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Home Aviação

Para escapar de perseguição, aeronave teria se escondido nas nuvens

Luiz Padilha por Luiz Padilha
28/10/2015 - 09:59
em Aviação
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Por Paulo Yafusso

A aeronave Neiva EMB-721C, prefixo PT-EXP, conseguiu escapar da perseguição aérea em Japorã no último sábado, ao se esconder nas nuvens depois de ser atingido pelo caça Tucano, da FAB (Força Aérea Brasileira) e chegar no espaço aéreo do Paraguai. A informação foi dada por militares da aeronáutica, em conversa informal, a agentes da área de segurança de Mato Grosso do Sul. Por meio de nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, de Brasília, informou que todo o procedimento foi feito seguindo-se o que estabelece o decreto 5.144, de julho de 2004.

De acordo com a nota, “a medida de policiamento aéreo visa forçar o pouso, e não a destruição da aeronave”. Mas o que chamou a atenção é que, mesmo atingido por vários tiros na asa a aeronave não pegou fogo, e o local é onde fica o combustível. Ao ser perguntado se o tanque de combustível do avião interceptado ficava na asa, a assessoria de comunicação da Aeronáutica disse não poder dar essa informação, sugerindo que fosse procurado um técnico da área.

Um piloto ouvido pelo Campo Grande News explicou que o tanque de combustível do monomotor fica nas asas, mas que nesse tipo de interceptação o correto é o alvo não explodir ou pegar fogo mesmo, e que a ação do caça é apenas atingir a asa para forçar o pouso. Comparativamente, seria o procedimento adotado em terra, quando o policial, numa perseguição, tem como prioridade atirar nos pneus para forçar que o veículo pare.

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Outro detalhe informado pelo piloto é que, num primeiro momento o caça faz o disparo (tiro de advertência) com projetil traçante, que deixa “rastro”, justamente para que o piloto interceptado perceba que está sendo acompanhado e para que obedeça a ordem de pouso. Em não obedecendo, o piloto do caça faz os disparos já com outro tipo de projetil (tiro de detenção), que não é incandescente, por isso ao atingir as asas não provoca explosão. O tiro faz com que a asa seja perfurada para o vazamento do combustível.

Depois de atingir a aeronave suspeita, o caça faz o acompanhamento até que o avião pouse, e aí por rádio os órgãos de segurança, como as polícias federal, civil ou militar, são avisados para que procedam a investigação e apreensão de produtos ilícitos, caso estejam sendo transportados. No caso da aeronave que foi encontrada em Paranavaí (PR), há suspeita de que estaria transportando contrabando. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal de Maringá (PR), que não liberou nenhuma informação sobre a descoberta da identidade do dono do avião e do piloto.

Embora não conste na nota emitida pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o próprio decreto 5.144 é claro ao tratar do assunto. No parágrafo 3º do artigo 3º, diz que “as medidas de persuasão seguem-se às medidas de intervenção e consistem no disparo de tiros de aviso, com munição traçante, pela aeronave interceptadora, de maneira que possam ser observados pela tripulação da aeronave interceptada, com o objetivo de persuadi-la a obedecer às ordens transmitidas.”

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E no artigo 5º, diz que a medida de “destruição” só deve ser adotada como “último recurso e após o cumprimento de todos os procedimentos que previnam a perda de vidas inocentes, no ar ou em terra”. E no artigo 6º, que trata das condições que devem ser obedecidas para essa “destruição”, cita no item “V” que ela só poderá ser colocada em prática com “autorização da Presidente da República ou da autoridade por ele delegada”.

FONTE: Portal Campo Grande News

Tags: Lei do Abate
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Comentários 24

  1. Marco says:
    10 anos atrás

    Senhores o padrão de aeronaves de ataque interceptadas e tentar primeiro fugir nas nuvens o ST não tem radar e mesmos se tivesse radar sem auxílio visual não da para encaixar uma rajada de .50 com precisão requerida. Os Harriers em 82 tinham radar e Sidewinders não adiantavam quando os mais lentos Macchi, Pucaras ou Turbo Mentor, que operavam nas ilhas, fugiam para as nuvens

    Responder
  2. Marco says:
    6 anos atrás

    Senhores o padrão de aeronaves de ataque interceptadas e tentar primeiro fugir nas nuvens o ST não tem radar e mesmos se tivesse radar sem auxílio visual não da para encaixar uma rajada de .50 com precisão requerida. Os Harriers em 82 tinham radar e Sidewinders não adiantavam quando os mais lentos Macchi, Pucaras ou Turbo Mentor, que operavam nas ilhas, fugiam para as nuvens

    Responder
  3. carlos says:
    10 anos atrás

    O PILOTO SUMIU ?? !!! ….. E A GARGA SUMIUUU TAMBÉMM ??.. !!!, ………………………. Ai Ai Ai ii ii !!!! ….. MAMÃEE ME ACODEEE !!!

