Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Rio 2016: Aviação do Exército realiza Apronto Operacional

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
12/07/2016 - 15:02
em Aviação
1
0
compartilhamentos
1.3k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Visando os últimos preparativos antes de iniciar seu deslocamento para os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, a Aviação do Exército realizou no dia 07 de julho o Apronto Operacional (APRONAL).

APRONAL_02_Pamo1

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

EspecialO APRONAL foi conduzido pelo General de Exército Francisco Carlos Modesto, Chefe do Departamento Geral do Pessoal, e ex-Comandante de Aviação do Exército. Estavam presentes também o General de Exército Mauro César Lourena Cid, Comandante Militar do Sudeste, o General de Divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, Comandante da 2ª Região Militar, o General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha, Comandante da 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e o General de Brigada Achilles Furlan Neto, Comandante de Aviação do Exército.

Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_40991280DAN         Apronal_CAvEx_01

O objetivo do APRONAL é verificar “in loco” a prontidão da tropa e dos meios que serão empregados, neste caso específico, durante os jogos. Na manhã do dia 07 de julho, 1.012 militares, 17 aeronaves e 27 viaturas permaneceram formados no pátio de aeronaves do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), enquanto os Generais inspecionavam os equipamentos, e aproveitavam para falar com os militares que vão participar da missão, os Comandantes das Organizações Militares apresentavam seus homens e prestavam todas as informações a respeito dos meios.

Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_41601280DAN

Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_41541280DAN         Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_41341280DAN

Em suas palavras, o General Furlan destacou quanto ao orgulho de saber que sua tropa, homens e mulheres que integram a Aviação do Exército, estão prontos para cumprirem com a missão. “Estamos prontos, tanto na parte material como em espírito, para essa missão. São anos de treinamento e dedicação para que tudo ocorra bem e tenho certeza que no fim seremos recompensados com mais uma missão bem sucedida”, completou.

Apronal_CAvEx_04
General de Exército Cid, Comandante Militar do Sudeste

Subordinada ao Comando Geral de Defesa de Área (CGDA), a Aviação do Exército (AvEx) terá como missão proporcionar aeromobilidade e multiplicar as capacidades das forças empregadas sob o responsabilidade do Exército Brasileiro (EB), durante o período compreendido entre 10 de julho e 20 de setembro deste ano.

Além da cidade olímpica, a AvEx também atuará nas cidades onde estão previstas atividades esportivas, como Belo horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Apronal_CAvEx_03
General de Exército Modesto, Chefe do Departamento Geral do Pessoal e e o General de Brigada Furlan, Comandante de Aviação do Exército

Durante o período de atuação, a AvEx vai empregar diretamente no Jogos olímpicos 485 militares e 48 helicópteros dos modelos HA-1 Fennec, HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar.

Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_41671280DAN         Apronal CAvEx Jul 2016 Foto © Rubens Barbosa _MG_41301280DAN

Com larga experiência em grandes eventos, a AvEx já atuou em 2013 na Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude e em 2014 na Rio +20, V Jogos Mundiais Militares e na Copa do Mundo.

Durante os Jogos Olímpicos, a Aviação do exército vai trabalhar de modo integrado as demais tropas do EB, com a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e com as agências envolvidas na segurança do evento.

Apronal_CAvEx_02

Os 48 helicópteros vão desempenhar missões de obtenção da superioridade de informações através de missões de Comando & Controle, observação aérea, escolta de comboios, reconhecimento, transporte de tropas e infiltração e exfiltração de tropas de Operações Especiais por meio de embarque e desembarque operacional, Rapel ou Fast Rope, em períodos diurno e noturno.

O “Olho da Águia”

HA-1 Fennec Olho da Águia

Uma das aeronaves empregadas pelo Exército é o HA-1 Fennec equipado com FLIR (Forward Looking Infra-Red), conhecida na AvEx como “Olho da Águia”, que durante as missões de reconhecimento de área e escolta das delegações e dos chefes de Estado, transmitem imagens em tempo real para o Comando Geral de Defesa de Área (CGDA) e para os Centros de Defesa Setoriais (CDS), como o da Barra da Tijuca (CDS Barra), que estará sob o Comando do General Cunha, Comandante da 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), sediada em Caçapava, que desta maneira terá uma ampla consciência situacional e poderá tomar decisões, organizar e orientar todas as atividades de acordo com a Doutrina Militar Terrestre, no tocante ao Sistema Militar de Comando e Controle, empregando seus meios da forma mais eficaz.

A Aviação do Exército está pronta para desempenhar as suas funções com a máxima eficiência, contribuindo de forma estratégica para o esquema de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos 2016.

Tags: 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)AvExAviação do ExércitoCAvExComando de Aviação do Exército (CAvEx)Exército BrasileiroJogos Olímpicos e Paralimpícos Rio 2016Rio2016Taubaté
Notícia Anterior

Segundo a FAB, não haverá Gripen durante as Olimpíadas

Próxima Notícia

Parceria entre GE Celma e SENAI Rio cria oficina escola de manutenção de motores aeronáuticos

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exercícios Conjuntos

Brasil e Paraguai atuam juntos em exercício na faixa de fronteira

17/05/2025 - 12:38
Missões de Paz

Exército finaliza preparação para Missão de Paz da ONU no Líbano

09/05/2025 - 12:57
Entrevistas

Entrevistamos o CEO do Grupo EDGE para a América latina

30/04/2025 - 11:27
Carregar mais
Próxima Notícia

Parceria entre GE Celma e SENAI Rio cria oficina escola de manutenção de motores aeronáuticos

Comentários 1

  1. Wellington Goes says:
    9 anos atrás

    Grande Piffer!!!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval