trambolho? Deve ser um bom heli de ataque, mas daí a levar ao pé da letra o que as “toridade” russas dizem vai uma bela distância. Mas ai você vê o nome da fonte e entende tudo. Sputniknews. rsrs

    Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      Pura propaganda , deve ser bom , mas se for ver , do jeito que os caras falam , o heli vai até jupiter , volta e ainda tem metade de combustivel!!!

      Responder
  12. naval says:
    10 anos atrás

    Também acredito que realmente é um dos melhores e se formos olhar a relação custo-beneficio é o melhor.

    Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      Quanto custa?

      Responder
  13. yuri says:
    10 anos atrás

    o ka-52, com certeza é uma bela aeronave..

    Responder
  14. Fernando falcom says:
    10 anos atrás

    Afinal ele está participando ou não da concorrência do EB

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Não existe nenhuma concorrência no EB para helicópteros de ataque.

      O que existe são estudos sobre as aeronaves existentes no mercado. O EB não abriu nenhuma concorrência.

      Se você leu isso em outro local, saiba que é desinformação.

      O EB voou alguns helicópteros de ataque e em simuladores também, mas repito, não existe nenhuma concorrência em andamento.

      Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      APARENTEMENTE, o EB pediu um RFI para helicopteros de ataque a mil e kamov na Russia , alem de outras empresas estrangeiras , ainda não se firma como uma concorrencia , são apenas estudos , ao que parece , o pessoal do EB não encontrou estes aligators disponiveis para “testa-los”.

      Responder
  15. Amaral dos Santos says:
    10 anos atrás

    Realmente maravilhoso.

    Responder
  16. Adriano RCC says:
    10 anos atrás

    É exatamente isso que precisamos no EB e no CFN.

    Responder
    • josedavi says:
      10 anos atrás

      Por que ?

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval