Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

16 anos do 1º pouso do A-4 a bordo do NAeL ‘Minas Gerais’ por Aviador Naval brasileiro

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
18/01/2017 - 14:55
em Aviação
8
242
compartilhamentos
2.8k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

AF-1_02

Por Guilherme Wiltgen

No dia 18 de janeiro de 2001, o NAeL Minas Gerais (A 11) se encontrava navegando a aproximadamente 30 milhas de Cabo Frio, quando o sonho da retomada das operações embarcadas com aeronaves de asa-fixa na Marinha do Brasil, tinha um novo capítulo, escrito por jovens Aviadores Navais.

Exatamente as 17:26hs, a aeronave AF-1 N-1014 (Falcão 14) do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), realizou o primeiro pouso a bordo do “Minas” pilotado por um Aviador Naval brasileiro, o então Capitão-Tenente Fernando Souza Vilela, que enganchou o cabo nº 5.

AF-1_01

Na sequência deste mesmo dia, as 18:29hs, o Falcão 18 pilotado pelo CT Marcos Antônio Araújo, enganchou o cabo nº1 e as 18:54hs o Falcão 13, pilotado pelo CT José Vicente Alvarenga Filho,  enganchou o cabo nº2.

Dois destes jovens Tenentes, Marcos Antônio Araújo e Fernando Souza Vilela, posteriormente se tornaram Comandantes do Esquadrão VF-1.

FOTOS: Marinha do Brasil

Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)A-4 Skyhawk IIA-4KU Skyhawk IIAF-1 FalcãoAviação NavalEsquadrão VF-1Marinha do BrasilNAeL Minas Gerais (A-11)VF-1
Notícia Anterior

106 anos do primeiro pouso e decolagem a bordo de uma aeronave de asa-fixa na US Navy

Próxima Notícia

EUA vão enviar 24 helicópteros Apache à Europa

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Esquadrão VF-1 reforça presença nos limites da Amazônia Azul com caças AF-1

16/05/2025 - 17:16
Aviação

24 anos do primeiro pouso de Aviadores Navais brasileiros com o A-4 no NAeL ‘Minas Gerais’

18/01/2025 - 10:35
Aviação

Esquadrão VF-1 realiza lançamento de Chaff e Flare

01/10/2024 - 11:52
Carregar mais
Próxima Notícia

EUA vão enviar 24 helicópteros Apache à Europa

Comentários 8

  1. renan says:
    8 anos atrás

    Zoranngcc
    Quem faz uma lava a jato nos militares?
    Kd os 15 bilhões q a marinha recebeu em dezembro
    1 bilhão e teriamos o SP de volta
    Por alguns milhões os Russos venderia o fumaça para o Brasil
    Ae é só construir mais um que ja comessariamos a ter um porta aviões funcionando
    Pois é provável que dois em manutenção ou reforma e um atuando
    Quem sabe um dia?

    Responder
  2. ZorannGCC says:
    8 anos atrás

    Pouco depois o MG foi aposentado, o SP assumiu e poucos anos depois foi encostado. Já esta perto de uma década que o A-12 nao realiza operações aereas e nem vai a lugar algum.
    .
    A Marinha Brasileira não tem condições de operar um PA. Gastam o orçamento inteiro com salarios e isto nao vai mudar. É ridiculo ficar insistindo em algo inutil na atual conjuntura.
    .
    Nós não nem navios varredores, nao tem escoltas, não tem navio tanque, nao tem sequer OPV, muito menos patrulhas de 500t (que sequer conseguimos construir) e os caras querem manter um PA.
    .
    Olhem o orçamento! A MB gasta mais com agua, luz e telefone no AMRJ, do que com navios. Alias vou mais alem: gasta-se mais com agua luz e telefone no AMRJ, do que a MB sediada no RJ gasta em combustivel.

    Responder
  3. Alex says:
    8 anos atrás

    Boa materia.

    Responder
  4. Celso Reis says:
    8 anos atrás

    Aguardando paciente os recursos para o São Paulo, pois atualmente o Prosub toma toda a atenção da marinha,

    Responder
  5. Patétriota says:
    8 anos atrás

    O São Paulo, já já vira um belo de um restaurante temático no porto. Só fica parado mesmo.

    Responder
  6. Pablo says:
    8 anos atrás

    Sonho de operações embarcadas? quando? me desculpem mas esse sonho virou pesadelo, tenho certeza que nesses últimos 10 anos dá para contar nos dedos as vezes que tivemos aeronaves embarcadas.

    Responder
  7. Eduardo Santos says:
    8 anos atrás

    Um grande feito para marinha que brigou muito para ter o retorno das asas fixas a sua arma!. Infelizmente a falta de recurso faz com que a nossa aviação naval fique estacionada.

    Responder
  8. Ale says:
    8 anos atrás

    O Minas Gerais era coisa de museu mais navegava … agora o São Paulo ta mais parado do que o time com o mesmo nome..

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval