Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Naval

Aviação do Exército irá testar helicópteros na Itália

Luiz Padilha por Luiz Padilha
07/11/2015 - 11:44
em Naval
164
0
compartilhamentos
328
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

T129-05

A Aviação do Exército – AvEx enviará para a cidade de Milão na Itália, oficiais aviadores para testarem dois tipos de helicópteros. O T129 ‘Mangusta’ e o AW149, conforme designação do Comandante do Exército Brasileiro abaixo:

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4o da Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010, combinado com o art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto no 5.751, de 12 de abril de 2006, e considerando o disposto no art. 1o do Decreto no 8.515, de 3 de setembro de 2015, combinado com o inciso VII do art. 1o da Portaria no 2.047-MD, de 17 de setembro de 2015, e o que prescreve a Portaria no 545-MD, de 7 de março 2014, resolve:

DESIGNAR os militares a seguir nomeados para participar dos testes dos helicópteros T-129 “Mangusta” e AW149 (Atv PVANA Inopinada X15/531), na cidade de Milão, na República Italiana, no período de 21 a 29 de novembro de 2015, incluindo os deslocamentos.

FONTE: DOU

Tags: AvExAW149T129 Mangusra
Notícia Anterior

Pracinhas da FEB são homenageados em Pistoia, Itália

Próxima Notícia

Força Aérea Argentina comprará 14 caças Kfir

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

A frota de helicópteros Puma do Reino Unido (foto em primeiro plano) será substituída no âmbito do programa New Medium Helicopter - Foto Jonathan Richards
Aviação

Airbus e Lockheed Martin deixam o programa de aquisição de helicópteros médios do Reino Unido

01/09/2024 - 10:22
A frota de helicópteros Puma do Reino Unido (foto em primeiro plano) será substituída no âmbito do programa New Medium Helicopter - Foto Jonathan Richards
Aviação

Reino Unido define data de contrato para 2025 do novo helicóptero médio

04/03/2024 - 07:16
Aviação

Polônia recebeu os dois primeiros helicópteros AW149

02/11/2023 - 08:24
Carregar mais
Próxima Notícia

Força Aérea Argentina comprará 14 caças Kfir

Comentários 164

  1. Johan says:
    10 anos atrás

    Passou da hora de uma padronização nas asas rotativas nas três forças. Para mim tanto faz ser made in EUA, France ou Rússia e sim criarmos uma escola voo básica ( com um único vetor para as três forças, dividindo os custos) nos moldes da Inglaterra e depois o aluno passar a ter uma instrução dedicada as característcas de cada força. Uma pradonização dos meios facilitaria a logística e custo, mas, em se tratando de Brasil, acho quase impossível isto acontecer, pois temos problemas de doutrina e não seria aceito facilmente pelo comando das forças. A aquisição conjunta de heli de ataque seria mais adequada (compra para os Fuzileiros Navais e Avex), mas novamente entra a questão de cada um por si.

    Responder
  2. Topol says:
    10 anos atrás

    Vamos comprar o Night Hunter que é o melhor custo benefício e faz o trabalho com excelencia além de usar os mesmo armamentos e sistemas que os AH-2 sabre da FAB… o MI-28 é disparado o mais barato e com qualidades de sobra portanto é a opção mais viável pois atende os requisitos e ainda economizamos dinheiro em relação a um famosão só porque é fabricado nos EUA,

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      O q enfiaram goela abaixo na FAB, nao cabe no EB…eh outro departamento pra comecar…nao vai sr facil de acontecer…mas milagres acontecem………..como ja frisou o Guilherme la em cima…..ainda nao tem short list e nem mesmo a grana…..entao pra q se precupar tao cedo, esta decisao ja deveria ter sido implementada a mais de 5 anos atras e o EB ainda corre atras do rabo…..rsrsrsr Sds

      Responder
      • Topol says:
        10 anos atrás

        O que foi comprado pela FAB é uma coisa … o que proponho ao EB comprar é outra…

        E tem mais, o EB só vai ver helicóptero de ataque se tiver pressão política no meio e nisso os russos são bons, pois é só embargar uns 50 frigoríficos e cobrar um “ajuste” na balança comercial que sai uma compra de pelo menos 20 Night Hunters que custam em torno de 18 milhões de dólares cada um.

        Responder
        • Bardini says:
          10 anos atrás

          mi-28 a U$ 18 mi a unidade?

          Não devem sair por menos de U$ 25 milhões… E é um chute baixo…

          Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      A idéia deveria ser justo o contrario , o EB opera uma frota de dezenas de helicópteros ocidentais

      Responder
  3. Johan says:
    6 anos atrás

    Passou da hora de uma padronização nas asas rotativas nas três forças. Para mim tanto faz ser made in EUA, France ou Rússia e sim criarmos uma escola voo básica ( com um único vetor para as três forças, dividindo os custos) nos moldes da Inglaterra e depois o aluno passar a ter uma instrução dedicada as característcas de cada força. Uma pradonização dos meios facilitaria a logística e custo, mas, em se tratando de Brasil, acho quase impossível isto acontecer, pois temos problemas de doutrina e não seria aceito facilmente pelo comando das forças. A aquisição conjunta de heli de ataque seria mais adequada (compra para os Fuzileiros Navais e Avex), mas novamente entra a questão de cada um por si.

    Responder
  4. Topol says:
    6 anos atrás

    Vamos comprar o Night Hunter que é o melhor custo benefício e faz o trabalho com excelencia além de usar os mesmo armamentos e sistemas que os AH-2 sabre da FAB… o MI-28 é disparado o mais barato e com qualidades de sobra portanto é a opção mais viável pois atende os requisitos e ainda economizamos dinheiro em relação a um famosão só porque é fabricado nos EUA,

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      O q enfiaram goela abaixo na FAB, nao cabe no EB…eh outro departamento pra comecar…nao vai sr facil de acontecer…mas milagres acontecem………..como ja frisou o Guilherme la em cima…..ainda nao tem short list e nem mesmo a grana…..entao pra q se precupar tao cedo, esta decisao ja deveria ter sido implementada a mais de 5 anos atras e o EB ainda corre atras do rabo…..rsrsrsr Sds

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        O que foi comprado pela FAB é uma coisa … o que proponho ao EB comprar é outra…

        E tem mais, o EB só vai ver helicóptero de ataque se tiver pressão política no meio e nisso os russos são bons, pois é só embargar uns 50 frigoríficos e cobrar um “ajuste” na balança comercial que sai uma compra de pelo menos 20 Night Hunters que custam em torno de 18 milhões de dólares cada um.

        Responder
        • Bardini says:
          6 anos atrás

          mi-28 a U$ 18 mi a unidade?

          Não devem sair por menos de U$ 25 milhões… E é um chute baixo…

          Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      A idéia deveria ser justo o contrario , o EB opera uma frota de dezenas de helicópteros ocidentais

      Responder
  5. Ricardo Ribeiro says:
    10 anos atrás

    Meu Deus qto baba ovo de americano… Helis Russos na cabeça , prefiro o russos montamos a mao no galpao do que equipamento americano ultra moderno com segundas intenções….

    Responder
  6. Celso says:
    10 anos atrás

    Vou dar um recado a todos voces ai acima…..Tudo o q vem oferecido via FMS eh imbativel em termos de negocio de forma geral e nisso nao adianta ficar aqui conjeturando, porem milagres ou bobagens acontecem. Alguem ai esqueceu q o EB tbm esta na porta pra troca de seus canhoes de 155 mm e para isso os americanos tbm uma aferta tentadora…enfim e sem entrar emdetalhes……a dirma deve ter tratado deste assun la c o Obama recentemente……tem forma melhor de deixar a picuinha pra tras agradando gregos e troianos…rsrsrrs…acho q o EB esta rezando pro negocio todo ser fechado….canhoes de 155 nao tao novos ainda mas no maintenance deles, helis VIPER q eh aquilo q realmente cabe no bolso e agrada a todos sem ressalva e alem disso um otimo prazo para receber e comecar a pagar (carencia mais prazo)…ahhh e ainda deve ter mais coisa nesta seara……..rsrsrsrrs acredito q eh este o negocio q ja esta na mesa, o resto eh so para cumprir tabela…….50 % de chances. Sds

    Responder
  7. Adriano M. says:
    10 anos atrás

    E Quanto ao chinês CAIC WZ-10?

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      nem….

      Responder
  8. Ricardo Ribeiro says:
    6 anos atrás

    Meu Deus qto baba ovo de americano… Helis Russos na cabeça , prefiro o russos montamos a mao no galpao do que equipamento americano ultra moderno com segundas intenções….

    Responder
  9. Francisco Pinheiro says:
    10 anos atrás

    Concordo com o Gabriel. Viper na veia, se não pudermos arcar com o Apache.O Mangusta me pareceu muito frágil, dá a aparência de não ter blindagem de proteção para os pilotos.Não se compara à robustez e blindagem do Havoc, mas não confio em nada russo.Tem que ser Viper mesmo, Mangusta em segundo lugar e cruz credo de AW149, isso é uma VAN e não um heli de combate.

    Responder
  10. Wellington Góes says:
    10 anos atrás

    Se o Mangusta vier a ser adquirido, será em complemento a aquisição de um outro helicóptero (AW-149), assim viabilizaria alguma aventura tecno-industrial, mais ou menos nos moldes do que fizemos no passado com a Helibras quando da sua instalação nos idos de 1970/80, a diferença é que neste caso deverá ser com um parceiro nacional (Embraer), como pensou-se fazer a uns dois anos atrás.

    No meu entendimento, o que o EB está fazendo é levantando informações, conhecendo as performances dos dois aparelho para, num futuro não tão distante, começar um processo de substituição dos Panteras (que possuem limitada capacidade como helicóptero de manobra), substituindo também os próprios BHs existentes (que são poucos e ainda sim são caros de se manter, com custos operacionais equivalentes a helicópteros maiores como os Cougar e Caracal) e ainda, de quebra, ser ofertado ao mercado civil (offshore) e parapúblico.

    Assim cria-se condições para instalação da fábrica/montadora da AgustaWestland, atendendo outras demandas militares e civis, como a concorrência LHU (AW-109) e Lynx da MB, quem sabe, como escrito pelo Guilherme, vir ofertar ao EB o AW-129 Mangusta montado no Brasil.

    Não quero dizer que o Mangusta será o escolhido, mas suas chances aumentam bastante (apoio político e industrial), ainda acredito que o caminho seja o Mi-28 (comunalidade de algumas peças, sistemas e armamentos com o Mi-35 da FAB), é o helicóptero de ataque que mais se aproxima em performance com o AH-64 Apache, só que pela metade do preços, ou menos. Mas se o Mangusta for o escolhido, segundo este raciocínio, não acho ruim não.

    Isto posto, além da geração de emprego e renda de alto valor remunerado, criamos condições para instalação de um concorrente à Helibras/Airbus Helicopter, diminuindo assim a dependência das FFAA e do setor de asas rotativas nacional.

    Ah tá, antes que eu seja execrado pelos fãs da Sikorsky e dos equipamentos by USA, eu utilizaria os BHs existentes como entrada para aquisição de alguns CH-47F Chinook. Eles são e serão muito úteis, mais do que os BHs o são. É o que penso.

    Até mais!!! 😉

    Responder
    • Bardini says:
      10 anos atrás

      O concorrência contra o monopólio da Helibrás poderia ter começado com o AW101.

      Responder
      • Wellington Góes says:
        10 anos atrás

        Esse seria o sonho, mas é muito caro de adquirir e manter. Foi alvo da MB para substituir os Sea King.

        Responder
  11. Celso says:
    6 anos atrás

    Vou dar um recado a todos voces ai acima…..Tudo o q vem oferecido via FMS eh imbativel em termos de negocio de forma geral e nisso nao adianta ficar aqui conjeturando, porem milagres ou bobagens acontecem. Alguem ai esqueceu q o EB tbm esta na porta pra troca de seus canhoes de 155 mm e para isso os americanos tbm uma aferta tentadora…enfim e sem entrar emdetalhes……a dirma deve ter tratado deste assun la c o Obama recentemente……tem forma melhor de deixar a picuinha pra tras agradando gregos e troianos…rsrsrrs…acho q o EB esta rezando pro negocio todo ser fechado….canhoes de 155 nao tao novos ainda mas no maintenance deles, helis VIPER q eh aquilo q realmente cabe no bolso e agrada a todos sem ressalva e alem disso um otimo prazo para receber e comecar a pagar (carencia mais prazo)…ahhh e ainda deve ter mais coisa nesta seara……..rsrsrsrrs acredito q eh este o negocio q ja esta na mesa, o resto eh so para cumprir tabela…….50 % de chances. Sds

    Responder
  12. Adriano M. says:
    6 anos atrás

    E Quanto ao chinês CAIC WZ-10?

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      nem….

      Responder
  13. Francisco Pinheiro says:
    6 anos atrás

    Concordo com o Gabriel. Viper na veia, se não pudermos arcar com o Apache.O Mangusta me pareceu muito frágil, dá a aparência de não ter blindagem de proteção para os pilotos.Não se compara à robustez e blindagem do Havoc, mas não confio em nada russo.Tem que ser Viper mesmo, Mangusta em segundo lugar e cruz credo de AW149, isso é uma VAN e não um heli de combate.

    Responder
  14. Wellington Góes says:
    6 anos atrás

    Se o Mangusta vier a ser adquirido, será em complemento a aquisição de um outro helicóptero (AW-149), assim viabilizaria alguma aventura tecno-industrial, mais ou menos nos moldes do que fizemos no passado com a Helibras quando da sua instalação nos idos de 1970/80, a diferença é que neste caso deverá ser com um parceiro nacional (Embraer), como pensou-se fazer a uns dois anos atrás.

    No meu entendimento, o que o EB está fazendo é levantando informações, conhecendo as performances dos dois aparelho para, num futuro não tão distante, começar um processo de substituição dos Panteras (que possuem limitada capacidade como helicóptero de manobra), substituindo também os próprios BHs existentes (que são poucos e ainda sim são caros de se manter, com custos operacionais equivalentes a helicópteros maiores como os Cougar e Caracal) e ainda, de quebra, ser ofertado ao mercado civil (offshore) e parapúblico.

    Assim cria-se condições para instalação da fábrica/montadora da AgustaWestland, atendendo outras demandas militares e civis, como a concorrência LHU (AW-109) e Lynx da MB, quem sabe, como escrito pelo Guilherme, vir ofertar ao EB o AW-129 Mangusta montado no Brasil.

    Não quero dizer que o Mangusta será o escolhido, mas suas chances aumentam bastante (apoio político e industrial), ainda acredito que o caminho seja o Mi-28 (comunalidade de algumas peças, sistemas e armamentos com o Mi-35 da FAB), é o helicóptero de ataque que mais se aproxima em performance com o AH-64 Apache, só que pela metade do preços, ou menos. Mas se o Mangusta for o escolhido, segundo este raciocínio, não acho ruim não.

    Isto posto, além da geração de emprego e renda de alto valor remunerado, criamos condições para instalação de um concorrente à Helibras/Airbus Helicopter, diminuindo assim a dependência das FFAA e do setor de asas rotativas nacional.

    Ah tá, antes que eu seja execrado pelos fãs da Sikorsky e dos equipamentos by USA, eu utilizaria os BHs existentes como entrada para aquisição de alguns CH-47F Chinook. Eles são e serão muito úteis, mais do que os BHs o são. É o que penso.

    Até mais!!! 😉

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      O concorrência contra o monopólio da Helibrás poderia ter começado com o AW101.

      Responder
      • Wellington Góes says:
        6 anos atrás

        Esse seria o sonho, mas é muito caro de adquirir e manter. Foi alvo da MB para substituir os Sea King.

        Responder
  15. Guilherme Wiltgen says:
    10 anos atrás

    O Rooivalk é uma carta totalmente fora do baralho! Ele se baseia na plataforma do Puma, nós já estamos utilizando a sua quarta geração (H225M).
    Apesar de não ter falado sobre o Tiger, acredito que também tenha se saido muito bem na avaliação e, a seu favor, conta a possibilidade de ser produzido localmente pela Helibras.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      O Problema é que o Tiger é caríssimo tanto para adquirir quanto para operar, o desempenho dele é no máximo semelhante aos concorrentes , ou seja, pouca vantagem !
      O VIPER pode contar com financiamento via FMS , tem um preço muito bom comparado aos outros , é uma aeronave de alto desempenho e moderna….para mim não tem outra opção melhor , ainda mais para nós aqui no Brasil que vamos desenvolver doutrina operacional(Podemos receber treinamento americano)

      Responder
      • Wellington Góes says:
        10 anos atrás

        O Viper é tão caro quanto, mesmo via FMS.

        Responder
  16. Guilherme Wiltgen says:
    6 anos atrás

    O Rooivalk é uma carta totalmente fora do baralho! Ele se baseia na plataforma do Puma, nós já estamos utilizando a sua quarta geração (H225M).
    Apesar de não ter falado sobre o Tiger, acredito que também tenha se saido muito bem na avaliação e, a seu favor, conta a possibilidade de ser produzido localmente pela Helibras.

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      O Problema é que o Tiger é caríssimo tanto para adquirir quanto para operar, o desempenho dele é no máximo semelhante aos concorrentes , ou seja, pouca vantagem !
      O VIPER pode contar com financiamento via FMS , tem um preço muito bom comparado aos outros , é uma aeronave de alto desempenho e moderna….para mim não tem outra opção melhor , ainda mais para nós aqui no Brasil que vamos desenvolver doutrina operacional(Podemos receber treinamento americano)

      Responder
      • Wellington Góes says:
        6 anos atrás

        O Viper é tão caro quanto, mesmo via FMS.

        Responder
  17. Airacobra says:
    10 anos atrás

    Marcio, sempre gostei do rooivalk, se os sul africanos conseguiram produzir um bom helicopterod de ataque baseado no puma porque não colar com eles? Sou a favor da padronizaçao, se o governo nas suas manobras de tirarem sempre uma porcentagem nas aquisições feitas por eles decidiram pelos ec 725 pq não manter a logistica com o rooivalk ao inves de terem comprado os mi-35? Padronizava tbm o rooivalk para as 3 forças, com uma boa quantidade tambem para o CFN

    Responder
  18. rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    mas pra daqui a 5 anos, nao e melhor fazer isso quando tiver mais perto ate la muita coisa pode mudar!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Rafael,
      Por isso não estão escolhendo aeronave e nem existe nenhum short-list, como foi falado. O EB sabe que não vai ter o HA puro sangue pelos próximos anos, mas estão trabalhando para incluirem no PEE. Assim, vão definindo todos os requisitos e, quando chegar a hora, vão colocar o que eles querem e as empresas vão ter que adequar os seus produtos as suas exigências, e não o contrário.
      A AvEx está no caminho certo e trabalhando com o pé no chão. O GEA está conduzindo muito bem os trabalhos.

      Responder
  19. Willhorv says:
    10 anos atrás

    Só acredito vendo…..se viér vai ser a perder de vista e em quantidade pífea…

    Responder
  20. marcio says:
    10 anos atrás

    Na minha opinião o Brasil deveria ter ampliado a cooperação com a Denel e desenvolvido uma versão do AH-2 Rooivalk para o EB com produção local pela Avibras nos mesmos moldes que a Turquia fez com o T-129 Mangusta para seu exército.

    Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Cruzes AH-2 NÃO! Aquilo é uma gambiarra ….

      Responder
      • Topol says:
        10 anos atrás

        O tanque voador te assustou Gabriel ?

        Responder
        • Gabriel says:
          10 anos atrás

          Definitivamente não !
          O Problema do AH-2 é o preço e o desempenho, ele é mais caro que muitos de seus concorrentes…mas ainda sim eu confio muito mais nele do que no analogo russo

          Responder
          • Topol says:
            10 anos atrás

            O MI-35 é único em sua categoria, portanto não tem concorrentes… não há outro modelo de helicóptero no mundo que tenha as mesmas qualidades que ele. Somente a versão de combate do S-70 pode ser comparada.

            E quanto ao preço, o amigo está equivocado, pois é justamente o contrário, o MI-35 é mais barato que todos os modelos de helicópteros de ataque puro, seu preço da versão de exportação gira em torno de U$12,5 mi por essa razão a dupla MI-24/35 é utilizada por 53 países.

            Ele ainda agrega muitas outras capacidades, que eu já estou careca de escrever aqui, devido sua capacidade de 4 toneladas de carga e volume interno sem prejudicar seu poder de ataque… isso também desconstrói sua afirmação acerca do desempenho dele.

            E não entendi porque você confia mais no AH-2 sabre do que no MI-35 russo se os dois são a mesma coisa???

            Responder
  21. Guilherme Wiltgen says:
    10 anos atrás

    Bardini,
    Pelo que conversei com o pessoal da AvEx, ficaram muito impressionados com o Viper e o Mangusta. Não falei ainda sobre o Tiger.
    Quanto ao Chinook, mesmo se for oferecido o “F”, a AvEx não teria estrutura atualmente para uma aeronave complexa como ela. Teriam que ser investidos muitos recursos para formação de pessoal qualificado, tanto para operá-la quanto para mantê-la. O que pode se tornar uma realidade no futuro.
    O projeto do helicóptero de ataque da AvEx não vai ser definido agora, isso é para pelo menos, daqui a cinco anos. As avaliações estão sendo conduzidas pelo GEA para definirem os requisitos que o EB quer para o seu HA.
    Feito isso, o programa será inserido no PEE para poder se tornar realidade.
    Abs

    Responder
    • Bardini says:
      10 anos atrás

      Grato pela resposta, bastante esclarecedora.

      Responder
  22. Proud says:
    10 anos atrás

    Nossos helis e incluindo a fabricante Helibras é sangue “europeia”.
    Nada mais natural escolher um heli de ataque europeu com possibilidade de alguma tranfêrencia de tecnologia (como ocorreu com o Caracal).
    Filhote estranho no ninho é o Mi 35 e qualquer outro heli russo ou sino.

    Responder
    • Bardini says:
      10 anos atrás

      Pensando dessa forma nem seria necessário realizar uma avaliação como a feita pelo EB… Seria só pedir a Helibras, ou seja, a Airbus Helicopters que nos fornecessem os Kits do Tiger para montar aqui.

      Responder
  23. Airacobra says:
    6 anos atrás

    Marcio, sempre gostei do rooivalk, se os sul africanos conseguiram produzir um bom helicopterod de ataque baseado no puma porque não colar com eles? Sou a favor da padronizaçao, se o governo nas suas manobras de tirarem sempre uma porcentagem nas aquisições feitas por eles decidiram pelos ec 725 pq não manter a logistica com o rooivalk ao inves de terem comprado os mi-35? Padronizava tbm o rooivalk para as 3 forças, com uma boa quantidade tambem para o CFN

    Responder
  24. rafael damasceno says:
    6 anos atrás

    mas pra daqui a 5 anos, nao e melhor fazer isso quando tiver mais perto ate la muita coisa pode mudar!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Rafael,
      Por isso não estão escolhendo aeronave e nem existe nenhum short-list, como foi falado. O EB sabe que não vai ter o HA puro sangue pelos próximos anos, mas estão trabalhando para incluirem no PEE. Assim, vão definindo todos os requisitos e, quando chegar a hora, vão colocar o que eles querem e as empresas vão ter que adequar os seus produtos as suas exigências, e não o contrário.
      A AvEx está no caminho certo e trabalhando com o pé no chão. O GEA está conduzindo muito bem os trabalhos.

