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Fábrica da KMW será inaugurada em março de 2016

Luiz Padilha por Luiz Padilha
12/02/2016 - 10:34
em Naval
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leopard2_international

Por Roberto Caiafa

Prevista para acontecer em outubro de 2015, e adiada devido as péssimas condições climáticas que se abateram sobre a região sul do Brasil no final de 2015, a inauguração da fábrica da multinacional alemã de veículos blindados Krauss-Maffei Wegmann (KMW), construída às margens da BR-287 (a três quilômetros do campus da Ulbra), na cidade de Santa Maria, tem uma nova data, nove de março próximo, com a presença do presidente mundial da empresa, o alemão Frank Haun, e de autoridades de Santa Maria e do Exército Brasileiro.

As sofisticadas instalações erguidas servirão a manutenção completa de todos os sistemas que fazem de parte de um carro de combate de rodas ou de esteiras, de blindados de transporte e de veículos pesados/especializados.

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Vista interna do prédio principal da fábrica da KMW em Santa Maria (Imagens: Roberto Caiafa)

Cerca de 240 viaturas blindadas de combate Leopard 1A5 BR, incluindo versões especializadas de treinamento, apoio, resgate/ambulância e lança pontes, serão mantidas por essa unidade industrial da empresa alemã.

Além da manutenção desses blindados, (incluindo os 36 blindados Gepard 1A2 antiaéreos armados com canhões de 35 mm), a KMW segue com planos futuros para fabricar outros tipos de veículos em Santa Maria, que é a sede da multinacional para atender toda a América Latina.

Entre as propostas, um blindado 4×4 sobre rodas para equipar forças de segurança, e o desenvolvimento conjunto com o Exército Brasileiro de uma nova família de carros de combate, destinados a substituírem os Leopard 1A5 BR ao final da próxima década.

KMW_LEOPARD_1A5_BR_CAIAFA-1024x650
A nova fábrica vai realizar a manutenção dos VBC Leopard 1A5BR

A fábrica

As construções prontas englobam uma estação de lavagem e recolhimento de líquidos e efluentes originados dos blindados (recolhimento e tratamento subterrâneos), um anexo hermeticamente selado para a realização de trabalhos de descontaminação de viaturas (uma por vez), e o prédio principal dotado de pé direito imenso, climatização com ar-condicionado e aquecedores, ambos rigidamente controlados para manter em 22º a temperatura interna, duas pontes rolantes de 25 toneladas cada, e estações de trabalho para atender até doze carros (seis + seis), tudo servido por iluminação com amplo uso de luz natural, tornando o ambiente o mais funcional possível.

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A estação de lavagem e recolhimento de líquidos e efluentes e o anexo selado de descontaminação de viaturas blindadas.

O piso, tanto internamente quanto externamente, está preparado para suportar o peso de centenas de toneladas por metro quadrado, o que significa que ali podem ser realizadas tanto atividades previstas de manutenção dos Leopard e Gepard já existentes (e mesmo de modelos de outros fabricantes), como a montagem ou fabricação de outros tipos de veículos blindados.

O terreno já tem reservado o espaço do quarto prédio, previsto para a próxima fase, de expansão das instalações, e para a construção da pista de testes, extensa o suficiente para permitir que os blindados acelerem ao máximo para frear bruscamente na sequência, testando assim suspensão, freios e sistema de giroestabilização da torre, no caso de carros de combate Leopard 1A5.

LFMS-BR_unidade_optronica_CAIAFA
O KMW Life Firing Monitoring Equipment BR (imagem) está integrado ao Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET) usado pelos blindados nos treinamentos.

A KMW, através de parcerias com instituições acadêmicas da região, vem buscando atender outros nichos de mercados como o fornecimento e mantenimento de sofisticados equipamentos de treinamento e seus simuladores.

As modernas instalações se revestem de um caráter inédito, porque é a primeira vez que uma subsidiária tem uma fabrica fora da Alemanha, consolidando assim a posição de Santa Maria como centro operacional e logístico da KMW para o Brasil e a América do Sul.

FONTE: T&D

Tags: Carros de CombateKrauss-Maffei Wegmann (KMW)Leopard 1A5
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Comentários 12

  1. marcelohceh says:
    9 anos atrás

    Na última foto ao fundo é o Osório da Engesa?

    Responder
    • Bolovo says:
      9 anos atrás

      Sim. É um dos protótipos do Osório em posse do CIBld (Centro de Instrução de Blindados) em Santa Maria/RS.

      Responder
  2. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    Vamos ver se esse governo e os futuros deixem eles fazerem algo nessa fabrica no começo tudo é muito bonito inaugurão a fabrica desenvolvem um projeto constrói algumas unidades e depois as linhas são fechados ou ritmo é diminuído por falta de encomendas das forças armada.

    Responder
  3. Celso Reis says:
    9 anos atrás

    Mais uma boa notícia que beneficia o exército, que devagar vai se reequipando, nem sempre com material zero, mas se mantendo operacional. A possibilidade de um novo MBT agora é mais real.

    Responder
  4. Carl says:
    9 anos atrás

    E assim os alemães canhão alguns pontinhos quando o exército for escolher o novo MBT. Os russos também estão interessados em fazer algo parecido, porém para os helicópteros.
    É parece que tem quem aposte no Brasil ainda, apesar dos vira-latas de plantão…

    Responder
  5. Tomcat3.7 says:
    9 anos atrás

    Mesmo q a conta gotas as boas notícias e de promissor futuro vão chegando!!!!

    Responder
  6. Carlos Franca says:
    9 anos atrás

    Finalmente li uma matéria que fala sobre um futuro tanque para o exército!

    Responder
    • I Andre I says:
      9 anos atrás

      Quem sabe não surge daí um novo felino: “jaguard”. Com “D” mesmo, para combinar com os outros.

      Responder
      • Carlos Franca says:
        9 anos atrás

        Nos resta esperar pra ver no que vai dar.

        Responder
  7. Gabriel says:
    9 anos atrás

    Francamente , eu não entendo a razão de terem aberto a fábrica numa região tão vulnerável climaticamente, logisticamente ruim e de graça para uma potência invasora.
    O Ideal seria construir em uma região mais ao Centro do país de forma que pudesse ter acesso a ferrovia norte-sul e futuras hidrovias , além de facilitar a defesa das instalações em caso de guerra.

    Responder
    • Fabricio Tavares says:
      9 anos atrás

      Creio que deve ser pela grande concentração de unidades de blindados na região.

      Responder
  8. Celso Ricardo Saad says:
    9 anos atrás

    Ate q enfim algo digno de nota…….ai esta a possibilidade de um futuro promissor para carros de combate no exercito. Espera-se q isso nao pare so nesta parceria.

    Responder

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