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Home Aviação

Esquadrão Poti (2º/8º GAV) comemora 39 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/07/2012 - 16:46
em Aviação
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A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou nesta sexta-feira (27/07) cerimônia militar alusiva ao 39º aniversário de criação do Esquadrão Poti (2°/8° GAV). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, foram homenageados o piloto mais eficiente do esquadrão, o Capitão-Aviador Andre Luis Vidal Agostini, o Graduado Padrão, Suboficial Luis Antonio Martins, e a Praça Padrão, Soldado de 1ª Classe Rodrigo Rodrigues Cavalcante. No evento, foram entregues ainda os Prêmios de Segurança de Voo ao Tenente-Aviador Carlos Siqueira Besch e o 2° Sargento QSS BMA Laercio Antonio Farias Souza.

Logo após a solenidade, foi realizada a cerimônia de inauguração do hangar, na qual o Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelos Comandantes do I COMAR e Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, da Segunda Força Aérea, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel-Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos , e do 2°/8° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves, realizaram o descerramento da placa.

Histórico do Esquadrão Poti

O Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), Esquadrão Poti, tem suas origens no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), na Base Aérea de Natal. A unidade operava os bimotores Douglas B-26 Invader e foi transferido no início de 1971 para a Base Aérea do Recife. Por meio da Portaria nº R-004/GM3, de 17 de abril de 1973, foi determinada a desativação do 1º/5º GAV e a ativação do Segundo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (2º EMRA), subordinado ao Comando Aerotático, adotando como símbolo a figura do índio Poti.

Inicialmente o 2º EMRA foi equipado com aeronaves North American T-6D/G Texan, Neiva L-42 Regente e helicópteros Bell OH-4 Jet Ranger, estes depois substituídos ao final de 1974 pelos Bell UH-1H Iroquois. Contou também em sua dotação com aeronaves Neiva T-25 Universal e Embraer U-7 Seneca.

A denominação Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) foi adotada a partir da Portaria nº R-239/GM3, de 9 de setembro de 1980. A sua principal missão era formar e treinar pilotos e tripulantes de helicópteros em diversas missões, mantendo o preparo técnico-profissional de suas equipagens, permitindo o cumprimento de missões na Tarefa Operacional de Superioridade Aérea: Interceptação, Ataque, Escolta, PAC (Patrulha Aérea de Combate) e demais missões da Tarefa Operacional de Apoio ao Combate, além de executar as chamadas operações especiais: infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de rapel, pouso de assalto e McGuire), busca e salvamento (SAR) e busca e salvamento em combate (C-SAR) tanto na selva como no mar.

Em meados dos anos 80 o Esquadrão Poti foi equipado com helicópteros Helibrás H-50 Esquilo, montados no Brasil sob licença da Aerospatiale, atual Eurocopter. Essas aeronaves eram armadas com para lançadores de foguetes SBAT 70/7 de 70 mm e metralhadoras MAG calibre 7,62 mm ou FN Herstal calibre 12,7 mm.

No final de 2009, o Esquadrão Poti foi transferido da Base Aérea de Recife para a Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, passando a operar os helicópteros russos de ataque Mil Mi-35M Hind, denominados AH-2 Sabre na FAB. As três primeiras aeronaves chegaram em dezembro de 2009, chegando mais três em outubro do mesmo ano.

Atualmente, com os Sabres, o Esquadrão Poti cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta e apoio aéreo aproximado a partir da Amazônia Ocidental.

Tags: 2°/8° GAVAH-2 SabreBase Aérea de Porto Velho (BAPV).Esquadrão PotiFABForça Aérea BrasileiraMi-24 HindMi-35
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Comentários 6

  1. leonardo says:
    10 anos atrás

    Tenho 17 anos, quero me alistar na bapv como faço?

    Responder
  2. Senger says:
    13 anos atrás

    Quando teremos todos os 12 Sabres operacionais e estacionados na BAPV ? E qual a possibilidade de adquirir mais aeronaves do tipo e seus armamentos ? O Brasil sempre pensou pequeno, sempre foram aquisições mínimas – o que eu não entendo, de fato -, como vocês veem, 12 Sabres apenas … assim como 12 Mirages para o 1° GDA … quantidade não é qualidade, mas quantidade ainda assim intimida.
    Abraços !

    Responder
  3. Juarez says:
    13 anos atrás

    O armamento é para “Inglês ver”….vaõ chegar como disse o Padilha e vão direto para o “saco”, pois mal e porcamente estão conseguindo voar com duas células…….graçs ao nosso orçamento de custeio by Ruanda e ao laborioso processo de logistica russo.
    Grande abraço

    Responder
  4. Celso says:
    13 anos atrás

    Prezado Luiz,
    Por certo q de acordo c Mr fontes, teremos 3 helis agora no 3 trimestre e os outros 3 no primeiro trimestre de 2013…………….mas isso como tudo neste Pais ta bem de acordo c aquelas novelas Mexicanas……..3 anos ou mais pra receber miseros 12 helis da Russia ???
    E este armamento mediocre q esta exposto..????? Por certo q deve ter outras capacidades q nao so estas armas, porem para um heli deste porte e de reconhecidas capacidades o nosso c certeza nao mete medo em ninguem.
    Nao consigo entender tbm, como este heli excelente em apoio terrrestre e combate a tqes e outros veiculos blindados, esta alocado para uma regiao q dizem reconhecidamente nao ser palco ideal para o uso dos mesmos (tqes e blds).

    Sds

    Responder
  5. Celso says:
    13 anos atrás

    pergunta q nao quer calar……..so 6…??? cade os outros 6 ?????

    Sds

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      13 anos atrás

      Vão chegar em breve!

      Responder

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