      Responder
  25. Jr says:
    10 anos atrás

    Eu acho que eles estão indo lá só para testar mesmo, para mais pra frente mandar um RFP para as empresas, porque nesse exato momento não tem dinheiro nem para os contratos que já foram assinados, vide os guaranis que estão no pátio da Iveco esperando o pagamento para serem entregues, o SISFRON que esta andando a passos de lesma e até mesmo a pífia aquisição de 1000 rifles da Imbel por ano. Essa aquisição se houver vai ser lá para o final da década.

    Responder
  26. Rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Pelo que eu vejo o eb está querendo uma aeronave de emprego dual quando não estiver configurada para atack pode ser empregada para transporte de tropa função que o aw faz muito bem sou a favor da compra dos 36 helicópteros de atack puro sangue T 129 Mangusta e se tiver cobertor comprava uns 20 / 24 aw 149.

    Responder
    • Topol says:
      10 anos atrás

      Para que comprar 24 AW149, que apesar de ser um excelente helicóptero, iria acabar competindo com o H225 M que estamos pagando uma fortuna pela ToT… agora que já escolheram o H225M para essa função é com ele que vamos, e pelo jeito não vai chegar nem a 30 unidades que era para serem 50.

      E mais uma se for para usar uma aeronave multirole para funções de ataque e transporte então que comprem mais 30 BH no padrão battle hawk, aí sim !!!

      Responder
  27. Willhorv says:
    6 anos atrás

    Só acredito vendo…..se viér vai ser a perder de vista e em quantidade pífea…

    Responder
  28. Tiago Silva says:
    10 anos atrás

    O Mangusta me parece uma opção aceitável tanto pelo custo unitário quanto pelo ciclo de vida, muitas dos materiais empregados em suja produção são facilmente encontrados no mercado mundial quer porque sejam utilizados por outras aeronaves ou pela simplicidade de sua concepção.

    Tal helicóptero levou muito tempo para se destacar no mercado internacional mais sua maior vitória foi a venda para a Turquia que adquiriu uma boa quantidade e o direito de produzir a sua versão no país ou seja o conceito offset aplicado.

    Para o Brasil que sempre sofre com questões orçamentárias para a defesa acredito firmemente que este possa vir a ser o futuro helicóptero de ataque e reconhecimento armado para o EB e porque não para as outras forças também buscando assim uma padronização.

    Ufanismos a parte é mais do que necessária esta compra para dar maior projeção de força e proteção no campo de batalha para as divisões blindadas incorporando uma vantagem que mau existe de fato no continente. Com os Mangusta bem armados ele seria um oponente digno em combate e daria muita dor de cabeça para os inimigos.

    Uma coisa que ok entendo em partes é o envio da equipe de avaliação para a Europa mas acredito que seria bem mais interessante que ao menos duas aeronaves fossem enviadas para cá e um período de testes e avaliação in loco fosse realizado explorando assim as diferenças de cada localidade de possível emprego destes aparelhos.

    Foi concebido para o ambiente Europeu e já estado em combate mas o clima aqui é diferente e em alguns casos como o da própria Amazônia pode ser bem pior limitando a aeronave em peso e autonomia devido a umidade.

    Que a melhor escolha seja feita e as potenciais limitações sejam superadas e que um belo serviço de suporte contratado também aliado a um pacote de armamentos grande e variado.

    Responder
  29. marcio says:
    6 anos atrás

    Na minha opinião o Brasil deveria ter ampliado a cooperação com a Denel e desenvolvido uma versão do AH-2 Rooivalk para o EB com produção local pela Avibras nos mesmos moldes que a Turquia fez com o T-129 Mangusta para seu exército.

    Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Cruzes AH-2 NÃO! Aquilo é uma gambiarra ….

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        O tanque voador te assustou Gabriel ?

        Responder
        • Gabriel says:
          6 anos atrás

          Definitivamente não !
          O Problema do AH-2 é o preço e o desempenho, ele é mais caro que muitos de seus concorrentes…mas ainda sim eu confio muito mais nele do que no analogo russo

          Responder
          • Topol says:
            6 anos atrás

            O MI-35 é único em sua categoria, portanto não tem concorrentes… não há outro modelo de helicóptero no mundo que tenha as mesmas qualidades que ele. Somente a versão de combate do S-70 pode ser comparada.

            E quanto ao preço, o amigo está equivocado, pois é justamente o contrário, o MI-35 é mais barato que todos os modelos de helicópteros de ataque puro, seu preço da versão de exportação gira em torno de U$12,5 mi por essa razão a dupla MI-24/35 é utilizada por 53 países.

            Ele ainda agrega muitas outras capacidades, que eu já estou careca de escrever aqui, devido sua capacidade de 4 toneladas de carga e volume interno sem prejudicar seu poder de ataque… isso também desconstrói sua afirmação acerca do desempenho dele.

            E não entendi porque você confia mais no AH-2 sabre do que no MI-35 russo se os dois são a mesma coisa???

            Responder
  30. Guilherme Wiltgen says:
    6 anos atrás

    Bardini,
    Pelo que conversei com o pessoal da AvEx, ficaram muito impressionados com o Viper e o Mangusta. Não falei ainda sobre o Tiger.
    Quanto ao Chinook, mesmo se for oferecido o “F”, a AvEx não teria estrutura atualmente para uma aeronave complexa como ela. Teriam que ser investidos muitos recursos para formação de pessoal qualificado, tanto para operá-la quanto para mantê-la. O que pode se tornar uma realidade no futuro.
    O projeto do helicóptero de ataque da AvEx não vai ser definido agora, isso é para pelo menos, daqui a cinco anos. As avaliações estão sendo conduzidas pelo GEA para definirem os requisitos que o EB quer para o seu HA.
    Feito isso, o programa será inserido no PEE para poder se tornar realidade.
    Abs

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      Grato pela resposta, bastante esclarecedora.

      Responder
  31. Carlos Franca says:
    10 anos atrás

    Mi 35 Sabre, vai ficar só nos 12 mesmo?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Na AvEx estes não tem chance!

      Responder
      • Bardini says:
        10 anos atrás

        Wiltgen,

        Você que é o cara das asas rotativas… Quais as chaces dos AH-1Z virem para estas bandas de mãos dadas com os Chinooks?

        Responder
        • Popeye says:
          10 anos atrás

          Chinooks?? O sr. Não gosta de Kombi mas gosta de ônibus pirata?? Kkkkkkk

          Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          10 anos atrás

          Vou responder abaixo, pois o espaço começa a ficar reduzido.

          Responder
      • Carlos Franca says:
        10 anos atrás

        Obrigado Guilherme!

        Responder
  32. Renato says:
    10 anos atrás

    Qual a finalidade deste teste do AW149?

    Responder
  33. mauricio matos says:
    10 anos atrás

    Quando sair um vencedor que eu acredito que não sai tão cedo deve dá o Mi 28N por causa do preço eu já vi esse filme dos testes vai ser igual ao do Pantsir foi todo mundo para Rússia testar e mais testes e mais gente indo para Rússia testar e acabou dando em nada.

    Responder
    • Popeye says:
      10 anos atrás

      Em nada? Não foi isso que declararam tanto russos como os brasileiros, inclusive saiu aqui no DAN matéria sobre isso.

      Responder
  34. BrunoFN says:
    10 anos atrás

    O ”Mangusta” seria minha terceira opção .. alem de caro fica devendo em alguns aspectos . prefiro o KA-52 ou ate mesmo o ”VIPER”’ (ambos tem um uso dual ..tanto EB quando MB)
    convite e convite sempre e bom conhecer novos equipamentos .. so n vejo onde os AW-149 poderiam se empregado nas Forças armadas .. ja temos o BH como heli médio padrão

    Responder
  35. Proud says:
    6 anos atrás

    Nossos helis e incluindo a fabricante Helibras é sangue “europeia”.
    Nada mais natural escolher um heli de ataque europeu com possibilidade de alguma tranfêrencia de tecnologia (como ocorreu com o Caracal).
    Filhote estranho no ninho é o Mi 35 e qualquer outro heli russo ou sino.

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      Pensando dessa forma nem seria necessário realizar uma avaliação como a feita pelo EB… Seria só pedir a Helibras, ou seja, a Airbus Helicopters que nos fornecessem os Kits do Tiger para montar aqui.

      Responder
  36. Jr says:
    6 anos atrás

    Eu acho que eles estão indo lá só para testar mesmo, para mais pra frente mandar um RFP para as empresas, porque nesse exato momento não tem dinheiro nem para os contratos que já foram assinados, vide os guaranis que estão no pátio da Iveco esperando o pagamento para serem entregues, o SISFRON que esta andando a passos de lesma e até mesmo a pífia aquisição de 1000 rifles da Imbel por ano. Essa aquisição se houver vai ser lá para o final da década.

    Responder
  37. Fred says:
    10 anos atrás

    Claro que o Mangusta é uma boa opção,
    más gostaria mesmo é de ver o exercito equipado com o KA-52…

    Responder
  38. Marco says:
    10 anos atrás

    Estaria mais para os Russos ou Chineses devem ser bem mais baratos. Neste aspecto de Ocidental X Oriental lembro que vi uma vez que uma turbina Walter da República Tcheca custava bem mais barats que o Overhall de uma PT-6 o que viabilizava até da troca das turbinas do King Air pelas Waters.

    Responder
  39. Rafael damasceno says:
    6 anos atrás

    Pelo que eu vejo o eb está querendo uma aeronave de emprego dual quando não estiver configurada para atack pode ser empregada para transporte de tropa função que o aw faz muito bem sou a favor da compra dos 36 helicópteros de atack puro sangue T 129 Mangusta e se tiver cobertor comprava uns 20 / 24 aw 149.

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      Para que comprar 24 AW149, que apesar de ser um excelente helicóptero, iria acabar competindo com o H225 M que estamos pagando uma fortuna pela ToT… agora que já escolheram o H225M para essa função é com ele que vamos, e pelo jeito não vai chegar nem a 30 unidades que era para serem 50.

      E mais uma se for para usar uma aeronave multirole para funções de ataque e transporte então que comprem mais 30 BH no padrão battle hawk, aí sim !!!

      Responder
  40. Paulo Raymo says:
    10 anos atrás

    Pessoal , não se empolguem , infelizmente , o exército não está conseguindo nem manter o sisfron direito , acho MT dificil comprarmos esses helicópteros , pelo menos nos próximos 2 anos

    Responder
    • SPECTRE says:
      10 anos atrás

      OH PAULO ……..KKKKK ´com todo o Respeito ,,,acho que é você que está empolgado colega …DEUS te ouça pelos 2 anos …..pois seria logo ali ,,,,,, kkkkkkk saudações

      Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      2 anos é muito otimismo! eu acho que o Brasil vai levar uns 7 anos para sair da lama e recuperar o grau de investimento SE começarmos as reformas pra já….senão corremos o risco de ficar pior que a Argentina ( Eles tem a divida em 30% do PIB enquanto a nossa nesses últimos 2 anos ultrapassou 70%).
      Deus te ouça para que o congresso de uma guinada radical para o liberalismo econômico e salve o país em 2 anos( seria uma revolução!)

      Responder
  41. SPECTRE says:
    10 anos atrás

    O E.B. precisa muito desses helicópteros bem armados , para a ESCOLTA dos helis de transporte e proteção dos blindados e apoio a tropa …penso que seria bem melhor que tivesse um canhão 30mm ,,, saudações

    Responder
  42. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Eu preferia o AW149 do que o Caracal

    Responder
    • Wellington Góes says:
      10 anos atrás

      São categorias distintas e complementares.

      Responder
  43. Tiago Silva says:
    6 anos atrás

    O Mangusta me parece uma opção aceitável tanto pelo custo unitário quanto pelo ciclo de vida, muitas dos materiais empregados em suja produção são facilmente encontrados no mercado mundial quer porque sejam utilizados por outras aeronaves ou pela simplicidade de sua concepção.

    Tal helicóptero levou muito tempo para se destacar no mercado internacional mais sua maior vitória foi a venda para a Turquia que adquiriu uma boa quantidade e o direito de produzir a sua versão no país ou seja o conceito offset aplicado.

    Para o Brasil que sempre sofre com questões orçamentárias para a defesa acredito firmemente que este possa vir a ser o futuro helicóptero de ataque e reconhecimento armado para o EB e porque não para as outras forças também buscando assim uma padronização.

    Ufanismos a parte é mais do que necessária esta compra para dar maior projeção de força e proteção no campo de batalha para as divisões blindadas incorporando uma vantagem que mau existe de fato no continente. Com os Mangusta bem armados ele seria um oponente digno em combate e daria muita dor de cabeça para os inimigos.

    Uma coisa que ok entendo em partes é o envio da equipe de avaliação para a Europa mas acredito que seria bem mais interessante que ao menos duas aeronaves fossem enviadas para cá e um período de testes e avaliação in loco fosse realizado explorando assim as diferenças de cada localidade de possível emprego destes aparelhos.

    Foi concebido para o ambiente Europeu e já estado em combate mas o clima aqui é diferente e em alguns casos como o da própria Amazônia pode ser bem pior limitando a aeronave em peso e autonomia devido a umidade.

    Que a melhor escolha seja feita e as potenciais limitações sejam superadas e que um belo serviço de suporte contratado também aliado a um pacote de armamentos grande e variado.

    Responder
  44. Bardini says:
    10 anos atrás

    A AugustaWestland sempre foi uma boa opção para o Brasil e Embraer, mas preferiram ajudar uma empresa travestida de nacional…

    Enfim…

    O AW129 tem a mesma motorização dos Lynx da MB, logo, já teria a mecânica em parte conhecida por aqui. Só que é caro de se comprar…

    O AW149 na lista me surpreendeu, ele é tido como uma opção ao BH, e… Possui a mesma motorização que o BH, logo também possuímos algum conhecimento de sua manutenção. Também possui a mesma motorização do AW101 o que seria muito interessante no tocante a padronização e agregaria algumas vantagens se comparado a Kombi, que despachou a possibilidade de operarmos esta aeronave…

    No final das contas, acho que quem tem mais possibilidades de ser a asa rotativa de ataque do EB é o AH-1Z Viper (mesma motorização do… BH), sem contar que podemos usufruir do FMS para tornar a aquisição mais palpável. Aquisição essa que serviria para estreitar ainda mais os laços de amizade entre as forças, sendo que poderíamos aprender a nova doutrina com que já o emprega. Por fim, abriria as portas para que o CFN também fosse, no futuro dotado desta aeronave que conversa bem com tudo que temos (tirando da conta os tanques voadores lá do norte, que ficam isolados…).

    Uma coisa é certa, perdemos a oportunidade de montar uma frota mais barata baseada na GE T700 quando a cumpanherada embarcou na kombi..

    Responder
    • Popeye says:
      10 anos atrás

      Tu ainda tá nessa de “kombi” depois de todos os elogios de nossos pilotos, engenheiros e tecnologia adquirida?? Seu CD está arranhado e superado amigo.

      Responder
    • Wellington Góes says:
      10 anos atrás

      Fale Bardini, tudo jóia, meu amigo?!

      Não gosto da opção do AH-Z Cobra, não por conta do aparelho em si, mas por conta da excessiva dependência de um único fornecedor (USA), se o EB optar pelo Cobra e Chinook (o qual acho de extrema relevância), teremos no EB três tipos diferente de helicópteros dependentes dos humores dos políticos de Brasília e Washington. Se tiver algum azedume (independente de quem esteja certo), a aviação do EB paga o pato.