    Responder
  4. Raposão says:
    10 anos atrás

    Tem que ser selado , carimbado, avaliado , rotulado se quiser derrubar….É preciso o carimbo dando sim, sim sim..Pluct Plact Zumm

    Responder
  5. carlos says:
    6 anos atrás

    O PILOTO SUMIU ?? !!! ….. E A GARGA SUMIUUU TAMBÉMM ??.. !!!, ………………………. Ai Ai Ai ii ii !!!! ….. MAMÃEE ME ACODEEE !!!

    Responder
  6. Raposão says:
    6 anos atrás

    Tem que ser selado , carimbado, avaliado , rotulado se quiser derrubar….É preciso o carimbo dando sim, sim sim..Pluct Plact Zumm

    Responder
  7. erikson says:
    10 anos atrás

    Existem operações realizadas com a Força Aérea Boliviana e a FAB chamada Op. BOLBRA e com a Força Aérea Paraguaia Op. PARBRA, que tratam justamente do treinamento de controle de vôos ilícitos na Fronteira.
    Este era um caso típico para ser colocada em prática.

    Responder
  8. Francisco says:
    10 anos atrás

    Depende do piloto. Abate e diz que cumpriu todas as etapas. Agora se esconder nas nuvens? e os tucanos não tem radar? A autoridade delegada deve ser o Ministro da Defesa ou o Chefe da FAB..

    Responder
  9. Celso says:
    10 anos atrás

    Li acho q aqui mesmo q apos os disparos este aviao deu uma baita volta de 400 Km ate chegar em Paranavai……..vai ter combustivel assim la adiante hemmm, mesmo vazando…..rsrrsrs
    Outra coisa…….eu ja havia alertado a todos voces sobre esta lei do abate e +_ como funciona………a burocracia burra tomou conta deste pais, isso eh um fato………..pelo tempo q poderia demorar uma decisao final, imaginem se este aviao tivesse pilotado por um louco e quisesse cometer um ato suicida ou sei la o que….onde eh q ele chegaria e quem seria o responsavel…so pra citar alguma destas coisas possiveis…..tadim do piloto da FAB se este aviao tivesse mesmo caido depois de alvejado…..vixeeee…..estaria cumprindo tarefas administrativas em alguma base do pais e afastado definitivamente dos voos…….aqui a coisa funciona assim pra esconder a incompetencia de outrens (covardia). Sds

    Responder
  10. erikson says:
    6 anos atrás

    Existem operações realizadas com a Força Aérea Boliviana e a FAB chamada Op. BOLBRA e com a Força Aérea Paraguaia Op. PARBRA, que tratam justamente do treinamento de controle de vôos ilícitos na Fronteira.
    Este era um caso típico para ser colocada em prática.

    Responder
  11. Johan says:
    10 anos atrás

    Daria pra avisar, é claro, se fosse um país que tivesse interesse em combater o crime. Em se tratando de Paraguai, se fosse avisado, eles iriam dar toda a assistência possível… ao avião ilegal! rsrs
    Países como Paraguai e Bolívia que aceitam e regularisam carro roubado no Brasil não tem conversa, tem que fechar a fronteira mesmo!

    Responder
  12. Francisco says:
    6 anos atrás

    Depende do piloto. Abate e diz que cumpriu todas as etapas. Agora se esconder nas nuvens? e os tucanos não tem radar? A autoridade delegada deve ser o Ministro da Defesa ou o Chefe da FAB..

    Responder
  13. Elden Degen says:
    10 anos atrás

    Não quero desmentir nada, mas dá pra ver nitidamente que o caça da FAB depois dos disparos abandona a perseguição virando a esquerda e o avião perseguido continua em linha reta em direção à nuvens.

    Mesmo dentro das nuvens dificilmente escaparia. Pra mim, ou estava muito perto da fronteira ou o piloto recebeu ordens para não abater.

    Pergunta que não quer calar:
    Não haveria possibilidade de acionar as autoridades do Paraguai para acompanhar a aeronave quando essa entrasse em seu território?

    Responder
    • Marcelo Junior says:
      10 anos atrás

      O que esperar da força aérea do Paraguai q tem apenas 4 aviões ST. E que a gente invadiu parte do território deles numa perseguição e deu uma merda desgramada… O governo do Paraguai é oposição ao governo brasileiro

      Responder
    • César Pereira says:
      10 anos atrás

      Meu caro Elden Degen , esse seu comentário é para fazer pensar, quanto a aeronave escapar do A-29 eu também acho difícil pois se isso aconteceu como estão falando o A-29 ou o piloto um ou outro não prestam ! Mas oque mais me encafifou foi que talvez o A-29 tenha recebido ordens para abandonar a caça, pois a tripulação da aeronave poderia estar com alguém influente a bordo, ou sob ordem de gente influente no momento que cometia o ilícito, a aeronave era reincidente e não foi apreendida , pousou em um aeroporto oficial nem foi em pista clandestina e os meliantes fugiram sem dificuldade alguma, isso tudo esta estranho !
      Grande abraço !

      Responder
  14. César Pereira says:
    10 anos atrás

    Nossa para abater uma aeronave é necessário uma burocracia imensa, um monte de papel,carimbo desse e daquele órgão ,firma reconhecida em três vias distintas, nada consta, e por último a autorização do BISPO ! KKKKK !!! ai o contrabando já foi vendido e a aeronave alvo já foi buscar mais mercadoria !kkkkk ! é a burocracia !

    Responder
  15. Celso says:
    6 anos atrás

    Li acho q aqui mesmo q apos os disparos este aviao deu uma baita volta de 400 Km ate chegar em Paranavai……..vai ter combustivel assim la adiante hemmm, mesmo vazando…..rsrrsrs
    Outra coisa…….eu ja havia alertado a todos voces sobre esta lei do abate e +_ como funciona………a burocracia burra tomou conta deste pais, isso eh um fato………..pelo tempo q poderia demorar uma decisao final, imaginem se este aviao tivesse pilotado por um louco e quisesse cometer um ato suicida ou sei la o que….onde eh q ele chegaria e quem seria o responsavel…so pra citar alguma destas coisas possiveis…..tadim do piloto da FAB se este aviao tivesse mesmo caido depois de alvejado…..vixeeee…..estaria cumprindo tarefas administrativas em alguma base do pais e afastado definitivamente dos voos…….aqui a coisa funciona assim pra esconder a incompetencia de outrens (covardia). Sds

    Responder
  16. karlBonfim says:
    10 anos atrás

    Devem ser pilotos bem experientes!!!

    Responder
  17. Johan says:
    6 anos atrás

    Daria pra avisar, é claro, se fosse um país que tivesse interesse em combater o crime. Em se tratando de Paraguai, se fosse avisado, eles iriam dar toda a assistência possível… ao avião ilegal! rsrs
    Países como Paraguai e Bolívia que aceitam e regularisam carro roubado no Brasil não tem conversa, tem que fechar a fronteira mesmo!

    Responder
  18. Elden Degen says:
    6 anos atrás

    Não quero desmentir nada, mas dá pra ver nitidamente que o caça da FAB depois dos disparos abandona a perseguição virando a esquerda e o avião perseguido continua em linha reta em direção à nuvens.

    Mesmo dentro das nuvens dificilmente escaparia. Pra mim, ou estava muito perto da fronteira ou o piloto recebeu ordens para não abater.

    Pergunta que não quer calar:
    Não haveria possibilidade de acionar as autoridades do Paraguai para acompanhar a aeronave quando essa entrasse em seu território?

    Responder
    • Marcelo Junior says:
      6 anos atrás

      O que esperar da força aérea do Paraguai q tem apenas 4 aviões ST. E que a gente invadiu parte do território deles numa perseguição e deu uma merda desgramada… O governo do Paraguai é oposição ao governo brasileiro

      Responder
    • César Pereira says:
      6 anos atrás

      Meu caro Elden Degen , esse seu comentário é para fazer pensar, quanto a aeronave escapar do A-29 eu também acho difícil pois se isso aconteceu como estão falando o A-29 ou o piloto um ou outro não prestam ! Mas oque mais me encafifou foi que talvez o A-29 tenha recebido ordens para abandonar a caça, pois a tripulação da aeronave poderia estar com alguém influente a bordo, ou sob ordem de gente influente no momento que cometia o ilícito, a aeronave era reincidente e não foi apreendida , pousou em um aeroporto oficial nem foi em pista clandestina e os meliantes fugiram sem dificuldade alguma, isso tudo esta estranho !
      Grande abraço !

      Responder
  19. César Pereira says:
    6 anos atrás

    Nossa para abater uma aeronave é necessário uma burocracia imensa, um monte de papel,carimbo desse e daquele órgão ,firma reconhecida em três vias distintas, nada consta, e por último a autorização do BISPO ! KKKKK !!! ai o contrabando já foi vendido e a aeronave alvo já foi buscar mais mercadoria !kkkkk ! é a burocracia !

    Responder
  20. karlBonfim says:
    6 anos atrás

    Devem ser pilotos bem experientes!!!

    Responder

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