      Até mais!!! 😉

      Responder
      • Bardini says:
        10 anos atrás

        Sim, ai esse azedume esbara em empresas como Honeywell e GE, só pra citar um exemplo superfícial…

        Francamente… Se rolar “azedume”, vulgo embargo, ou lenda urbana, não será a asa rotativa do EB ou de qualquer força o principal afetado, será o setor industrial e de pesquisa (Embraer, UFRJ, etc…).

        Mas como você bem disse, no Brasil qualquer relação com os EUA é vista como suscetível a sofrer a intervenção de ideologias políticas arcaicas do século passado que não enxergam o mundo globalizado a sua volta.

        Responder
  45. SPECTRE says:
    10 anos atrás

    TOMARA QUE DE TUDO CERTO …KKKKK ,,,,..ontem falei , pedi e comentei aqui no * DAN * com os colegas ,,que uma possível aquisição ELEVARIA E MUITO O PATAMAR DO **EXERCITO BRASILEIRO**,,,,,,,,parece que o sexto sentido falava mais alto,,,,,,,,,,,humm … vou jogar na mega-sena …..kkkk

    Responder
  46. adriano silva says:
    10 anos atrás

    Na briga está apache ou…mangusta, para o e exército brasileiro.

    Responder
    • Carlos Crispim says:
      10 anos atrás

      Apache nunca esteve cotado, amigo, é muuuuuuito caro, além disso não acho que o congresso americano aprovasse a venda, ele é restrito apenas a países alinhados como UK, Israel, Alemanha… Além disso a suíte de armas também é avançada demais para compartilhar com países do quinto mundo, não adianta ter um helicópteros desse desdentado.

      Responder
      • Gabriel says:
        10 anos atrás

        A Alemanha usa o Tiger …o Brasil não é um país de quinto mundo , nosso mal é apenas o Estado Socialista que temos! O dia que o socialismo no Brasil acabar os problemas começarão a ser resolvidos …. precisamos fomentar o trabalho e a meritocracia.

        Responder
    • Gabriel says:
      10 anos atrás

      Viper ou mangusta !
      O Apache não foi selecionado devido ao elevado custo.
      Eu prefiro o VIPER dos marines

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Gabriel, bastaria so dar uma espeiada nos graficos compartivos destes resp[ectivos helis de ataque, para perceber q sob inumeros aspectos tecnicos e financeiros eh este heli aquele q prenche adequadamente a lacuna no EB……alem disso tem aquele braco financeiro dito FMS q disponibiliza a coisa rapidinho e c aval do tio sam. VIPER na cabeca, depois quem sabe este Mangusta Sds.

        Responder
        • Gabriel says:
          10 anos atrás

          Armamento tem que ser preferencialmente americano,inglês ou israelense, a qualidade, o preço e o pós venda deles é imbatível !
          VIPER na cabeça, não quero heli russo não.

          Responder
          • Topol says:
            10 anos atrás

            É mesmo, e de preferencia usado dos estoques do US Army ou do AMARG ! Aquilo sim é coisa boa… umas fragatas OHP então, nossa senhora seria ótimo a qualidade é insuperável.

            Responder
            • Gabriel says:
              10 anos atrás

              Não ! eu quero coisas novas de fato e não reedições de tecnologias da antiga URSS que são apresentadas como “a última bolacha do pacote”

              Responder
      • JOSÉ LUIZ ALVES CAVALCANTI says:
        10 anos atrás

        Os helicópteros russos de ataque estão mostrando sua eficiência na SÍRIA.Para o
        EB estará excelente não precisamos do Apache.

        Responder
    • Augusto says:
      10 anos atrás

      Apache é apache, não tem nem comparação!

      Responder
      • Leonardo says:
        10 anos atrás

        Comparação só se for com o Mil Mi-28N e com o Kamov Ka-52, os quais são mais potentes, blindados e mesmo mais armados que o americano, e o Tiger da Eurocopter não faz feio ante o Apache não…

        Responder
      • Popeye says:
        10 anos atrás

        Comparação com o que?? Eu nunca vi o Apache fazer a metade do que os heli russos estão fazendo na Síria e provado em vídeo. E olha que os Russos nem estão usando o KA 52, aí seria covardia. Onde o Apache comprovou a sua eficiência, contra os tanques do exército do Iraque já destruídos anteriormente por uma coalizão de 42 países? Outra coisa, onde está escrito que o EB DO BRASIL se interessou em algum momento pelo Apache?? Se os yankes vendem, para quem vendem ou deixem de vender só interessa aos americanboys, não ao EB DO BRASIL.

        Responder
        • Gabriel says:
          10 anos atrás

          O Apache é o melhor helicóptero de ataque do mundo, não tem para ninguém!

          Responder
    • SPECTRE says:
      10 anos atrás

      O Exercito Brasileiro precisa muito desses helis bem armados ..seja para escolta para os helis de transporte , para defesa e ataque a blindados ou para apoio de ataque e defesa das tropas em terra .. mas gostaria de que viesse com canhão 30mm.. ….saudações

      Responder
  47. Carlos Franca says:
    6 anos atrás

    Mi 35 Sabre, vai ficar só nos 12 mesmo?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Na AvEx estes não tem chance!

      Responder
      • Bardini says:
        6 anos atrás

        Wiltgen,

        Você que é o cara das asas rotativas… Quais as chaces dos AH-1Z virem para estas bandas de mãos dadas com os Chinooks?

        Responder
        • Popeye says:
          6 anos atrás

          Chinooks?? O sr. Não gosta de Kombi mas gosta de ônibus pirata?? Kkkkkkk

          Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          6 anos atrás

          Vou responder abaixo, pois o espaço começa a ficar reduzido.

          Responder
      • Carlos Franca says:
        6 anos atrás

        Obrigado Guilherme!

        Responder
  48. Rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Será que agora vai rolar aqueles 36 helicópteros de atack pro avex?

    Responder
  49. Rafael damasceno says:
    10 anos atrás

    Eu prefiro o
    129 Mangusta

    Responder
    • Diego says:
      10 anos atrás

      Eu também más… os custos de compra e manutenção dos helis europeus são exorbitantes, o mais pratico seria adquirir os Mi-28 com a motorização padronizada com os sabres e colocar uma fabrica de componentes a manutenção no brasil, más… nosso exercito é um pouco xenófobo com equipamentos russos, dizem que solta pecinhas más… que trabalho excelente estão fazendo na siria voando baixinho e nenhum foi abatido!!! enfim… falta um pouco de pragmatismo e começar a avaliar verdadeiramente um equipamento.

      um abraço.

      Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        10 anos atrás

        Diego,
        O EB já avaliou os helicópteros russos.

        Responder
      • Gabriel says:
        10 anos atrás

        O dia que vcs souberem como funciona uma fabrica russa , vcs não vão querer comprar nem geladeira deles!

        Responder
        • Mauricio says:
          10 anos atrás

          E como funciona? Poderia nos explicar aqui?

          Responder
        • Lucas Iglesias says:
          10 anos atrás

          Ah, sempre aparece alguém com essas historinhas…

          Responder
        • Gabriel says:
          10 anos atrás

          Temos fotos e observações sobre as linhas de montagem e fabricação na Rússia…inclusive existem estudos sobre o modelo administrativo e produtivo russo.( eu não posso postar fotos mas vou descrever)
          Resumindo: o sistema produtivo russo é muito manual , a instrumentação nos galpões é meio rudimentar quando comparada
          ao modelo ocidental , o acondicionamento dos componentes que vão para a linha de montagem é digamos um pouco mais “rustico” e digamos que isso pode levar algumas surpresas para o usuário.
          A tecnologia russa em si é muito boa ! mas a cadeia de produção
          lembra muito as fabricas da segunda guerra….o processo precisa ser melhorado!

          Responder
          • Topol says:
            10 anos atrás

            Isso que o colega posta tem um nome:

            ESTEREÓTIPO

            É aquela idéia que vem automaticamente a mente das pessoas quando toca em determinado assunto… a mesma coisa está implantada nos europeus, chineses, russos e americanos, etc, sobre o Brasil,

            Se alguém chegar neles e falar:

            O que você lembra do Brasil?

            90% irá responder: amazônia, futebol, criminalidade, favela… o estereótipo é que somos um bando de peladeiros jogando bola no meio do mato armados até os dentes e moramos em favelas.

            É extremamente difícil desconstruí-lo já que a imprensa ocidental levou décadas implantando isso em seu subconciente através de vídeos, filmes que indiretamente te levam a acreditar nisso, ou seja, bom mesmo é comprar uns Kiowa Warrior usados do US Army e artilhá-los para ataque… chega a ser cômico.

            Responder
            • Gabriel says:
              10 anos atrás

              Pior que não é Esteriótipo!
              Eu pessoalmente tenho admiração pela cultura russa, pelo povo e reconheço que o sistema educacional deles é excelente , é um povo muito polido e educado(conheci russos). A Rússia possui cientistas e pensadores renomados de primeiríssima qualidade que produzem bons conhecimentos e tecnologias MAS o chão de fabrica deles é bem defasado, inclusive
              isso está sendo reconhecido por eles próprios e consultores estão e serão contratados pelo governo russo para mudar isso…vai levar um certo tempo!

              Responder
        • Octávio says:
          10 anos atrás

          Antes de falar besteira, veja esse vídeo:

          http://www.youtube.com/watch?v=oKWRCNhpn_4

          Responder
  50. Renato says:
    6 anos atrás

    Qual a finalidade deste teste do AW149?

    Responder
  51. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Quando sair um vencedor que eu acredito que não sai tão cedo deve dá o Mi 28N por causa do preço eu já vi esse filme dos testes vai ser igual ao do Pantsir foi todo mundo para Rússia testar e mais testes e mais gente indo para Rússia testar e acabou dando em nada.

    Responder
    • Popeye says:
      6 anos atrás

      Em nada? Não foi isso que declararam tanto russos como os brasileiros, inclusive saiu aqui no DAN matéria sobre isso.

      Responder
  52. BrunoFN says:
    6 anos atrás

    O ”Mangusta” seria minha terceira opção .. alem de caro fica devendo em alguns aspectos . prefiro o KA-52 ou ate mesmo o ”VIPER”’ (ambos tem um uso dual ..tanto EB quando MB)
    convite e convite sempre e bom conhecer novos equipamentos .. so n vejo onde os AW-149 poderiam se empregado nas Forças armadas .. ja temos o BH como heli médio padrão

    Responder
  53. Fred says:
    6 anos atrás

    Claro que o Mangusta é uma boa opção,
    más gostaria mesmo é de ver o exercito equipado com o KA-52…

    Responder
  54. Marco says:
    6 anos atrás

    Estaria mais para os Russos ou Chineses devem ser bem mais baratos. Neste aspecto de Ocidental X Oriental lembro que vi uma vez que uma turbina Walter da República Tcheca custava bem mais barats que o Overhall de uma PT-6 o que viabilizava até da troca das turbinas do King Air pelas Waters.

    Responder
  55. Paulo Raymo says:
    6 anos atrás

    Pessoal , não se empolguem , infelizmente , o exército não está conseguindo nem manter o sisfron direito , acho MT dificil comprarmos esses helicópteros , pelo menos nos próximos 2 anos

    Responder
    • SPECTRE says:
      6 anos atrás

      OH PAULO ……..KKKKK ´com todo o Respeito ,,,acho que é você que está empolgado colega …DEUS te ouça pelos 2 anos …..pois seria logo ali ,,,,,, kkkkkkk saudações

      Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      2 anos é muito otimismo! eu acho que o Brasil vai levar uns 7 anos para sair da lama e recuperar o grau de investimento SE começarmos as reformas pra já….senão corremos o risco de ficar pior que a Argentina ( Eles tem a divida em 30% do PIB enquanto a nossa nesses últimos 2 anos ultrapassou 70%).
      Deus te ouça para que o congresso de uma guinada radical para o liberalismo econômico e salve o país em 2 anos( seria uma revolução!)

      Responder
  56. SPECTRE says:
    6 anos atrás

    O E.B. precisa muito desses helicópteros bem armados , para a ESCOLTA dos helis de transporte e proteção dos blindados e apoio a tropa …penso que seria bem melhor que tivesse um canhão 30mm ,,, saudações

    Responder
  57. Gabriel says:
    6 anos atrás

    Eu preferia o AW149 do que o Caracal

    Responder
    • Wellington Góes says:
      6 anos atrás

      São categorias distintas e complementares.

      Responder
  58. Bardini says:
    6 anos atrás

    A AugustaWestland sempre foi uma boa opção para o Brasil e Embraer, mas preferiram ajudar uma empresa travestida de nacional…

    Enfim…

    O AW129 tem a mesma motorização dos Lynx da MB, logo, já teria a mecânica em parte conhecida por aqui. Só que é caro de se comprar…

    O AW149 na lista me surpreendeu, ele é tido como uma opção ao BH, e… Possui a mesma motorização que o BH, logo também possuímos algum conhecimento de sua manutenção. Também possui a mesma motorização do AW101 o que seria muito interessante no tocante a padronização e agregaria algumas vantagens se comparado a Kombi, que despachou a possibilidade de operarmos esta aeronave…

    No final das contas, acho que quem tem mais possibilidades de ser a asa rotativa de ataque do EB é o AH-1Z Viper (mesma motorização do… BH), sem contar que podemos usufruir do FMS para tornar a aquisição mais palpável. Aquisição essa que serviria para estreitar ainda mais os laços de amizade entre as forças, sendo que poderíamos aprender a nova doutrina com que já o emprega. Por fim, abriria as portas para que o CFN também fosse, no futuro dotado desta aeronave que conversa bem com tudo que temos (tirando da conta os tanques voadores lá do norte, que ficam isolados…).

    Uma coisa é certa, perdemos a oportunidade de montar uma frota mais barata baseada na GE T700 quando a cumpanherada embarcou na kombi..

    Responder
    • Popeye says:
      6 anos atrás

      Tu ainda tá nessa de “kombi” depois de todos os elogios de nossos pilotos, engenheiros e tecnologia adquirida?? Seu CD está arranhado e superado amigo.

      Responder
    • Wellington Góes says:
      6 anos atrás

      Fale Bardini, tudo jóia, meu amigo?!

      Não gosto da opção do AH-Z Cobra, não por conta do aparelho em si, mas por conta da excessiva dependência de um único fornecedor (USA), se o EB optar pelo Cobra e Chinook (o qual acho de extrema relevância), teremos no EB três tipos diferente de helicópteros dependentes dos humores dos políticos de Brasília e Washington. Se tiver algum azedume (independente de quem esteja certo), a aviação do EB paga o pato.

      Até mais!!! 😉

      Responder
      • Bardini says:
        6 anos atrás

        Sim, ai esse azedume esbara em empresas como Honeywell e GE, só pra citar um exemplo superfícial…

        Francamente… Se rolar “azedume”, vulgo embargo, ou lenda urbana, não será a asa rotativa do EB ou de qualquer força o principal afetado, será o setor industrial e de pesquisa (Embraer, UFRJ, etc…).

        Mas como você bem disse, no Brasil qualquer relação com os EUA é vista como suscetível a sofrer a intervenção de ideologias políticas arcaicas do século passado que não enxergam o mundo globalizado a sua volta.

        Responder
  59. SPECTRE says:
    6 anos atrás

    TOMARA QUE DE TUDO CERTO …KKKKK ,,,,..ontem falei , pedi e comentei aqui no * DAN * com os colegas ,,que uma possível aquisição ELEVARIA E MUITO O PATAMAR DO **EXERCITO BRASILEIRO**,,,,,,,,parece que o sexto sentido falava mais alto,,,,,,,,,,,humm … vou jogar na mega-sena …..kkkk

    Responder
  60. adriano silva says:
    6 anos atrás

    Na briga está apache ou…mangusta, para o e exército brasileiro.

    Responder
    • Carlos Crispim says:
      6 anos atrás

      Apache nunca esteve cotado, amigo, é muuuuuuito caro, além disso não acho que o congresso americano aprovasse a venda, ele é restrito apenas a países alinhados como UK, Israel, Alemanha… Além disso a suíte de armas também é avançada demais para compartilhar com países do quinto mundo, não adianta ter um helicópteros desse desdentado.

      Responder
      • Gabriel says:
        6 anos atrás

        A Alemanha usa o Tiger …o Brasil não é um país de quinto mundo , nosso mal é apenas o Estado Socialista que temos! O dia que o socialismo no Brasil acabar os problemas começarão a ser resolvidos …. precisamos fomentar o trabalho e a meritocracia.

        Responder
    • Gabriel says:
      6 anos atrás

      Viper ou mangusta !
      O Apache não foi selecionado devido ao elevado custo.
      Eu prefiro o VIPER dos marines

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Gabriel, bastaria so dar uma espeiada nos graficos compartivos destes resp[ectivos helis de ataque, para perceber q sob inumeros aspectos tecnicos e financeiros eh este heli aquele q prenche adequadamente a lacuna no EB……alem disso tem aquele braco financeiro dito FMS q disponibiliza a coisa rapidinho e c aval do tio sam. VIPER na cabeca, depois quem sabe este Mangusta Sds.

        Responder
        • Gabriel says:
          6 anos atrás

          Armamento tem que ser preferencialmente americano,inglês ou israelense, a qualidade, o preço e o pós venda deles é imbatível !
          VIPER na cabeça, não quero heli russo não.

          Responder
          • Topol says:
            6 anos atrás

            É mesmo, e de preferencia usado dos estoques do US Army ou do AMARG ! Aquilo sim é coisa boa… umas fragatas OHP então, nossa senhora seria ótimo a qualidade é insuperável.

            Responder
            • Gabriel says:
              6 anos atrás

              Não ! eu quero coisas novas de fato e não reedições de tecnologias da antiga URSS que são apresentadas como “a última bolacha do pacote”

              Responder
      • JOSÉ LUIZ ALVES CAVALCANT says:
        6 anos atrás

        Os helicópteros russos de ataque estão mostrando sua eficiência na SÍRIA.Para o
        EB estará excelente não precisamos do Apache.

        Responder
    • Augusto says:
      6 anos atrás

      Apache é apache, não tem nem comparação!

      Responder
      • Leonardo says:
        6 anos atrás

        Comparação só se for com o Mil Mi-28N e com o Kamov Ka-52, os quais são mais potentes, blindados e mesmo mais armados que o americano, e o Tiger da Eurocopter não faz feio ante o Apache não…

        Responder
      • Popeye says:
        6 anos atrás

        Comparação com o que?? Eu nunca vi o Apache fazer a metade do que os heli russos estão fazendo na Síria e provado em vídeo. E olha que os Russos nem estão usando o KA 52, aí seria covardia. Onde o Apache comprovou a sua eficiência, contra os tanques do exército do Iraque já destruídos anteriormente por uma coalizão de 42 países? Outra coisa, onde está escrito que o EB DO BRASIL se interessou em algum momento pelo Apache?? Se os yankes vendem, para quem vendem ou deixem de vender só interessa aos americanboys, não ao EB DO BRASIL.

        Responder
        • Gabriel says:
          6 anos atrás

          O Apache é o melhor helicóptero de ataque do mundo, não tem para ninguém!

          Responder
    • SPECTRE says:
      6 anos atrás

      O Exercito Brasileiro precisa muito desses helis bem armados ..seja para escolta para os helis de transporte , para defesa e ataque a blindados ou para apoio de ataque e defesa das tropas em terra .. mas gostaria de que viesse com canhão 30mm.. ….saudações

      Responder
  61. Rafael damasceno says:
    6 anos atrás

    Será que agora vai rolar aqueles 36 helicópteros de atack pro avex?

    Responder
  62. Rafael damasceno says:
    6 anos atrás

    Eu prefiro o
    129 Mangusta

    Responder
    • Diego says:
      6 anos atrás

      Eu também más… os custos de compra e manutenção dos helis europeus são exorbitantes, o mais pratico seria adquirir os Mi-28 com a motorização padronizada com os sabres e colocar uma fabrica de componentes a manutenção no brasil, más… nosso exercito é um pouco xenófobo com equipamentos russos, dizem que solta pecinhas más… que trabalho excelente estão fazendo na siria voando baixinho e nenhum foi abatido!!! enfim… falta um pouco de pragmatismo e começar a avaliar verdadeiramente um equipamento.

      um abraço.

      Responder
      • Gabriel says:
        6 anos atrás

        O dia que vcs souberem como funciona uma fabrica russa , vcs não vão querer comprar nem geladeira deles!

        Responder
        • Mauricio says:
          6 anos atrás

          E como funciona? Poderia nos explicar aqui?

          Responder
        • Lucas Iglesias says:
          6 anos atrás

          Ah, sempre aparece alguém com essas historinhas…

          Responder
        • Gabriel says:
          6 anos atrás

          Temos fotos e observações sobre as linhas de montagem e fabricação na Rússia…inclusive existem estudos sobre o modelo administrativo e produtivo russo.( eu não posso postar fotos mas vou descrever)
          Resumindo: o sistema produtivo russo é muito manual , a instrumentação nos galpões é meio rudimentar quando comparada
          ao modelo ocidental , o acondicionamento dos componentes que vão para a linha de montagem é digamos um pouco mais “rustico” e digamos que isso pode levar algumas surpresas para o usuário.
          A tecnologia russa em si é muito boa ! mas a cadeia de produção
          lembra muito as fabricas da segunda guerra….o processo precisa ser melhorado!

          Responder
          • Topol says:
            6 anos atrás

            Isso que o colega posta tem um nome:

            ESTEREÓTIPO

            É aquela idéia que vem automaticamente a mente das pessoas quando toca em determinado assunto… a mesma coisa está implantada nos europeus, chineses, russos e americanos, etc, sobre o Brasil,

            Se alguém chegar neles e falar:

            O que você lembra do Brasil?

            90% irá responder: amazônia, futebol, criminalidade, favela… o estereótipo é que somos um bando de peladeiros jogando bola no meio do mato armados até os dentes e moramos em favelas.

            É extremamente difícil desconstruí-lo já que a imprensa ocidental levou décadas implantando isso em seu subconciente através de vídeos, filmes que indiretamente te levam a acreditar nisso, ou seja, bom mesmo é comprar uns Kiowa Warrior usados do US Army e artilhá-los para ataque… chega a ser cômico.

            Responder
            • Gabriel says:
              6 anos atrás

              Pior que não é Esteriótipo!
              Eu pessoalmente tenho admiração pela cultura russa, pelo povo e reconheço que o sistema educacional deles é excelente , é um povo muito polido e educado(conheci russos). A Rússia possui cientistas e pensadores renomados de primeiríssima qualidade que produzem bons conhecimentos e tecnologias MAS o chão de fabrica deles é bem defasado, inclusive
              isso está sendo reconhecido por eles próprios e consultores estão e serão contratados pelo governo russo para mudar isso…vai levar um certo tempo!

              Responder
        • Octávio says:
          6 anos atrás

          Antes de falar besteira, veja esse vídeo:

          http://www.youtube.com/watch?v=oKWRCNhpn_4

          Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        6 anos atrás

        Diego,
        O EB já avaliou os helicópteros russos.

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval